AULAS GRATUITAS DE TEOLOGIA (Aprofunde o seu Conhecimento)

AULAS GRATUITAS DE TEOLOGIA (Aprofunde o seu Conhecimento)

CADASTRE O SEU MELHOR E-MAIL↓↓

As aulas serão enviadas para o seu email

PREGAÇÃO PARA JOVENS – MENSAGENS E ESTUDOS

A pregação para jovens pode parecer desafiante, mas é preciso saber uma coisa…

Toda mensagem bem sucedida precisa focar em um único objetivo: transmitir de forma fiel o ensino bíblico.

PREGAÇÕES CURTAS E IMPACTANTES PARA JOVENS

Por isso, aqui está uma série de pregações e estudos, que vão subsidiar você na preparação de pregações curtas e fáceis ou até mais completas e profundas.

Assim você pode pregar e ensinar a Palavra de Deus para os jovens de sua igreja e células ou mesmo em congressos de mocidade.

→ Pregação: Jovens Cristãos e o Evangelho (vídeo)

O pastor Paulo Junior da Igreja Aliança do Calvário é conhecido por ser bastante incisivo em suas mensagens.

Ele aponta de forma muito direta tudo o que entende ser pecado, segundo a bíblia.

Abaixo está um vídeo curto (9 min.), sendo porém uma pregação forte e de grande impacto aos que a ouvem

→ Pregação: Jovens Fortes – 1 João 2:14 (Texto)

O pastor presbiteriano Hernandes Dias Lopes é considerado atualmente um dos maiores pregadores do Brasil, destaca-se por pregar de forma expositiva.

A pregação expositiva é a forma mais fiel de pregar a bíblia, aqui no Matérias de Teologia, tem vários esboços de pregações expositivas [Acesse].

Em seu Facebook, o Rev. Hernandes postou uma mensagem pastoral para jovens fortes em meio aos desafios dos dias atuais. Veja:

Uma Mocidade Forte – 1 João 2:14

A juventude é uma fase empolgante da vida. Ela é cheia de vigor, marcada por sonhos altaneiros, bafejada por um sublime idealismo.

Ser jovem cristão neste mundo, entretanto, é um grande desafio, pois a juventude, de forma geral, está sem referencial, confusa, sem valores absolutos e sem alvos definidos.

Nossa sociedade está vendo seus jovens se capitulando debaixo das botas dos vícios mais degradantes.

Está vendo seus jovens desfibrando-se moralmente, mergulhados num hedonismo selvagem, entregando-se no altar aviltante da promiscuidade mais escandalosa.

Assistimos, estarrecidos, uma geração jovem copiando os piores modelos, seguindo os paradigmas mais extravagantes, rebelando-se contra todos os valores absolutos de Deus, exarados em Sua Palavra.

A responsabilidade do jovem cristão

O jovem cristão, neste sociedade caotizada pelo pecado, tem uma grande responsabilidade.

Conforme disse Paulo a Timóteo, temos que ser modelos na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza.

Temos que guardar puro o nosso caminho pela observância cuidadosa da Palavra de Deus.

Como disse o apóstolo João, temos que ser fortes, temos que reter a Palavra em nosso coração, temos que vencer o maligno.

Como jovens, temos que ser uma geração santa, fiel, que conheça a Deus na intimidade.

Temos que ter mais do que nome de cristãos, carecemos sê-lo genuinamente.

Precisamos impactar nosso meio não apenas com palavras de poder, mas com atos irrefutáveis.

Necessitamos “ser”, antes de “dizer”. Viver, antes de mostrar. Temos que falar a Deus antes de falar aos homens.

Precisamos reter a Palavra, antes de ensiná-la. Temos que adornar a doutrina que professamos com uma vida irrepreensível.

Levando Deus a sério

Conclamo, portanto, a juventude da nossa igreja a levar Deus a sério. Deus está buscando alguém cujo coração seja totalmente dele.

Queremos ver uma mocidade comprometida com Deus, santa, pura, digna da sua elevada vocação.

Desejamos ver jovens que se empolguem com os projetos do Reino de Deus e não com as coisas deste mundo posto no maligno.

Esperamos ver o levantamento de uma geração jovem que conheça a intimidade do altar, que tenha uma vida abundante de oração, que se deleite no louvor ao Deus vivo, que testemunhe com ousadia e desassombro o Evangelho da cruz.

Estamos orando para que os jovens da nossa igreja, levantem-se na força do Espírito Santo, como uma mocidade compacta, unida, coesa, vigorosa, determinada a realizar grandes projetos no Reino de Deus.

Podemos sonhar grande

Podemos sonhar grande. Pensar alto. Podemos alçar vôos altaneiros. O Evangelho que abraçamos é o poder de Deus para a salvação de todo o que crê.

O Espírito que recebemos é Espírito de poder. O Reino que está dentro de nós, não consiste de palavras, mas de poder.

Não precisamos viver como fracos. Somos mais do que vencedores. Temos que ser jovens mais arrojados, mais fiéis, mais determinados em andar com Deus, em viver para Deus e em realizar grandes coisas para a glória de Deus.

Avante mocidade, em nome de Jesus!

PREGAÇÕES PARA JOVENS 2020

Abaixo o vídeo da mensagem ministrada pelo Pr. Hernandes no aniversário da mocidade da Igreja Presbiteriana, 17 de Maio de 2020.

Uma pregação curta (30 min) e expositiva, na qual o pastor fala sobre Marcos 14, a mulher que quebrou o vaso de alabastro com nardo puro diante de Jesus.

→ Pregação: Lições para os Jovens (vídeo)

A janela proporciona muitas distrações e a bíblia fala sobre um caso interessante acerca de um jovem assentado na janela.

Paulo pregava e o jovem chamado Êutico dormiu durante a pregação, caiu e morreu, mas Paulo foi usado por Deus para ressuscitá-lo.

Esse relato esta em Atos 20:7-12 e em seguida você pode conferir uma pregação curta (22 min.) mas muito aplicativa sobre este texto:

→ Pregação: Jovens na Janela (vídeo)

Os jovens cristãos sofrem muitas pressões, na escola, no círculo de amizades, etc.

Isso se mostra pelas decisões que precisa tomar, o apelo para o sexo fora do casamento, drogas e demais experiências que Deus reprova em sua Palavra.

Assista a este curto e tão edificante vídeo abaixo, disponibilizado no Youtube pelo programa Conexão com Deus

→ Os Jovens e as Lutas da Vida (vídeo)

A igreja precisa preparar os jovens para entrarem na faculdade. Muitos jovens cristãos se desviam quando chegam lá.

Nossa fé não é irracional, nossa juventude precisa ter respostas bíblicas e teológicas para as questões com as quais ele é desafiado.

O protestantismo gerou as mentes mais brilhantes, em diversos campos do saber.

→ Conferência: O Jovem Cristão e a Faculdade (Vídeo)

Veja abaixo a Conferência para Jovens 2020

JOVENS NA BÍBLIA QUE FIZERAM A DIFERENÇA

Existem muitos jovens na bíblia que não se curvaram aos apelos mundanos de sua geração.

Eram fortemente comprometidos com Deus, o qual os sustentava para que seu permanecessem em santidade e firmes em sua fé.

Vejamos 4 destes jovens fiéis ao Senhor: José, Samuel, Davi e João Marcos

→ Quem foi o Jovem José na Bíblia?

Use estas informações para esboçar a sua pregação para jovens baseada na vida de José.

O livro de Gênesis gasta quase 30% dos seus capítulos falando da história de José, filho de Jacó.


A vida de José não foi como a vida de um garoto normal.

Isso porque ele foi vendido como escravo para o Egito e tinha apenas 17 e naquele país ele passou os 13 anos seguintes como escravo e aprisionado.

Isso não impediu que José fizesse a diferença onde estava. Ele sofreu grandes coisas em sua vida, não deixando jamais de ser fiel ao Senhor.

Mas aos 30 de idade Deus o honrou e ele se tornou governador da maior civilização daquela época.

Onde está na bíblia os os principais acontecimentos na vida de José?

  1. Seus pais – Gn 29:31; 30:1, 22-24
  2. Suas primeiras relações familiares, suas revelações e sonhos – Gn 37:1- 22
  3. Vendido como escravo – Gn 37:23-36
  4. Escravatura e prisão – Gn 39 e 40
  5. Libertado e exaltado – Gn 41
  6. Perdão semelhante ao de Cristo – Gn 42 a 50
  7. Os seus ossos levados para Canaã quatrocentos anos mais tarde – Gn 50:24-26; Êx 13:19

→ Quem foi o Jovem Samuel na Bíblia?

Quer pregar para os jovens sobre a vida de Samuel? Então vão algumas informações preciosas

Mais de 2 anos antes do nascimento de Cristo, um jovem cresceu como auxiliar de idoso sacerdote, no Tabernáculo de Israel.


Embora a vida no Tabernáculo fosse tão corrupta quanto em todo o resto da nação, aquele jovem, Samuel, aprendeu a conhecer a voz de Deus na sua mocidade, e andou irrepreensivelmente em toda a sua vida, a ponto de chegar a ser um pioneiro espiritual.


Ele fundou a linhagem de profetas que iriam tornar-se a única voz verdadeira de Deus para a nação, na perspectiva dos séculos futuros.


A corrupção moral que ele testemunhou até na casa de Deus, jamais maculou a sua vida.


A maior parte da vida ele serviu tanto como sacerdote quanto juiz. Foi o último dos grandes juízes de Israel.

Onde está na bíblia os os principais acontecimentos na vida de Samuel?

  1. Ele nasceu em resposta à oração – I Sm 1
  2. Ele cresceu no Tabernáculo, e foi chamado por Deus ainda menino – I Sm 2 e 3.
  3. Através de suas orações, os filisteus foram derrotados – I Sm 4 a 7
  4. Ele ungiu o primeiro rei – Saul – I Sm 8 a 10
  5. Ele pronunciou julgamento sobre Saul. I Sm 15
  6. Ele ungiu a Davi como o segundo rei de Israel – I Sm 16
  7. A poderosa escola de profetas de Samuel – I Sm 19:18-24
  8. A morte de Samuel – I Sm 25:1

→ Quem foi o jovem Davi na Bíblia?

Uma pregação para jovens sobre Davi, não pode deixar de se pautar em alguns conhecimentos essenciais, que separei abaixo para você.

Aproximadamente 3 mil anos atrás, um moço tornou-se rei de seu povo, com a idade de trinta e três anos.


Ele já havia enfrentado grandes perigos e adversidades, tendo lutado com leões e ursos quando era pastor de ovelhas.

E tendo derrotado um gigante filisteu que tinha 2,70 metros de altura, depois do que viveu vários anos como fugitivo e marginal por causa da inveja do seu rei.


Esse rapaz, Davi, ainda bem jovem já era compositor, músico, guerreiro e estrategista militar.


Mais tarde, ele iria governar as doze tribos de Israel durante quarenta anos, e expandir o seu reino do Rio Eufrates até às fronteiras do Egito.


Reconhecido como o maior rei da história de Israel, ele também é chamado “o doce cantor de Israel”, e nas Escrituras, é chamado profeta de Deus.

Acima de todas estas cousas, ele era um homem profundamente espiritual, chamado por Deus, e homem segundo o Seu coração.


Ele era intensamente humano, e exibia a ampla gama de expressões morais de que o coração humano é capaz. Ele alcançou as alturas e chegou às profundidades.


Davi significa “amado”; era homem belo, embora de pequena estatura; forte, corajoso e prudente no falar.

Onde está na bíblia os os principais acontecimentos na vida de Davi

  1. O jovem Davi foi ungido Rei – I Sm 16.
  2. O jovem Davi matou Golias – I Sm 17
  3. A inveja de Saul e o amor de Jônatas – I Sm 18 a 20
  4. Foi fugitivo até a morte de Saul – I Samuel 21 a 31
  5. Davi foi feito Rei – II Sm 1 a 7
  6. Edificou e expandiu o reino – II Sm 8-10
  7. Davi e Bate–Seba – II Sm 11 e 12
  8. Os problemas de Davi – II Sm 13 a 21
  9. Os últimos cânticos de Davi – II Sm 22 e 23
  10. Instruções finais e morte de Davi – I Rs 1:1; 2:10-12

→ Quem foi o jovem João Marcos na Bíblia?

Quer pregar para os jovens sobre um personagem bíblico que provavelmente você nunca viu ninguém pregar antes?

Então, a sugestão é João Marcos.

João Marcos foi um jovem do Novo Testamento que fracassou miseravelmente na sua primeira oportunidade de servir a Cristo.

Porém, mais tarde, recuperou-se tornando-se um maravilhoso ministro da igreja primitiva, e autor do Evangelho de Marcos.

João Marcos era um cristão da segunda geração. A sua mãe era convertida.

Muitas vezes, contudo, as crianças podem ser criadas em um lar cristão e frequentar a igreja, mas não ter, pessoalmente, uma experiência real.

O primo de João Marcos, Barnabé, era um apóstolo; todavia, João Marcos desertou a companhia apostólica de Paulo e Barnabé, quando as circunstâncias eram adversas.

Mais tarde, João Marcos tornou-se o ministro do qual Paulo escreveu: “me é útil para o ministério”.

Sem dúvida, nenhuma derrota precisa ser final ou irrevogável.

Onde está na bíblia os os principais acontecimentos na vida de João Marcos?

  1. Sua família – At 12:12 – filho de Maria, cuja casa era ponto de reunião dos primeiros discípulos. (At 12:1-17). O Apóstolo Barnabé era seu primo (Cl 4:10).
  2. Talvez ele fosse convertido com a pregação de Pedro – I Pe 5:13. Este versículo mostra que ele era cooperador de Pedro.
  3. Na primeira viagem missionária com Paulo e Barnabé, João Marcos desertou e, então, voltou para casa – At 13:1-3.
  4. Paulo e Barnabé separaram-se na discussão a respeito do fracasso de João Marcos, na primeira viagem, e, assim, Barnabé tomou a João Marcos consigo, para ministrar em Chipre – At 15:36-51.
  5. João Marcos saiu-se bem, e doze anos mais tarde estava cooperando com Paulo em Roma, de tal forma que foi bem recomendado por este – Cl 4:10.
  6. Mais 5 anos se passaram, e Paulo, esperando o martírio, pedia que João Marcos voltasse para Roma, a fim de ajudá-lo a ministrar; “pois me é útil para o ministério” – 2 Tm 4:11.

ESBOÇOS DE PREGAÇÕES PARA JOVENS

Vou deixar abaixo os esboços de duas pregações excelentes para jovens.

São mensagens expositivas e com muito conteúdo, por isso vou disponibilizar uma versão resumida e a outra completa, desse modo, você pode acessar a que preferir.

→ Um jovem com coragem para ser diferente

  • Esboço Resumido da Pregação

Essa pregação é para o jovem compreender a importância da santidade e da fidelidade a Deus.

I. DANIEL, UM JOVEM FIEL A DEUS APESAR DE UM PASSADO DE DOR

1. No meio de uma geração que se corrompia, Daniel possuía valores absolutos

2. No meio de tragédias terríveis, Daniel não deixa o seu coração se azedar

3. No meio de uma cultura sem Deus e sem absolutos morais, Daniel não se corrompe

II. DANIEL, UM JOVEM FIEL A DEUS APESAR DE UM PRESENTE DE OPORTUNIDADES E GRANDES RISCOS

1. Escolhido para estudar na Universidade da Babilônia


2. Promessa de emprego garantido e sucesso profissional


3. Cuidado, a amizade do mundo é inimizade contra Deus – O perigo da aculturação

4. A determinação de não se contaminar


III. DANIEL, UM JOVEM FIEL APESAR DE UM FUTURO DE GLÓRIA

1. Ele ganhou a confiança do chefe dos eunucos


2. Ele foi aprovado com grande honra


3. Ele passou a servir diante do rei.

4. Ele foi maior do que a própria Babilônia

CONCLUSÃO

  • Daniel foi um jovem fiel e incotaminado apesar da sua aparência, das suas oportunidades, dos seus dotes, dos seus riscos e da sua glória.
  • Você é um jovem fiel a Deus na adversidade e na prosperidade?
  • Tem se guardado incontaminado do mundo?
  • Você tem sido um influenciador?
  • Faz diferença no meio em que você vive?
  • As pessoas são atraídas a conhecer a Deus através do seu testemunho?

Pregação: Pastor Hernandes Dias Lopes

Esboço Completo da Pregação para Jovens baseada em Daniel [Acessar versão completa]

→ Lembra do teu Criador na tua mocidade

  • Esboço Resumido da Pregação

Essa pregação é para o jovem cristão perceber que este é o melhor momento da sua vida para ele se separar para Deus

“Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento.” Ec. 12.1

Uma mensagem para os Jovens Cristãos

Jovens, quero trazer uma mensagem voltada para os jovens cristãos, pois sabemos que os jovens são a grande força e o futuro da Igreja, como também o futuro das demais áreas a serem ocupadas na sociedade.

O que Salomão está nos ensinando, de fato, através dessa passagem?

Ele diz: “lembra do teu Criador nos dias da tua mocidade…”

Ou seja, o período da nossa vida onde temos maior disposição, energia, vigor, no qual estamos no auge da condição física, é o tempo da juventude.

Namoro precoce…

Nesta pregação, gostaria que você refletisse sobre quantos cristãos estão gastando sua vida e depositando todos os seus sentimentos em um relacionamento.

E na maioria dos casos está fora da direção de Deus, da aprovação dos pais e fora do tempo certo, tornando esses jovens dependentes desse relacionamento.

Veja o que a Bíblia diz em Gn. 2.24: “Portanto deixará o homem seu pai e sua mãe, e apegar-se-à à sua mulher…”

Preste atenção no padrão bíblico: não diz deixará o “menino” sua mãe… deixará o “adolescente” sua mãe…

A Palavra diz: “deixará o homem”.

Por certo, significa alguém maduro, capaz de sustentar emocional e financeiramente um relacionamento, uma pessoa preparada para um futuro matrimônio.

As festas gospel…

Querem inventar um tipo de evangelho para cada classe de cristão. Nesse caso um evangelho para jovens.

Já que a maioria desses ministérios não confiam no poder do Espírito Santo e na Sua capacidade de convencer o pecador, nem são capazes de atrair os jovens pela pregação do Evangelho.

Por mais que se diga o contrário, não existe um tipo de Evangelho para cada classe de cristão, o evangelho se estende para todas as pessoas de todas as classes, sexos e idade.

Não temos que reinventar o Evangelho e trazer formas mundanas para atrair pessoas e mantê-las na Igreja, posto que isso não é bíblico e não tem a aprovação de Deus.

Jovens cristãos radicais…

 Jovens radicais como a Bíblia ensina é ser como Estevão, como “o jovem Estevão”.

Só para exemplificar, a Bíblia narra que “Deus fazia prodígios (At. 6.8) pelas suas mãos”.

Antes de mais nada… você já parou para estudar o que significa a palavra “prodígio”?

Os jovens Sadraque, Mesaque e Abede-Nego…

Assim como Daniel, intentaram em seus corações não se contaminarem com os manjares do rei (Dn. 1:8-16).

Note que atitude tremenda: ao mesmo tempo que todo um povo se deleitava com os manjares do rei, os prazeres, os benefícios da carne, a luxuria, o bem estar, a auto-satisfação, esses jovens não – não se contaminaram.

Com toda a certeza, precisamos nos perguntar: o que eles mostraram com isso?

Que eram separados das práticas mundanas, eram santos!

Contudo, a santidade não é uma coisa que se vê hoje em dia no meio da juventude (separação do mundo).

Na atualidade, cada vez mais o jovem cristão é parecido com o mundo, com a sociedade mundana, ou seja, não há diferença com os demais jovens mundanos.

Como resultado, eles se vestem iguais, assistem a mesma coisa na TV, suas palavras são iguais, frequentam “quase” os mesmos lugares, ou seja, vivem se contaminando com as iguarias do rei e por estarem contaminados acabarão se dobrando ou até já se dobraram ao rei – ao deus desse século – prostrando-se diante da sua estátua (Dn. 3).

Todavia, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, quando o edito real foi dado, dizendo “que todos deveriam adorar a estátua e que aquele que não a adorasse seria lançado no forno…”, o que eles fizeram?

Preferiram ser queimados à traírem o seu Deus, à se dobrarem a um sistema ímpio e corrupto.

Então, vendo que eles não se dobravam, o rei manda jogá-los na fornalha, sete vezes mais quente.

O tipo de jovem que a igreja atual precisa

Oh! Meu querido, isso sim é ser radical, que coisa mais linda, que testemunho de fé, de entrega, que convicção ainda na sua juventude.

Esses sim estavam gastando sua vida “nos dias da sua mocidade”, arriscando-a pela causa, pelo verdadeiro REI: O Senhor dos Exércitos!

Como resultado, não se importaram com a fornalha, nem com qualquer outra oposição, sendo lançados lá dentro.

É isso que a Igreja atual precisa, é desse tipo de jovens que a Igreja atual, que a Terra necessita:

jovens ousados, da mesma forma, intrépidos, que amam a Deus sobre todas as coisas, que não temem o rei, nem a fornalha e nunca se contaminarão com os seus manjares!

E o final da passagem você já sabe, em conclusão: Jesus entrou e andou com eles na fornalha.

É isso que estou tentando dizer através desta pregação:

Assim como esses jovens bíblicos e tantos outros, gaste sua juventude, use toda a sua força servindo a Jesus Cristo.

Em resumo, obedeça fielmente sua Palavra, adquira marcas, novas experiências a cada dia, cresça com homens mais velhos, como diz Provérbios 13.20.

Dessa forma, faça visitas com eles em presídios, em hospitais, cultos familiares, siga seus conselhos, aprenda com sua reta conduta.

Jovens que tem um relacionamento com Deus

Desenvolva também um relacionamento pessoal com Deus, tenha um ministério particular com Deus, quero dizer, uma vida devocional intocável.

Cresça na comunhão, na intimidade, seja participante da natureza divina (2Pe. 1.4), pois então você se tornará um grande homem ou uma grande mulher de Deus.

Conclusão

Você que ouviu essa pregação, eu sei que, por certo, por ser jovem você está cheio de sonhos.

Você é jovem e tem muitos planos e projetos futuros… por isso, precisa pensar sobre escolhas que terá que fazer em breve.

Mas saiba: sem dúvida, eles só se concretizarão segundo a vontade de Deus e Deus conhece cada um deles!

Tenho certeza que Ele colocará a própria vontade Dele em você e fará muitas vezes que a sua vontade automaticamente seja a Dele.

Esse de quem estou falando é você meu jovem, está tudo nas suas mãos. Que o Espírito Santo te convença e te leve a uma vida intensa com o Senhor e que você gaste toda ela na sua mocidade.

Pregação: Pastor Paulo Júnior

Esboço completo da pregação para jovens baseada em Eclesiastes 12:1. Baixe em PDF [aqui]

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *