AULAS GRATUITAS DE TEOLOGIA (Aprofunde o seu Conhecimento)

AULAS GRATUITAS DE TEOLOGIA (Aprofunde o seu Conhecimento)

CADASTRE O SEU MELHOR E-MAIL↓↓

As aulas serão enviadas para o seu email

O QUE DIZ A BÍBLIA SOBRE ARREPIOS?

Sentir arrepios, de acordo com a Bíblia, é o mesmo que sentir Deus?

Perguntar o que diz a Bíblia sobre arrepios me leva ao caminho para entender melhor a experiência de sentir a presença de Deus?

No contexto evangélico moderno, sentir arrepios e sentir a presença de Deus, seria, talvez, a mesma coisa.

Mas será que realmente não há diferença? E será que os arrepios que sentimos às vezes são sinônimos da ação de Deus, visitando as nossas vidas?

Se você é cristão, certamente, já ouviu irmãos relatarem sempre sentir a presença, de modo forte e poderoso.

Além disso, costuma-se ter falar de tantas formas diferentes de experiências, que em alguns casos, questionamos se é o mesmo “deus” quem as proporciona.

Crentes espirituais e crentes frios

Já que algumas pessoas são consideradas mais espirituais em função do que sentem no culto, infelizmente, costuma-se dividir os irmãos em duas categorias, os crentes “espirituais” e os crentes frios.

Não temos, contudo, categorias de crentes na bíblia, Paulo, por exemplo, combate na igreja de Corinto a ideia de que existe uma classe de crentes “espirituais” e a outra de crentes “carnais”.

Mas, e quanto aqueles que afirmam ter sentido arrepios nos braços ou ter ouvido uma voz, ou ainda ter visto algo estranho?

Eles não estão mais próximos de Deus do que o restante?

A questão é ampla, por isso, vamos nos ater a uma passagem da Escritura, para tentar responder o máximo de dúvidas, possível.

UMA VISÃO CORRETA DA REVELAÇÃO DE DEUS NA BÍBLIA

presença de deus na biblia

Quando buscamos sentir essas coisas, surge o dilema: como saber se é, de fato, Deus quem está nos proporcionando isso?

E mais, como nos defendemos de sermos enganados por Satanás e seus demônios em falsas experiências?

Por toda a Escritura Sagrada, e é nela onde devemos buscar qualquer resposta, lemos a história de experiências com Deus.

Então, eu também preciso focar nisso, não é? Mas como vou buscar essas experiências para minha vida sem cometer erros?

Pessoas na Bíblia que foram visitadas por Deus

O que fazer para sentir a presença de Deus como grandes homens na Bíblia, que foram visitados de forma especial por Ele?

Afinal, a Bíblia não é o registro das experiências que Deus quis ter com alguns personagens registradas para a posteridade?

Não! Sabe por que? Porque essa visão leva ao erro muito grande e danoso:

Qual seria esse erro? Seria o equívoco de nos focarmos nos personagens ao invés de focarmos no Senhor Jesus.

A Bíblia é o registro dos atos salvíficos de Deus na história que culmina na redenção final em Cristo, ou seja, Deus é o protagonista do início ao fim.

De fato, Adão, Noé, Abraão, Moisés, Samuel, Davi, os profetas, todos têm uma coisa em comum: todos foram visitados extraordinariamente por Deus.

Mas a pergunta a se fazer é a que se segue:

Qual era o propósito de Deus ao manifestar a sua presença?

presença de deus

Todas essas manifestações de Deus tinham um único propósito: preparar o caminho para a vinda do próprio Deus em carne, Jesus Cristo.

Ou seja, em Cristo, Deus estava se manifestando da forma mais clara e espetacular jamais vista, pois Cristo é o próprio Deus entre nós. Aleluia!

Assim, esses fatos bíblicos estão registrados para nosso ensino e não, necessariamente, para nossa repetição, como se fossem uma receita de bolo.

CUIDADO COM A FORMA DE ENTENDER A PALAVRA DE DEUS

Precisamos ter cuidado para não usar o que a bíblia diz para o nosso ensino como se fosse uma varinha de condão, como nos livros de magia e misticismo.

