AULAS GRATUITAS DE TEOLOGIA (Aprofunde o seu Conhecimento)

AULAS GRATUITAS DE TEOLOGIA (Aprofunde o seu Conhecimento)

CADASTRE O SEU MELHOR E-MAIL↓↓

As aulas serão enviadas para o seu email

SEITAS E HERESIAS: VOCÊ SABE O QUE SIGNIFICAM E COMO IDENTIFICÁ-LAS?

SEITAS E HERESIAS: VOCÊ SABE O QUE  SIGNIFICAM E COMO IDENTIFICÁ-LAS?

Seitas e heresias são conceitos cuja a compreensão é crucial para nós.

Existem inúmeras religiões no mundo e obviamente nem todas são biblicamente corretas.

Jesus advertiu seus discípulos sobre os falsos profetas que viriam usando Seu nome, os quais ensinariam mentiras para desviar as pessoas da verdade (Mateus 24.24).

O apóstolo Paulo também falou acerca de pessoas de consciência cauterizada, que falam mentiras, e que são inspirados por espíritos enganadores (1 Timóteo 4.1-2).

Por isso nesse estudo sobre seitas e heresias veremos o conceitos destas palavras bem como 7 características pelas quais podemos identificá-las.

SEITAS E HERESIAS: A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO

“Tende cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo”. Colossenses 2.8

Para a maioria das pessoas os termos: seita, heresia, apologética são difíceis.

Talvez por falta de informação e formação teológica, muitos líderes estão ensinando heresias perigosas no seio da igreja cristã.

Termos bíblicos, tais como: conversão, arrependimento, regeneração, justificação, propiciação, etc, estão sendo substituídos.

O que ouvimos frequentemente é: decretar, maldição, reivindicar, tomar posse da bênção etc.

O líder deve tomar o cuidado de estar de acordo com 1 Timóteo 3.2 que diz assim:

“é necessário, pois, que o bispo seja… apto para ensinar”.

Todo cristão só poderá estar apto ao ensino caso esteja disposto a gastar tempo estudando à sério as Escrituras Sagradas, mas muitos não o querem.

Preferem copiar a  “Teologia do Momento”, pois normalmente é muito mais atraente e mais fácil.

Traz satisfação ao ego, massageia a nossa alma narcisista. O evangelho do aplauso é mais vistoso do que o evangelho da cruz e traz mais status.

Todavia não podemos nos esquecer das Palavras do apóstolo Paulo:

“Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos, não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas. Tu , porém, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério”.

2Timóteo 4.3-5

QUAL O SIGNIFICADO DESTAS PALAVRAS?

Afinal de contas, o que significa as palavras seita e heresia?

Ambos os termos derivam da palavra grega “ háiresis” que pode significar:

escolha, partido tomado, corrente de pensamento, divisão, escola etc.

O QUE É HERESIA?

 Heresia é a tradução do termo “háiresis”.

Segundo, Josh McDoweell e Don Stewart, heresia é:

uma perversão, uma distorção do Cristianismo bíblico e/ou a rejeição dos ensinos históricos da Igreja Cristã.

O QUE É SEITA?

A palavra “háiresis” é traduzida para o latim como “secta”. Portanto, vem daí o nosso termo em português, seita.

O Dr. Walter Martin define seita do seguinte modo:

um grupo de indivíduos reunidos em torno de uma interpretação errônea da Bíblia, feita por uma ou mais pessoas.

De acordo com J. K. Van Baalen, seita é:

Qualquer religião tida por heterodoxa ou mesmo espúria

Originalmente, a palavra “háiresis” não tinha sentido depreciativo.

Vamos ver um exemplo bíblico onde este termo não tem  um sentido ruim. Veja Atos 24:5

Temos achado que este homem é uma peste, e promotor de sedições entre todos os judeus, por todo o mundo; e o principal defensor da seita dos nazarenos;

(grifo nosso) ACF

É claro que ao chamar Paulo de “peste” e “promotor de sedições” estão o ofendendo.

Mas quando o chamam de “defensor da seita (háiresis) dos nazarenos”, a palavra não tem sentido pejorativo.

Isso porque os líderes judaicos viam os cristãos apenas como mais um grupo, uma facção dentro do judaísmo, assim como os fariseus, saduceus e zelotes, por exemplo.

 Com o tempo, “háiresis” também assumiu conotação negativa, isso pode ser visto em textos bíblicos como 1 Coríntios 11.19; Gálatas 5.20 e 1 Pedro 1.1-2.

E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós.

(1 Co 11:19 – ACF – Grifo nosso)

Aqui claramente heresia é algo ruim. Paulo diz que os sinceros se manifestarão, pois

eles são distintos daqueles que se entregam às heresias.

Portanto, o termo do qual temos as palavras seita e heresia passou a ter uma conotação ruim e ainda o tem até hoje.

Não pense que seita e heresia possa ter atualmente algum sentido bom, muito pelo contrário.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE SEITA E HERESIA?

Em termos teológicos, podemos dizer que seita é um grupo de pessoas e heresia são as doutrinas antibíblicas defendidas por esse grupo.

Por isso não dizemos que alguma pessoa pertence à uma determinada heresia, nem dizemos que alguém ensinou uma seita.

Mas falamos que alguém pertence à uma determinada seita e que alguém ensinou uma heresia.

Assim sendo, algum cristão imaturo e despreparado pode até vir a ensinar alguma heresia no púlpito, mas isso não quer dizer que ele pertença a uma seita.

Nossos púlpitos carecem urgentemente de pregadores que conheçam com profundidade as doutrinas bíblicas.

O QUE REALMENTE SIGNIFICA DOUTRINA?

Já vi muitos cristãos confundirem “doutrina” com “usos e costumes”.

Alguns dizem: “a minha igreja tem doutrina, lá não se usa brinco, bermuda, etc…”

Contudo, a palavra doutrina vem do latim “doctrina”, que significa ensino.

Doutrina para nós cristãos são os ensinos claros da Escritura, não os novos ensinos ou aqueles que provém de interpretações pessoais, distorcidas e tendenciosas.

As doutrinas da bíblia são aquelas verdades que foram ensinadas por Jesus e posteriormente por seus apóstolos e evangelistas.

São as antigas verdades e não as novas. É aquilo que depois dos Apóstolos, os pais da igreja, os grandes mestres, os que amavam a verdade reproduziram ao invés de modificar e criar.

Observe que Atos 2:42 diz:

“E perseveravam na doutrina dos Apóstolos…” (grifo nosso)

Uma antiga heresia que surgiu dentro do cristianismo, ainda na época do apóstolo João foi ensinada por um homem chamado Cerinto.

Ele era gnóstico, pois afirmava que tinha um ensinamento secreto, uma revelação que só ele teria, que não foi dada para os demais cristãos.

Este homem atacava a verdadeira Doutrina de Cristo (que chamamos na teologia de Cristologia), distorcia o fato de que Jesus veio em carne.

Sendo assim, o apóstolo João, escreve sua primeira epístola na qual desfaz os ensinos nocivos do herege Cerinto.

Veja por exemplo, o João diz em 1 João 4:3

E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já agora está no mundo.

1 Jo 4:3 (ACF)

João lutou para que a verdade prevalecesse, pregando a sã doutrina e rechaçando a terrível heresia manifesta nos perniciosos ensinos de sua época.

Poderíamos dizer que o apóstolo foi neste momento um verdadeiro apologeta da verdade. Mas o que é isso??

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM APOLOGIA?

Quando estudamos seitas e heresias, além de entendermos estes dois termos, existem outros dois que também são conceitos chave:

Doutrina – que já vimos acima – e apologia que vamos considerar a partir de agora.

 Apologia basicamente significa defesa. Algumas pessoas fazem apologia às drogas, outros crime, etc…

Em nossos dias, especialmente na mídia, apologia parece apenas fazer defesa de algo ruim, não é mesmo?

Pois é, mas dentro da teologia cristã, tem uma matéria chamada “heresiologia”, na qual estudamos as seitas e heresias.

Para nós, fazer apologia significa fazer uma defesa da fé cristã ortodoxa, ou seja, a fé correta, bíblica, conservadora.

Apologia para nós e a defesa da igreja contra as seitas e heresias, pois estas distorcem a Escritura. Elas propagam aquilo que Paulo chamou de doutrinas de demônios (1 Tm 4:1)

A apologia cristã luta contra os ensinos sectários daqueles homens que são inimigos da cruz de Cristo, cujo o fim é a perdição, cujo Deus é o ventre (Fp. 3:18-19)

Lutar contra doutrinas promovidas por seitas e suas heresias é defender a fé que “de uma vez por todas foi entregue aos santos”. (Jd 3).

O trabalho do apologista é difícil e, muitas vezes, incompreendido até mesmo dentro de sua denominação.

A palavra “apologia” aparece no texto grego do Novo Testamento [ACESSE AQUI] quando o apóstolo Pedro diz que os cristão devem:

“…estar sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós”

1Pe 3.15

Neste texto bíblico a palavra traduzida para o português como “responder”, é o termo “apologia” em grego.

Ou seja, Pedro nos diz que devemos estar preparados para fazer uma defesa segura de nossa fé. Como alguém que está sendo acusado em um júri.

Será que todos nós, líderes, ovelhas e pastores, temos esta condição de sermos apologistas da fé cristã?

Ou estamos descendo de ladeira abaixo rumo às falácias de homens incautos e arrogantes, que “não sabem o que dizem sem as coisas sobre as quais fazem ousadas asseverações?”

Pois são pessoas que “resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé”. 2Tm 3.8b.

Temos lutado pela verdade ou temos cedido, ainda que inconscientemente à popularização de determinados pensamentos tanto de seitas e heresias antigas como dos modismo atuais?

COMO IDENTIFICAR UMA SEITA?

Existem algumas características pelas quais podemos identificar uma seita e as heresias que ela propaga.

Afinal de contas, o ensino errado resulta em práticas erradas, como ocorre no sectarismo.

  • EXCLUSIVISMO ECLESIÁSTICO

Uma seita se declara a única e “verdadeira igreja”, excluindo todas as demais denominações.

Para as seitas nenhuma outra denominação é parte da igreja autêntica de Cristo.

Todas as outras igrejas são consideradas desonestas, enganosas e ilusórias.

Em função disto as seitas insistem para que os convertidos deixem suas igrejas e se unam a eles.

  • HERESIAS EM RELAÇÃO À TRINDADE

A maioria das seitas distorcem o conceito bíblico e histórico sobre a doutrina da Trindade.

O ensino clássico do cristianismo de que Deus subsiste em três pessoas é frequentemente modificado de alguma forma.

A maioria das seitas não considera Jesus como sendo igual ao pai e ao Espírito Santo. Elas rejeitam o Credo Apostólico.

  • CRISTO RELEGADO A UM PAPEL SECUNDÁRIO

Uma seita tem um “Jesus mais alguma outra coisa” como o fundamento de sua teologia.

Seja com o guardar do Sábado, com regras de vestimenta, ou com algum rito especial, uma seita deixa o “Cristo somente” e cai num ensino herético.

  • CONFIANÇA EXAGERADA NO LÍDER

Uma seita frequentemente coloca fé e confiança exagerada em seu líder.

Geralmente seu líder ganha um título muito dignificante, recebe um status de semi-deus pelos devotos.

Isto resulta na crença de que tudo o que ele ou ela diz, ou faz, deve ser infalível.

  • A AUTORIDADE DA ESCRITURA É MINADA

As seitas frequentemente vão dizer que consideram a Bíblia como autoritativa, mas há um grande porém…

Junto à Bíblia, elas dão autoridade igual ou maior a outros escritos ou a revelações de outras pessoas.

  • A INSUFICIÊNCIA GRAÇA NA SALVAÇÃO

Para uma seita a salvação não dependente da graça somente.

Elas rejeitam o fundamento do Evangelho Cristão — que Cristo pagou o preço total do pecado do Seu povo.

Não há nada que podemos fazer para comprar a nossa salvação. Cristo foi quem pagou o preço necessário e não nós.

Recebemos a salvação pelo favor imerecido de Deus e não por nossas obras ou méritos.

  • APELO FINANCEIRO EXCESSIVO

Uma seita frequentemente reivindica as posses financeiras de um membro para o seu grupo.

Alguns líderes de seita demandam que todas as posses sejam transferidas para o nome do líder ou do grupo.

Entregar dinheiro, casas e propriedades é considerado como obediência aos mandamentos de Deus e exercício de uma fé verdadeira.

  • MANIPULAÇÃO MENTAL

Os membros são constantemente manipulados mentalmente para fazerem tudo quanto os líderes desejam.

A manipulação mental se dá por meio da imposição do medo às pessoas, ou uma culpa terrível ou ainda a ganância pela qual muitos são atraídos.

  • CONTROLE DE DECISÕES PESSOAIS DE SEUS MEMBROS

As seitas tomam todas as decisões mais importantes da vida pessoal e profissional por seus membros.

Os líderes acabam tomando as decisões importantes da vida particular das pessoas.

Arranjam casamentos, determinam o emprego, a faculdade, o tipo de roupa a se vestir e tudo o que diz respeito a particularidade de cada um.

LIVRO PDF: SEITAS E HERESIAS

Abaixo você pode adquirir o Ebook sobre Seitas, Religiões e Heresias e vai ganhar mais um: Ebook Introdução à Teologia.

Neste Ebook você encontrará entre outros assuntos:

  • Seitas antigas,
  • Heresias em relação Cristo,
  • Erros Acerca da Bíblia,
  • Erros Acerca do Pecado, Redenção e Retribuição,
  • Erros do Espiritismo Moderno
  • Como Identificar Uma Seita.

Páginas: 68

BÔNUS:

1. Ebook Introdução à Teologia (42 páginas)

2. Curso de Introdução à Teologia com Helbert Souza

3. Participação do lista vip no WhatsApp para receber gratuitamente conteúdo bíblico e teológico.

COMO VOU RECEBER MEU LIVRO?

Estes produtos EBOOK INTRODUÇÃO À TEOLOGIA + EBOOK SEITAS E HERESIAS será entregue de forma 100% online.

Esse conteúdo será acessado ou baixado através de um computador, celular, tablet ou outro dispositivo digital.

Você receberá um link por email com todos os dados para acesso.

TENHO ALGUMA GARANTIA?

Sim, este dois livros tem ajudado a centenas de pessoas e tenho certeza que vai ser de grande valia na sua vida também.

Por isso, você tem 7 dias de garantia, se não gostar dos livros você recebe seu dinheiro de volta dentro deste prazo.

Mas além do conteúdo dos livros, você ainda receberá um bônus incrível que é meu Curso de Introdução a Teologia. Tenho certeza que você irá ficar muito satisfeito.

MAIS DÚVIDAS??

Fale diretamente comigo no WhatsApp (32) 9.9109-2006

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. […] 1 Timóteo 4.1-2 – O Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns se desviarão da fé e darão ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios, sob a influência da hipocrisia de homens mentirosos, que têm a consciência insensível.   A admoestação do Apóstolo Paulo ainda é pertinente para nossos dias. É de considerável urgência uma reflexão séria e bíblica sobre o sectarismo religioso. → Existe também mais um artigo mais no site sobre Seitas e Heresias [ACESSE AQUI] […]