AULAS GRATUITAS DE TEOLOGIA (Aprofunde o seu Conhecimento)

AULAS GRATUITAS DE TEOLOGIA (Aprofunde o seu Conhecimento)

CADASTRE O SEU MELHOR E-MAIL↓↓

As aulas serão enviadas para o seu email

Deus Sabe de Todas as Coisas

Há muitos anos atrás, antes de começar a estudar teologia e buscar me aprofundar na Escritura, eu aproveitava muito pouco o que ouvia.

Mas uma vez alguém disse em sua pregação que Deus sabe de todas as coisas e essa frase me fez ficar pensando por muito tempo sobre este fato.

Como isso: “Deus saber de tudo” influenciava a minha vida?

Essa era uma grande questão com a qual eu ia ocupar a minha mente por um longo tempo. Na época, chegue há muitas conclusões: algumas biblicamente corretas e a maioria errada ou superficial.

Mas felizmente com o passar dos anos Deus me deu a graça de me tornar professor de Teologia e, hoje, busco sintetizar e explicar tudo que aprendi ao longo de mais de 1 década sobre a onisciência de Deus (atributo pelo qual Deus sabe de todas as coisas) da forma mais simples possível.

Essa é minha missão e quero compartilhar com você a partir de agora um pouco do que aprendi sobre a onisciência de Deus. Espero que você goste e qualquer dúvida, conte comigo 😉

Deus sabe de todas as coisas: como eu soube disso?

A Pregação que me fez refletir

Era uma manhã de Domingo, um dia nublado e chuvoso. Eu estava ansioso para chegar no culto, era dia de Santa Ceia e o pastor pregava em Gênesis, sobre Adão.

O primeiro homem criado por Deus pecou e se escondeu do seu Criador, mas do que adiantaria Adão se ocultar do Senhor, se Deus sabe de todas as coisas, então Ele sabia onde Adão estava e mais do que isso:

Deus sabia que Adão havia desobedecido a Sua ordem e pecado terrivelmente.

A partir deste momento não consegui prestar a atenção no restante da pregação, pois o pastor começou a falar sobre outro assunto e eu só conseguia pensar como o fato de Deus saber de todas as coisas poderia afetar a minha vida.

A mensagem de bom dia…

Inacreditável o que aconteceria no dia seguinte.

Quando eu acordei pela manhã, eu orei e li a bíblia, estava buscando entender melhor sobre aquela passagem de Gênesis 3:8-11 que ouvi no dia anterior e de repente meu celular (era um Nokia 5120, o famoso tijolão [rsss] ) recebeu um SMS – para a nova geração que só conhece o WhatsApp, SMS significa uma mensagem de texto (risos).

O que dizia aquela mensagem?

“Não viva preso ao passado, não desperdice o seu presente e não se preocupe com o seu futuro, pois Deus sabe de todas as coisas. Bom Dia!”

Aquilo deveria ser bom, né? Mas eu estava ficando desesperado porque eu não conseguia me aprofundar no assunto, não tinha nenhuma material de estudo que falasse sobre isso, internet não era acessível como hoje e ninguém sabia me explicar.

Então… vamos lá, não quero que você sofra por tanto tempo como eu para entender essa grandiosa verdade acerca do nosso Deus.

O que você precisa saber ?

1. Deus sabe o que faz

Você já se surpreendeu alguma vez se perguntando porque Deus não mata as pessoas que zombam do Evangelho?

Porque Deus não destrói de uma vez o Diabo?

Porque Deus me deixou passar por isso na vida?

Pois é, quando a bíblia ensina que Deus tem conhecimento de tudo, isso se relaciona com a sua soberania. Por que Ele sabe de todas as coisas?

Deus sabe de tudo não é porque ele é um vidente do futuro, mas sim porque, em Sua soberania, Ele o determinou. Veja Salmo 15:3

Imagine um tapeceiro trabalhando e tecendo uma bela obra de arte, se você olhar por baixo da peça, verá apenas fios esfarrapados, cores misturadas. Parecerá uma verdadeira bagunça e desordem.

Porém, quando se olha por cima e se vê a grande arte feita pelas habilidosas mãos do tapeceiro, fica-se surpreendido e entende-se porque não era possível ver a beleza da obra, a visão de baixo é limitada e enganosa.

Estamos em baixo, por isso não entendemos a forma maravilhosa como Deus trabalha. Ela é perfeita, mas para nós muitas vezes parecerá confusa.

Precisamos nos lembrar que os caminhos de Deus são mais altos do que os nossos caminhos e os pensamentos de Deus, mais altos do que os nossos pensamentos. Isaías 55:8-9

2. Deus sabe o que é melhor: Deus aprende?

Nossa forma de saber é diferente da forma de Deus saber.

Primeiramente nosso conhecimento é limitado, restrito e parcial. O conhecimento de Deus é ilimitado. Deus é capaz de conhecer todas as coisas, entender todas as coisas e assimilar todas as coisas. Simplesmente porque Deus é infinito, portanto seu conhecimento também o é infinito.

Será que Deus pode aprender alguma coisa?

A resposta é não, pois se Ele adquirisse um novo conhecimento, então ele não seria onisciente, não saberia de todas as coisas. Saber de tudo, quer dizer que não há mais nada que se possa aprender.

Precisamos entender que tanto o passado, como o presente e o futuro são completamente conhecidos diante de Deus.

Uma vez que Deus sabe de todas as coisas, ele não está arriscando fazer algo por nós que no final das contas pode não dar tão certo assim.

Ele sabe todas as possibilidades e ainda que aconteçam coisas que pensamos ser ruins, aquilo era o melhor que poderia e deveria acontecer, mesmo que não entendamos.

3. Deus sabe o que é melhor para você

Deus deseja o bem de Seus filhos, mas Ele não tem que nos dá satisfação acerca de sua vontade, pois Ele é soberano.

As vezes não entenderemos sua forma de agir, mas precisamos confiar Nele e saber que sua vontade sempre é boa.

Um exemplo claro de que Deus age de forma que não entendemos é quando Jesus se reclina e começa a lavar os pés dos discípulos. Ele é Deus e assume uma atitude de servo. Pedro não entende a ação de seu mestre e tenta impedi-lo. Jesus diz:

“O que eu faço, tu não o sabes agora, mas depois o entenderás.” João 13:7

Quando Pedro se recusa a deixar Jesus lavar o seus pés, o Senhor diz para ele que se não lavasse os seus pés, Pedro não teria parte com Ele. Neste momento Pedro passa a desejar ter não apenas o pés mas até as mãos e a cabeça lavadas por Jesus.

Poderíamos observar tantas passagens bíblicas…

Lembra-se de Marta e Maria, solicitam a presença de Jesus quando seu irmão ainda estava doente e poderia ser curado por Ele, mas Jesus só aparece 4 dias depois da morte de Lázaro.

A própria cruz é uma prova de que Deus sabe e faz sempre o que é melhor, mesmo quando não entendemos o porquê. Só depois que Jesus ressuscita é que os discípulo entenderam que a cruz não era uma falha no plano de Deus, mas Seu propósito desde sempre.

Conclusão

Gostaria de finalizar este texto afirmando que o fato de Deus saber todas as coisas é um motivo de conforto para nós que o tememos e o amamos.

Iniciei este artigo falando sobre a pregação que ouvi. A bíblia diz que Adão se escondeu de Deus. Mas Deus foi misericordioso, Adão temeu porque estava nu (Gênesis 3:10) , mas Deus providenciou para ele e sua esposa roupas a partir da pele de um animal sacrificado.

Isso era um tipo de Cristo, que seria o cordeiro de Deus sacrificado para que por seu sangue tivéssemos a nossa nudez espiritual coberta.

O fato de que Deus sabe de todas as coisas é motivo de gozo profundo para os salvos e desespero para os ímpios, veja o que a bíblia diz e entenda porque não é possível escapar do conhecimento absoluto de Deus sobre todas as coisas e inclusive os fato mais particulares e ocultos da sua própria vida:

SENHOR, tu me sondaste, e me conheces.
Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento.
Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos.
Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces.

Salmos 139:1-4

Se você quer estudar Teologia comigo gratuitamente e obter mais conhecimento acerca de Deus, de sua Onisciência – atributo pelo qual Deus sabe de todas as coisas – segue o link:

CURSO GRATUITO: TEOLOGIA DESCOMPLICADA COM HELBERT SOUZA



4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Obrigada pelos esclarecimentos!! Por me ajudar compreender algo tão simples e ao mesmo tempo tão complexo,… Mas como entender completamente um ser infinito, com uma mente finita? Que bom, que Ele sabe de todas as coisas! Isso me conforta!!