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POR QUE A IGREJA EXISTE? – Henandes D. Lopes

Referência:
Jó 4.24 – Ef 4.11-16 – Mt 28.18-20
INTRODUÇÃO
Por
que a igreja existe? Por que nos reunimos aqui domingo após domingo? Por que
você está aqui e não assistindo fantástico? Por que lê sua Bíblia e é chamado
de crente?
A
igreja é importante? Qual é sua missão? Qual é seu propósito?

Precisamos
saber quem somos para sabermos o que fazer?
I.
EM RELAÇÃO A DEUS A IGREJA EXISTE PARA ADORAR
1.
Adoração é a maior missão da igreja
A
igreja é uma comunidade adoradora. A maior missão da igreja não é fazer
missões, mas adorar a Deus. Deus e não o homem é o centro de todas as coisas.
Missões existem para salvar um povo que adora.
2.
Adoração é centrada em Deus
Apocalipse
descreve a igreja adorando aquele que está assentado no trono: ele é soberano,
santo e tem as rédeas da história nas mãos.
Apocalipse
descreve a igreja adorando o Cordeiro que foi morto. Ele é o leão da tribo de
Judá. Ele venceu para abrir o livro e seus sete selos.
3.
Adoração tem a ver com conteúdo e não com forma
Não
temos uma forma litúrgica na Bíblia. Temos, sim, o povo de Deus adorando a Deus
com sinceridade, verdade, alegria.
O
culto não é um show nem um funeral. O culto não é uma apresentação para ser
visto pelos homens (fariseu no templo orando).
1.
Jesus diz para a mulher samaritana que o que adoração não é:
a)Não
é adoração centrada em lugares sagrados (Jo 4:20) – Não é neste monte nem
naquele. Não existe lugar mais sagrado que outro. Não é o lugar que autentica a
adoração, mas a atitude do adorador.
b)Não
é adoração sem entendimento (Jo 4:22) – Os samaritanos adoravam o que não
conheciam. Havia uma liturgia desprovida de entendimento. Havia um ritual vazio
de compreensão.
c)Não
é adoração descentralizada da pessoa de Cristo (Jo 4:25-26) – Os samaritanos
adoravam, mas não conheciam o Messias. Cristo não era o centro do seu culto.
Nossa adoração será vazia se Cristo não for o seu centro. O culto não é para
agradar os homens. A música não é para entreter. A verdadeira música vem do céu
e é endereçada ao céu (Sl 40:3).
2.
Jesus diz para a mulher samaritana o que a adoração é:
a)A
adoração precisa ser bíblica (Jo 4:24) – O nosso culto é bíblico ou é anátema.
Deus não se impressiona com pompa, ele busca a verdade no íntimo.
b)A
adoração precisa ser sincera (Jo 4:24) – Ela precisa ser em espírito, ou seja,
de todo o coração. Precisa ter fervor. Não é um culto frio, árido, seco, chocho
e sem vida.
Princípio
bíblicos para o adorador:
1.
O adorador precisa entender que a sua vida é a vida da sua adoração
Não
está procurando adoração, mas adoradores que o adorem em espírito e em verdade.
A
prática da adoração está enraizada na vida do adorador.
A
prática da adoração jamais poder ser divorciada da pessoa do adorador.
Exemplo:
Caim – Deus rejeitou a vida de Caim antes de rejeitar a oferta e o culto da
Caim. Se a nossa vida não estiver certa com Deus, o nosso culto será uma ofensa
a Deus.
Isaías
1:14 – “As vossas festas de lua nova e as vossas solenidades, a minha alma as
aborrece; já me são pesadas; estou cansado de as sofrer”.
E.M.Bounds
disse: “Nós estamos procurando melhores métodos, enquanto Deus está procurando
melhores homens. Deus não unge métodos, Deus unge homens”.
Não
é a grandes talentos que Deus usa, mas a homens piedosos – Vocês são as suas
próprias ferramentas. Mantenham-nas afiadas. Mantenham sempre vestes alvas e
tenham sempre óleo fresco sobre a cabeça.
2.
O adorador precisa entender que a adoração não é uma questão de performance
diante dos homens, mas de sinceridade diante de Deus.
O
profeta Isaías levantou a sua voz em nome de Deus e disse: “Este povo me honra
com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim.”
Davi
compreendeu que Deus procura a verdade no íntimo.
Exemplos:
1) Hofni e Finéias – Trouxeram a Arca da Aliança para o acampamento, símbolo da
presença de Deus e mesmo assim, o povo foi derrotado. 2) Amós 5:21-24 – Deus
disse: “Aborreço, desprezo as vossas festas e com as vossas assembléias solenes
não tenho nenhum prazer. E, ainda que me ofereçais holocaustos e vossas ofertas
de manjares, não me agradarei deles, nem atentarei para as ofertas pacíficas de
vossos animais cevados. Afasta de mim o estrépito dos teus cânticos, porque não
ouvirei as melodias das tuas liras. Antes, corra o juízo como as águas; e a
justiça, como ribeiro perene”.
3.
O adorador precisa entender que um culto ainda que ortodoxo divorciado da vida
cotidiana não agrada a Deus
Culto
sem conexão com a vida diária é entretenimento espiritual.
O
apóstolo Paulo diz que o culto racional não é apenas um tempo de louvor e de
ministramos que temos na igreja, mas a oferta do nosso corpo a Deus na dinâmica
da vida (Rm 12:1).
O
profeta Jeremias denunciou o perigo de uma reforma externa sem uma
transformação interna e a falsa confiança no templo, no culto, na liturgia.
Jeremias 7:1-15
4.
O adorador precisa entender que se Deus não for honrado no culto, ele é tempo
perdido
O
profeta Malaquias fala dos sacerdotes que não honravam a Deus. Eles desprezavam
o culto. Eles não ofereciam o seu melhor. Eles faziam a obra do Senhor
relaxadamente.
Deus
aconselhou no caso a apagarem o fogo do altar e a fechar a porta da igreja.
Estavam perdendo tempo.
A
quem estamos honrando quando cultuamos: a nós mesmos ou a Deus? Tocamos e
cantamos porque gostamos, ou o fazemos para glorificar aquele que é digno? O
fariseu gostava de cantar QUANDO GRANDE ÉS TU diante do espelho.
Ilustração:
Magready, o ator inglês e o pregador.
O
ministro de música de ONURI.
II.
UMA RELAÇÃO A SI MESMA, A IGREJA EXISTE PARA TREINAR OS CRENTES – Ef 4.12-16.
Lutero
proclamou o sacerdócio de todos os crentes, mas 500 anos depois a estrutura das
igrejas negam isso. Precisamos de uma nova reforma para devolver aos leigos a
sua função de ministros da reconciliação. O leigo é o melhor e maior potencial
da igreja.
O
crescimento espantoso da igreja na Coréia se deve ao treinamento dos leigos
para testemunharem.
A
igreja de Deus não é apenas uma multidão, mas um corpo bem coordenado, onde
cada um exerce sua função e cresce em maturidade.
A
igreja existe para nutrir e treinar os crentes. Este é o ponto central da
doutrina de Calvino sobre a igreja. Por isso ficar fora da comunhão da igreja é
como entregar uma pessoa a Satanás. A comunhão da igreja nos protege.
Deus
deu pastores à igreja como mestres (Ef 4.11), a Bíblia como o conteúdo do
ensino (2Tm 3.16,17), e um modelo excelente como método de ensino (Cl 1.28,29).
Há,
porém, alguns exemplos distorcidos do que é a igreja:
1.
A igreja creche – É a igreja onde os crentes são bebês, crianças espirituais
que não demonstram maturidade. Uma criança é instável. Uma igreja é centrada em
si mesma. Uma igreja tem uma compreensão limitada. Uma igreja depende dos
outros para cuidar de si mesma.
2.
A igreja Apae – Esta é a igreja aonde os crentes com dez anos ainda tomam
mamadeira. O crescimento é retardado.
3.
A igreja desnutrida – Uma igreja que come apenas uma vez por semana fica
desnutrida.
4.
A igreja flácida – Uma igreja que come e dorme; come e não faz exercício
torna-se flácida espiritualmente. Não tem músculos. Não tem resistência
espiritual. Maturidade não é conhecimento. Maturidade é vida, é caráter
transformado à imagem de Cristo.
5.
A igreja colônia de férias – O lugar onde gostamos de ir quando não temos uma
coisa mais importante para fazer.
6.A
igreja platéia – Um lugar aonde vamos para assistir o que acontece. Somos
apenas platéia. Assentamo-nos, assistimos e vamos embora sem nenhum
envolvimento.
7.
A igreja clube – Um lugar onde pagamos nossa cota, para que tenhamos um
ambiente limpo, gostoso e confortável. Lugar onde gostamos de ir com a família
ter um tempo agradável e edificante. A igreja não é uma praça de entretenimento
espiritual.
8.
A igreja não é um prédio onde nos reunimos – Depois que o véu do templo se
rasgou de alto a baixo, sempre que o novo testamento se refere ao templo de Deus
está falando do nosso corpo. Agora somos nós e não um prédio que é cheio do
Espírito Santo.
O
que é a igreja?
1.
A igreja é um corpo – que tem muitos membros. Cada membro exerce o seu
trabalho, sua função. Mesmo os membros que não aparecem, têm uma função
fundamental para a saúde do corpo. Três coisas são importantes aqui:
a)Unidade
– Os membros são diversos, mas há um só corpo. Estamos todos ligados à mesma
cabeça.
b)Diversidade
– Nós somos diferentes uns dos outros, mas pertencemos ao mesmo corpo.
c)Mutualidade
– Há dois perigos: complexo de superioridade e complexo de inferioridade.
2.
A igreja um corpo de leigos treinados para servir uns aos outros – Efésios
4.11-18
Hoje
a igreja tem pastores que são vocacionados e treinados para fazer o trabalho.
Mas o papel dos líderes é treinar os santos para o desempenho do ministério.
Somos todos sacerdotes reais. Precisamos de uma nova reforma, onde todos os
crentes possam ser treinados para o serviço.
Jesus
investiu a maior parte do seu tempo treinando os doze discípulos – A igreja não
é uma massa de pessoas; ela é a comunidade dos discípulos, ou seja, de pessoas
treinadas para servir uns aos outros.
Discipulado
não é conhecimento, é vida, é caráter – Estaremos enganados se pensarmos que
esse treinamento é apenas transmissão de conhecimento. Poderemos ter muitos
estudos bíblicos e conhecermos profundamente a teologia e não sermos treinados
para o serviço. Maturidade é vida. Quando Jesus mandou fazer discípulos disse
que devemos ensinar a guardar.
Crescimento
numérico sem vida não é crescimento saudável da igreja – A expansão contínua
das igrejas sem ensino profundo enfraquecerá as igrejas no futuro. Precisamos
evitar dois extremos: numerolatria e numerofobia.
III.
EM RELAÇÃO AO MUNDO A IGREJA EXISTE PARA TESTEMUNHAR – At 1.8; Mt 28.18-20.
1.
A maioria dos crentes não sabe o que é testemunhar
Apenas
5% dos crentes já levaram uma pessoa a Cristo.
Atos
1.8 – Quando os crentes são revestidos com o Espírito Santo, eles recebem poder
para testemunhar. Não apenas os apóstolos testemunhos, mas todos os crentes.
Atos
8.1-4 os crentes foram pregando a Palavra. Os crentes é que estão envolvidos
com os descrentes todos os dias e são eles que devem testemunhar.
a)A
igreja como sal – Influência invisível.
b)A
igreja como luz – Influência visível.
c)A
igreja como perfume – Influência notada.
2.
A evangelização é resultado da apostolicidade da igreja toda
O
trabalho de testemunhar não ficou limitado aos apóstolos. A igreja toda é
herdeira dos apóstolos no sentido de dar continuidade à missão apostólica, ou
seja, pregar o evangelho até os confins da terra. Estevão e Filipe eram
diáconos, mas tornaram-se pregadores ungidos. O povo todo ao ser disperso, ia
pregando a Palavra.
Isaías
44.5 fala do compromisso de todo aquele que foi revestido com o poder do
Espírito de falar e viver.
Philip
Schaff, historiador da igreja afirmou: “Não havia sociedades missionárias, nem
instituições missionárias, nenhum esforço organizado nos três primeiros
séculos; e em menos de 300 anos a população toda do império romano, que
representava o mundo civilizado, foi nominalmente cristianizada. Cada
congregação foi uma sociedade missionária, e cada cristão um missionário
inflamado pelo amor de Cristo para converter seu amigo. Cada cristão contou a
seu próximo, o trabalhador ao seu companheiro de trabalho, o escravo a seu
amigo escravo, o servo a seu mestre e mestra, a história da sua conversão, como
um marinheiro conta a história do resgate de um naufrágio”.
a)Tarefa
imperativa – É ordem. A história do Sr. João que evangelizou duas tribos da
Amazônia.
b)Tarefa
intransferível – O anjo pergunta a Jesus. Alexandre Duff, missionário
presbiteriano escocês na Índia.
c)Tarefa
impostergável – O índio pergunta: Por que você não veio antes?
3.
Fazer discípulos é a essência da grande comissão – Mt 28.19
a)O
discipulado é dinâmico – Indo
b)O
discipulado é prático – ensinando a guardar
c)O
discipulado é integrador – batizando.
4.
O lar deve ser o centro nevrálgico do testemunho do evangelho
A
igreja primitiva não tinha templos.
Ela
crescia através de suas reuniões nos lares. O lar dos crentes eram
congregações, onde o evangelho era vivido e testemunhado com poder.
Paulo
testificava de casa em casa.
Todas
as igrejas que crescem saudavelmente têm voltado sua atenção para o ministério
leigo e para o testemunho e nutrição dos crentes em grupos pequenos.
Exemplo:
A Igreja Presbiteriana Sarang iniciou em 1978 com John Oaks e tem hoje 30.000
membros.
CONCLUSÃO
Para
que a sua igreja existe?
Para
que você existe?
Adoração,
treinamento e testemunho não podem viver separadamente.

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