Porque Moisés abriu o Mar Vermelho seria o caso de que todos nós devamos procurar um cajado e correr para o mar mais próximo?

Evidentemente que não, apesar de encontrarmos pessoas seriamente equivocadas que fazem coisas semelhantes.

Isso significa que as experiências bíblicas não são receitas ou fórmulas a serem repetidas, já o ensinos sim, estes devem ser repetidos e praticados por nós.

À medida que fazemos um estudo sério da Escritura, vamos entender que as experiências relatadas na Bíblia cumprem um papel importantíssimo: apontar para Jesus.

Quem sabe um dia nos aprofundemos nos objetivos das passagens mais famosas…

PANORAMA COMPLETO DA BÍBLIA [BAIXE AQUI]

O QUE JESUS ENSINOU SOBRE EXPERIÊNCIAS?

Os seguidores de Cristo tiveram uma experiência com Deus que nenhum personagem anterior teve: Conviver com Deus em carne.

Por um breve período aqueles homens puderam conversar com o Verbo encarnado. Comeram juntos, andaram juntos…

E esses seguidores, inspirados pelo Deus Espírito Santo, registraram a experiência de viver com o Homem-Deus.

Devo buscar a presença Deus através das minhas emoções?

Nosso culto, envolve também nossas emoções, precisamos adorar a Deus de todo o coração e não de modo frio e com má vontade.

No entanto, não devemos pensar que o Espírito Santo está longe ou perto de nós em função do que sentimos.

Do mesmo modo, não devemos dizer que o culto foi bom ou ruim porque sentimos arrepios na cabeça e fomos tocados de modo emocional.

Observe que nenhum dos apóstolos de Jesus deixou escrito algo do tipo: “busque a presença de Deus pelas emoções”

Ou então: “Se quiser saber onde Deus se encontra basta consultar seu coração“. Ou até mesmo: “Siga o que você sente”.

Não! De forma alguma! A instrução, tanto de Cristo quanto dos apóstolos, foi: A Palavra de Deus é guia e mestra dos cristãos, não nossas emoções.

Como encontrar a vontade de Deus para minha vida?

o que a bíblia nos fala sobre os arrepios

Em um estudo da Bíblia sério e comprometido não poderemos afirmar que ela diz para buscarmos sentir a presença de Deus por meio de arrepios.

Todavia, veremos que é vontade de Deus, para nossa nós, uma vida de santificação.

É possível alguém sentir arrepios contínuos, sem que Deus esteja o visitando.

Mas existe algo que, sem dúvida, mostra a presença do Espírito Santo na vida de alguém:

O crescimento em santificação, devido a um amor profundo por Jesus sua Palavra.

Jesus disse que nossa santificação é na Verdade, e que a Palavra é a Verdade (João 17:17).

A Palavra é o único meio pelo qual nos livramos dos mentiras dos falsos mestres, de Satanás e seus demônios, especialmente quando usam nossas emoções para tentar nos enredar.

Para Jesus, a experiência com Deus mais próxima que podemos alcançar está em obedecer seus mandamentos.

Afinal, “quem me ama obedece meus mandamentos” (Jesus, João 14:23).

O ESPÍRITO SANTO E O DIA DE PENTECOSTES

Bastou Cristo “sair” de cena para que um novo problema surgisse.

Ou seja, onde está Deus? Como posso falar com Ele? E como Ele me responde?

Pode-se dizer que a Igreja cristã vem enfrentando esse desafio desde sua origem, afinal, em Atos 2, já encontramos esse dilema.

Aquilo que os discípulos experimentaram por ocasião da descida do Espírito Santo foi uma experiência com Deus iguais as de hoje?

Se sim, todos nós devemos ter a mesma experiência?

Aquele acontecimento não foi algo normativo, o que houve ali houve foi algo extraordinário!

Aquele momento inaugura um novo período da história do povo de Deus, uma vez que a profecia tão esperada foi cumprida (Joel 2:28-32; Atos 2).

Isso significa que aquele momento foi único, irrepetível e inigualável. Portanto, não, aquela experiência não pode ser repetida, conforme nosso agendamento.

O Pentecostes foi obra soberana de Deus, não foi produto de manipulação humana.

Portanto, todas as tentativas humanas de repetição daquele evento extraordinário não obtiveram sucesso.

Deus, em sua soberania, decidiu fazer algo incomparável e que jamais se repetiu da mesma forma:

Ou seja, em um mesmo lugar, pessoas de diversas etnias, línguas e nações, ouviram estrangeiros incautos falarem as maravilhas de Deus em suas próprias línguas.

Além disso, havia algo sobre as suas cabeças, semelhante a uma língua de fogo, a um som forte como de vento.

Isso nunca mais ocorreu na história, pois era o cumprimento de uma profecia e já que ela se cumpriu, não é necessário se cumprir de novo.

Mas, e quanto aos arrepios, o que a Bíblia diz sobre isso? Devemos entender da mesma forma que entendemos os acontecimentos do Pentecostes?

COMO SEI QUE ESTOU SENTIDO A PRESENÇA DE DEUS?

Normalmente as pessoas pensam que para sentir a presença de Deus tem que haver um arrepio forte no braço ou na cabeça.  

E, de fato, a vida cristã é repleta de experiências com Deus. Isso é natural na caminhada da fé.

Precisamos, todavia, saber que as experiências não podem ser o principal meio para conhecermos a Deus e vivermos a sua vontade, mas sim a Palavra de Deus.

Algumas experiências podem ser falhas e até nos enganar, mas a Palavra de Deus é sempre segura e verdadeira.

Em momento algum a Bíblia diz sobre arrepios ou outras sensações subjetivas como meio para nos conduzir à vontade de Deus, mas a Palavra é mencionada amplamente (Sl 119).

Hoje há uma incessante busca por experiências com Deus. As pessoas querem viver o sobrenatural, preferindo sentir algo de Deus do que ser algo em Deus.

Aprouve ao Senhor demonstrar-se sobremaneira a muitos personagens bíblicos, é verdade. Mas Jesus ainda não havia se manifestado em carne.

Quando Jesus se faz homem como nós, temos ali a maior revelação de Deus de todos os tempos, a mais clara manifestação da sua presença.

Ele é o verbo (Jo 1:1), ou seja, Ele é a própria Palavra de Deus, Jesus é a Palavra Viva, a Bíblia é a Palavra Escrita.

Portanto se você quer sentir a presença de Deus, saiba uma coisa:

A Bíblia Sagrada é o instrumento pelo qual a própria Trindade se comunica contigo, na Escritura você tem a presença comunicadora pessoal do próprio Deus.

ARREPIOS NO ESPIRITISMO E EM OUTRAS RELIGIÕES

porque sentimos arrepios quando oramos

Quando nos perguntamos o que a Bíblia diz sobre arrepios, não encontramos nenhum ensino falando que são evidências da presença de Deus.

Além disso, tem mais uma coisa muito importante e você deve se atentar para isso:

Trata-se de uma palavra de Jesus para termos cuidado com experiências, afinal, o pai da mentira sabe muito bem como enganar.

Inclusive, a Bíblia nos adverte ao fato de que Satanás se transforma em “anjo de luz” (2Co 11:14). 

No passado, muitos falsos mestres enganavam o povo com base em suas supostas “experiências com Deus”.

Não podemos buscar a certeza de estar sentindo a presença de Deus por meio de arrepios ao ler a Bíblia ou arrepios ao louvar por um motivo muito simples:

Se os arrepios e outras experiências pessoais se referem à manifestação da presença de Deus, como explicar pessoas de outras religiões que sentem o mesmo?

Sim, esses arrepios, sensações subjetivas, e outras percepções sensoriais, fazem parte da experiência religiosa em todo o mundo.

No espiritismo também as pessoas sentem arrepios e outras experiências semelhantes nas reuniões mediúnicas.

As religiões esotéricas orientais sobrevivem basicamente de experiências subjetivas como arrepios, bem-estar, paz de espírito, etc.

O Islã possui uma ala onde há experiências muito próximas às vistas em determinados cultos que focam mais nas sensações do que na exposição do Evangelho.

Assim, você vai ter que chegar a uma conclusão:

ou Deus está em todas as religiões ou essas experiências subjetivas não são provas da presença de Deus.

A primeira conclusão te leva à heresia do liberalismo, universalismo e panteísmo. Portanto, ficamos com a segunda posição.

Essas experiências subjetivas estão longe de comprovar a presença de Deus, se esse “deus” se refere ao Deus e Pai de Jesus Cristo.

Fiquemos com a Escritura e não com as sensações em primeiro lugar.

Deus não despreza nossas emoções, mas ele também precisam ser moldadas pela Palavra.

POR QUE SINTO ARREPIOS QUANDO EU ORO?

Bom, primeiro que se você sente arrepios ao ler a Bíblia não se assuste. O corpo humano reage de formas diversas em pessoas diversas.

Alguns se sentem enjoados quando estão em lugares altos, outros sentem cala frios em locais escuros. Isso é natural.

Talvez você sinta arrepios ao ler algo que te confronte ou conforte. Não há nada de errado nisso.

O que você deve considerar é que isso não é evidência da presença de Deus e não te faz mais espiritual que ninguém.

Algo que sentimos não pode ser baliza para nenhum assunto de fé. Afinal, todos os hereges do passado se sentiam muito bem.

Alguém acha que Hitler se sentia mal ao condenar milhões de judeus à morte? Se sentir bem não é estar certo.

UM ESCUDO DIVINO CONTRA O MAL

Como então nos proteger dos enganos do mal e estar em conformidade com o que Deus quer para nós? A resposta é simples: pela Escritura.

Se você é um cristão bíblico, ou seja, um cristão que quer somente a “opinião” de Deus, e de ninguém mais, este é o único recurso.

Como diz a Confissão de Westminster (cap.I, art. VI) “Todo o conselho de Deus” está na Escritura. Confiemos nela! 

O Salmo 119 é o maior capítulo de toda a Bíblia. E não por acaso o seu tema é um só: A Excelência da Lei Divina.

Nele se encontra as mais belas declarações acerca da supremacia e suficiência da Palavra de Deus.

“Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra e, luz para os meus caminhos” (Salmo 119: 105).

“Tu és meu refúgio e o meu escudo; na tua Palavra, eu espero” (Salmo 119:114).

“A revelação das tuas palavras esclarece e dá entendimento aos simples” (Salmo 119:130).

Portanto, ore, jejue, leia a Bíblia, ame o próximo, e se sentir arrepios, lembre-se de uma coisa:

Existem determinadas reações do seu organismo totalmente naturais, não são uma manifestação espiritual pela qual você deve julgar o seu nível de comunhão com Deus.

CONCLUSÃO

Vimos desde Adão até João que Deus se manifestou àqueles que Ele escolheu.

Em todas essas histórias Deus estava revelando o grande propósito da existência: Cristo Jesus. E isso está registrado para nós.

Pela Palavra Deus nos alimenta, nos conforta, nos encoraja, nos vivifica e nos fortifica.

Dessa forma, busquemos uma relação pessoal e íntima com o Senhor sem misticismos.

Afinal, “a intimidade do Senhor é para os que o temem” (Salmo 25:14), não para os que o sentem.

A vida cristã é uma grande experiência com Deus onde somos levados a crer na Palavra pelo testemunho interno do Espírito Santo.

Não precisamos experimentar nada de Deus além do seu cuidado paternal observado nas obras da providência.

“A fé não pede sinais; o que pede sinais é a dúvida”, já dizia Santo Agostinho. Não sejamos como Tomé, ao que Jesus disse: “Porque me viste, Tomé, creste;”. Antes, sejamos como aos que Jesus disse: “bem-aventurados os que não viram e creram”. (João 20:29).

Texto: Fagner Macedo – @Genebrasil.oficial

Revisão e Diagramação: Helbert Souza

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *