AULAS GRATUITAS DE TEOLOGIA (Aprofunde o seu Conhecimento)

AULAS GRATUITAS DE TEOLOGIA (Aprofunde o seu Conhecimento)

CADASTRE O SEU MELHOR E-MAIL↓↓

As aulas serão enviadas para o seu email

O que é Calvinismo? Quais são os 5 pontos?

O que é Calvinismo e quais as suas Características

Se você se pergunta: o que é Calvinismo? Então aqui está uma resposta bastante objetiva e direta:

O Calvinismo é uma perspectiva bíblica da Teologia Cristã, com ênfase na soberania de Deus e com raízes na Reforma Protestante.

Assim, o termo “calvinismo” foi cunhado em referência a um dos grandes reformadores, o teólogo francês João Calvino (1509-1564).

→ Calvino criou o Calvinismo?

João Calvino não criou a doutrina calvinista.

O Calvinismo foi produto da influência de diversos escritores e reformadores importantíssimos na época, como por exemplo:

  • Martin Bucer
  • William Farel
  • Teodoro de Beza
  • John Knox,
  • o próprio Calvino e outros.

Os Luteranos que começaram a chamar a estes irmãos protestantes de Calvinistas.

O Calvinismo foi o segundo movimento da Reforma Protestante. O primeiro foi o Luteranismo.

→ Calvinismo e Luteranismo

Calvinismo e Luteranismo são movimentos que surgem a partir do rompimento com a Igreja Católica Apostólica Romana.

A diferenças do luteranismo para o calvinismo são principalmente em torno desses 3 pontos:

  • O uso da lei de Deus na vida dos convertidos
  • O princípio regulador do culto
  • A presença real de Cristo na Ceia

Igrejas Calvinistas no Brasil

Dentre as igrejas calvinistas no Brasil, que também são chamadas de igrejas reformadas, vou listar algumas, as mais conhecidas.

Temos igrejas reformadas históricas e igrejas atuais e independentes, que também declaram abraçar a fé reformada.

Muitas igrejas reformadas têm pastores bastante conhecidos no Youtube e outras redes sociais, vou citá-los também.

João Calvino – breve histórico

doutrina calvinista

João Calvino iniciou sua jornada acadêmica bem cedo, com apenas 14 anos de idade.

Não há muita informação sobre como foi a sua conversão. Sabe-se apenas que se deu em algum momento entre os anos de 1532 e 1533.

Dono de uma das mentes mais brilhantes da História, Calvino escreveu comentários sobre diversos livros da Bíblia.

Dentre suas inúmeras obras escritas está As Institutas da Religião Cristã, que é a mais conhecida, dividida em quatro volumes.

Já debilitado pelo tempo e acometido de vários problemas de saúde, Calvino fez sua última pregação em 6 de fevereiro de 1564.

Ele veio a falecer em 27 de maio do mesmo ano, com 55 anos de idade.

O que ensina o Calvinismo?

O calvinismo enfatiza a soberania de Deus como determinante sobre o destino de cada ser humano.

De acordo com os teólogos, este conceito é chamado de predestinação e aparece na bíblia várias vezes.

Discorre que o homem não possui, em si mesmo, quaisquer condições de optar livremente por sua salvação eterna.

Então, é necessário que Deus primeiro opere no homem e somente depois disso, o homem responde.

Desse modo, a doutrina calvinista é organizada em cinco pontos, geralmente conhecidos como TULIP (tulipa em inglês)

Ou seja, um acróstico que resume o pensamento central da doutrina calvinista.

Confira abaixo cada da um destes cinco pontos em inglês e sua tradução para o português:

  • Total Depravity – Depravação Total
  • Uncondicional Election– Eleição Incondicional
  • Limited Atonement – Expiação Limitada
  • Irresistible Grace – Graça Irresistível
  • Perseverance of the Saints – Perseverança dos Santos

→ O que são os 5 pontos do Calvinismo?

calvinismo 5 pontos

Cada ponto do calvinismo afirma uma verdade bíblica a respeito da história da redenção.

Ou seja, é sobre como a humanidade caiu da comunhão com Deus e como Ele a resgata. 

Vejamos o que versa cada um dos pontos do calvinismo:

Depravação Total

Por ocasião da Queda no Éden, todos os seres humanos tornaram-se espiritualmente mortos.

Desse modo, tiveram suas naturezas totalmente corrompidas (Ef 2.1-3)

Por conta dessa herança maldita, a vontade humana já não é livre, mas ferozmente inclinada ao pecado e por ele escravizada.

Por isso, essa vontade se tornou desesperadamente corrupta.

Assim sendo, essa condição fez o homem incapaz de escolher Deus por seu próprio arbítrio.

Então, restou apenas a Deus fazer algo para atrair a Si a humanidade caída.

Eleição Incondicional

O homem está “morto em delitos e pecados” (Ef 2.1) e nada podendo fazer para responder positivamente a Cristo.

Assim, Deus vai em direção ao homem espiritualmente morto e lhe dá vida, a fim de que este possa corresponder com fé ao chamado divino (Ef 2.5,8)

Dessa maneira, temos a eleição: a escolha de Deus “antes da fundação do mundo” (Ef 1.4) em ressuscitar mortos espirituais para a realidade de seu amor.

Esta eleição é incondicional porque em nenhum momento depende de ação humana. Do começo ao fim é realizada e mantida por Deus apenas (Ef 2.9)

Certamente, a eleição é uma obra de Deus: Ele a começa, mantém e conclui. (Jo 6.39-40; Rm 8.31-39).

Portanto, se dependesse do homem, ninguém se salvaria (Mt 19.23-25)

Expiação Limitada

Por Expiação Limitada entende-se que o número dos salvos é determinado por Deus e se aplica aos que Ele, em Sua soberana e sábia decisão, escolheu.

E esta escolha soberana é desde a eternidade passada.

Os crentes são eleitos de Deus e o sacrifício do “Cordeiro, que foi morto antes da fundação do mundo” (Ap 13.8) alcança eficazmente a cada um destes.

O sacrifício de Cristo poderia alcançar a todos os homens, se Deus assim o quisesse e, até aos anjos caídos, mas Deus é soberano e não decidiu fazer assim.

Fato que é comprovado por nossa experiência, pois nem todos são salvos e o Diabo jamais será perdoado.

Isto não é porque Deus é mal, mas porque o homem se rebelou contra o seu criador e Ele não é obrigado a salvá-lo, o faz por misericórdia e não porque o homem mereça.

Nos evangelhos Cristo afirma que daria sua vida, não por todos, mas “em resgate de muitos” (Mt 20.28; 26.28; Mc 14.24).

Nesse entendimento, nenhuma gota sequer do sangue de Cristo, na cruz do Calvário, foi derramado em vão, mas com o propósito de alcançar os escolhidos de Deus.

E isso inevitavelmente acontecerá!

Graça Irresistível

Por Graça Irresistível entende-se que todo aquele a quem Deus eficazmente chama, jamais resiste ao Seu chamado.

Já que Deus libera poder tal, que o homem não resiste, mas é quebrantado por Sua graça.

Visto que Deus “remove o coração de pedra” e põe no lugar um “coração de carne” (Ez 36.26).

Então, trata-se de uma obra de transformação da natureza, onde Deus concede o Espírito Santo ao seu escolhido.

Assim, o Espírito o capacita e o torna apto a viver conforme o santo querer de Deus.

Já que, em sua antiga natureza, o homem vivia inclinado totalmente ao pecado.

Finalmente, sob a nova natureza, pelo poder irresistível da graça, ele vive inclinado às coisas espirituais (Rm 8.1-10).

Perseverança dos Santos

A Perseverança dos Santos é a doutrina que afirma a segurança daqueles que foram salvos por Cristo.

Ou seja, é impossível que percam a condição de salvos.

Os verdadeiros servos de Cristo têm a vida eterna, pois passaram da morte para a vida. Assim, jamais entrarão em condenação (Jo 5.24).

Assim como a salvação é uma obra estritamente divina, sua manutenção e conclusão também o são.

Certamente, nada nesta vida pode separar de Deus aqueles que são Seus (Rm 8.31-39).

Além disso, Escritura afirma que o poder de Deus nos transmite “todas as coisas que conduzem à vida e à piedade” (2Pe 1.3).

Também lemos que Cristo assegura que dá aos Seus a vida eterna e que eles jamais se perderão (Jo 10.26-29).

Posto que Deus antecipadamente os conheceu, predestinou, chamou, justificou e os glorificará (Rm 8.29-30).

Conclusão

Em resumo, a doutrina calvinista prega e exalta a soberania de Deus, advertindo ao homem desavisado que o mesmo não é o árbitro do próprio destino.

A salvação não é obra humana.

Caso fosse, nenhum ser humano seria salvo, pois sua inclinação ao mal não permitiria.

E mesmo que fosse possível, cada homem salvo teria pelo menos algum mérito por sua própria salvação.

E isso seria um grande problema, pois essa é uma ideia que as Escrituras rejeitam claramente (Ef 2.8).

A doutrina Calvinista é um tipo de perspectiva bíblica que, ao contrário do que muitos pensam, traz conforto aos corações dos servos de Deus.

Isso porque, eles são informados nas Escrituras de que sua salvação não depende deles mesmos, mas que o próprio Senhor a garante.

→ Calvinismo e Arminianismo

Neste artigo falei sobre o Calvinismo e o Luteranismo, mas se você quiser saber também a relação entre Calvinismo e Arminianismo, basta deixar nos comentários.

Se deseja aprender Como Estudar a Bíblia, confira o curso gratuito que gravei ensinando passo a passo:

COMO ESTUDAR A BÍBLIA [mini-curso grátis]

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *