AULAS GRATUITAS DE TEOLOGIA (Aprofunde o seu Conhecimento)

AULAS GRATUITAS DE TEOLOGIA (Aprofunde o seu Conhecimento)

CADASTRE O SEU MELHOR E-MAIL↓↓

As aulas serão enviadas para o seu email

O QUE A BÍBLIA FALA SOBRE TATUAGENS?

Sempre que surge essa pergunta: “O que a Bíblia fala sobre tatuagens?” é motivo de felicidade porque parte de alguém que quer a opinião de Deus.

As tatuagens estão cada vez mais presentes no dia a dia, e foi de: “prática marginalizada” a “prática comum” até mesmo entre idosos!

As tatuagens estão muito disseminadas também entre os cristãos, o que antes seria impensável e inconcebível.

Então surgem os debates. E como surgem, não é mesmo? A ala mais antiga trata como pecado; a ala mais nova, como bom modernismo.

Ao cristão, no entanto, não é permitido liberdade para opinar (em assuntos de fé). Temos um manual que não deixa brechas: a Escritura (e somente ela).

Todavia, seria esse um tema adiáfora, ou seja, um tema sem importância em que cada um pode ter sua própria opinião?

E mais. Existe algo do tipo tatuagem cristã e tatuagem ímpia?

Bom, pretendo te informar ao ponto de que você mesmo se decida quanto a isso, mediante à sua consciência.

O que a Bíblia fala sobre tatuagens objetivamente?

Em suma, a resposta à pergunta inicial é, um quase sonoro: Nada! Não há um único lugar em que Bíblia diretamente mencione tatuagens.

Isso se deve ao fato de que as tatuagens não faziam parte do contexto do Oriente Médio de 4 mil anos atrás.

Mas e Levítico 19:28 não fala sobre tatuagem”? Alguém poderia perguntar.

Em muitos casos, textos da Bíblia podem induzir o leitor iniciante a fazer uma analogia precipitada, mas o correto é entender o texto em seu contexto.

Não é incomum que palavras possuam sentidos diferentes dependendo do contexto. Um exemplo é a palavra “mundo” no NT (Novo Testamento).

Vemos “Deus amou o mundo” em João 3:16, e vemos “Não amem o mundo” em 1Jo 2:15. Você entende como a palavra muda de acordo com o contexto?

Mas esse é um assunto para um outro post!

Vamos então analisar o famoso, e tão mal compreendido, texto de Levítico 19:28, e vejamos o que realmente está sendo exposto, se a bíblia fala sobre tatuagens neste versículo ou não.

Uma análise de Levítico 19:28 e a tatuagem

levítico tatuagem

Pelos mortos não ferireis a vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o SENHOR”. (ARA)

Muitos, ao lerem esse texto, podem concluir que está falando sobre tatuagens. Tatuagens não está inferido em “marca” sobre o corpo?

Sim e não; sim, porque marcar o corpo lembra, de fato, tatuagem; não, porque “marca” [no corpo] é precedido por “pelos mortos”.

Devemos buscar o que Deus disse, e não o que queremos que Ele diga.

O que então esse texto na bíblia diz? Ele fala sobre tatuagem?

Bom, antes de mais nada, devemos lembrar a quem esse texto foi, imediatamente, destinado: aos levitas.

Os levitas eram israelitas escolhidos por Deus para oficiarem no Tabernáculo e, posteriormente, no Templo.

Isso significa que haviam exigências de Deus exclusivas aos levitas, que não eram exigidas ao restante do povo. Assim como aos ministros no NT.

Deus exigia a diferença entre os sacerdotes

qual a origem da tatuagem

Retornando ao texto podemos, então, ver que trata-se de uma diferenciação que Deus exigia de seus sacerdotes em relação aos sacerdotes pagãos.

Os principais sacerdotes concorrentes aos levitas eram os profetas de Baal. Estes eram sacerdotes de Melqart (Baal no AT).¹

Com base no próprio texto de Levítico podemos ver qual era a práxis ritualística dos profetas de Baal: a automutilação.

Essa prática tinha por fim vários objetivos como: apaziguar a ira desse deus, tornar esse deus propício a algum falecido, chamar a atenção desse deus.²

Onde mais podemos apoiar esse argumento? Ora, isso fica bastante ilustrado no episódio de Elias contra os profetas de Baal no Monte Carmelo (1Rs 18).

Com base nesse pequeno estudo você já é capaz de entender o porquê de o texto iniciar com “Pelos mortos…”?

Portanto, esse texto foca em uma prática ritualística pagã relacionada ao culto do falso deus Baal que nada tem a ver com as tatuagens modernas.

Ademais, toda prescrição de levítico tem em mente a discrepância que deve haver entre o povo de Deus e os incrédulos, e isso diz respeito mais ao que está dentro do que ao que está fora de nós (1Sm 16:7).

A Tatuagem e o Cristão

tatuagem versiculo biblico

Isto posto, ao analisar o que a bíblia fala sobre tatuagens, podemos observar que não há nenhuma ordenança explícita na Escritura que a proíba.

Como dito, parece um assunto adiáfora.

O cristão não deve se pautar na Lei, mas o cristão também não pode viver como se Deus nunca tivesse prescrito nada.

A tatuagem pode ser uma maneira de expressar diversos sentimentos e gostos dos mais variados possíveis.

A Glória de Deus deve ser o objetivo final de qualquer ato cristão. Nesse sentido que o apóstolo diz: […] quer comais quer bebais […] façam tudo para a Glória de Deus (1Co 10:31).

Dessa forma, eu entendo que a pergunta que todo cristão deve fazer não é se pode fazer tatuagens, mas por quê fazer uma tatuagem.

Você entende que Deus é glorificado em você fazer uma tatuagem? Se sim, faça; se não, não faça.

Haja vista que o que a bíblia diz sobre fazer tatuagens ou não fazê-las está na área que chamamos cinza, então precisamos observar algo importante:

Esse é um daqueles assuntos que a Bíblia exorta a que cada um examine a si mesmo, e que não haja julgamento (Romanos 14).

Existe tatuagem cristã e tatuagem ímpia?

estudo sobre tatuagem na biblia

Em resposta à pergunta “Existe tatuagem cristã e tatuagem ímpia?” eu diria que sim, mas não tem a ver com o que é feito mas para quê é feito.

Assim, alguém tatuar um salmo não faz disso uma “tatuagem cristã”. E alguém tatuar uma serpente não faz disso uma “tatuagem ímpia”.

Aqui tratamos das intenções e não das imagens, símbolos ou frases. Uma serpente pode ser a do Éden ou pode ser a de bronze. Uma tem a ver com Satanás (Gn 3) e a outra com Cristo (Nm 21; Jo 3).

No caso dos piercings, algo pode nos fazer ter uma opinião um tanto diversa: o fato que os piercings, a priori, não possuem um significado aparente, talvez esteja mais susceptível a ser usado de forma pecaminosa.

Os que intentam colocar um piercing, talvez devessem estar mais atentos quanto às intenções dos que intentam fazer uma tatuagem.

No entanto, não podemos, nesse caso, mesmo nos piercings, cravar como pecaminoso algo que a Bíblia não crava. Estaríamos pecando.

Conclusão

Não precisa nem mesmo um estudo muito aprofundado para evidenciar que tatuagem, como conhecemos hoje, está longe de ser sobre o que a bíblia está falando em Levítico 19:28.

Todavia, isso não é uma brecha para que cristãos se sintam livres para fazerem quantas e quaisquer tatuagens que quiser!

Desde modo, devemos nos pautar pela Glória de Deus e fazer com que cada ato nosso tenha apenas esse objetivo em mente.

Agindo dessa forma, perguntas como “posso beber?”, “posso fazer uma tatuagem?”, “posso fumar?” são facilmente respondidas.

Causa indignação ver falsos mestres exigirem dos cristãos a observância de leis que são próprias do povo judeu. Isso foi amplamente combatido pelos apóstolos (Romanos 6; Gálatas 5:1-10; 1 Co 1:17; entre muitos outros).

Devemos nos policiar para que nossas ações não estejam apoiadas em meras ordenanças, assim como, com hipocrisia, faziam os fariseus.

Nossos atos devem estar biblicamente pautados no amor que temos a Deus Pai, mediante o Deus Filho, no poder do Deus Espírito Santo.

E quanto aos irmãos que ainda entendem que Lv 19:28 se aplica aos cristãos, lembrem-se de que o verso anterior (v.27) proíbe o homem de raspar a barba.

E então, como faremos? Vamos ficar todos barbudos?

Texto: Fagner Macedo

Revisão e Diagramação: Helbert Souza

REFERÊNCIAS

1 – BRUCE, F F. Comentário Bíblico NVI: Antigo e Novo Testamento. 2. Ed. Ed. Vida. 2012.

2 – HENRY, Mattiew. CommentaryonthewholeBible, Genesis toDeutenomy, vol.1. CPAD.

3 – Bíblia de Estudo de Genebra. 2ª Edição. Barueri, SP. SBB. Cultura Cristã, 2009.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *