AULAS GRATUITAS DE TEOLOGIA (Aprofunde o seu Conhecimento)

AULAS GRATUITAS DE TEOLOGIA (Aprofunde o seu Conhecimento)

CADASTRE O SEU MELHOR E-MAIL↓↓

As aulas serão enviadas para o seu email

O PAI DA MENTIRA: UMA EXPLICAÇÃO DE JOÃO 8:44

O pai da mentira… neste artigo vamos fazer um estudo exegético, ou seja, vamos interpretar João 8:44.

Deste modo, você vai entender o que significa dizer que o Diabo é o pai da mentira.

Além disso, a pedido de muitos leitores, vou incluir também neste artigo os versículos bíblicos que falam sobre mentira e diversas frases que eu mesmo escrevi.

Os versículos e as frases estão no final do artigo e, se você quiser ir direto para lá, [CLIQUE AQUI].

UM ESTUDO BASEADO EM JOÃO 8:44

Para compreensão da Bíblia é necessário sempre examinarmos o contexto.

Tanto o estudo, como a pregação da Palavra de Deus devem considerar não somente um versículo isolado, mas os versículos anteriores e posteriores, questões culturais, históricas, etc…

Além disso, existem doutrinas (ensinos bíblicos) importantíssimas que devem ser levados em conta sempre que interpretamos a Palavra de Deus.

Por isso, estudar teologia é importante, para você compreender os ensinos fundamentais da bíblia e aplicá-los em tudo o que você lê na Palavra de Deus.

Se você quer aprender um pouco mais, vou deixar o link para fazer meu curso gratuito: Teologia Descomplicada [ACESSE AQUI]

O Pai da Mentira: Porque o Diabo é chamado assim?

Em João 8:44 Jesus diz que o Diabo é o pai da mentira, mas porque Jesus fala isso e em que contexto ele o diz?

O estudo de João 8:44 nos permite ver o que temos aqui:

trata-se de uma resposta de Jesus para os fariseus.

Eles tinham muitas atitudes erradas e incoerentes com aquilo que professavam.

Apesar disso, eles eram suficientemente cínicos para se declararem filhos de Abraão.

Então Jesus aponta duas atitudes deles que mostravam o oposto. Que atitudes eram essas?

De acordo com Jesus a hipocrisia deles estavam baseada em 2 pontos:

1. A vida que eles levavam, a sua conduta

2. A reação deles para com Jesus

Os fariseus respondem a Jesus quanto a isto e fazem uma afirmação ainda mais fundamental. Eles dizem que são filhos de Deus.

Realmente vamos ver ao longo de todo o Antigo Testamento constantemente a afirmação de que Deus era, de maneira especial, o Pai de seu povo.

Veja alguns exemplos:

Deus ordenou a Moisés que dissesse a Faraó:

“Assim diz o SENHOR: Israel é meu filho, meu primogênito” (Êxodo 4:22).

Quando Moisés repreendeu Israel por sua rebeldia, ele fala seguinte para o povo:

“É assim que recompensas ao SENHOR, povo louco e ignorante? Não é ele teu pai,que te adquiriu, te fez e te estabeleceu?” (Deut. 32:6).

O profeta Isaías expressando sua confiança a Deus, também demonstra esta verdade:

“Mas tu és nosso Pai, ainda que Abraão não nos conhece, e Israel não nos reconhece; tu, ó SENHOR, és nosso Pai; nosso Redentor” (Isaías 63:16).

“Mas agora, ó SENHOR, tu és nosso Pai” (Isaías 64:8)

O profeta Malaquias pergunta:

“Não temos nós todos o mesmo Pai? Não nos criou o mesmo Deus?” (Malaquias 2:10)

De maneira que não resta dúvida de que Deus é visto na Escritura como sendo o Pai do seu povo, todavia o orgulho dos fariseus, seu ódio contra Jesus vai mais além.

Eles mentem descaradamente, caluniam, difamam e ofendem Jesus. São invejosos e usam a mentira como uma de suas principais ferramentas.

Eles dizem em João 8:41 – “Nós — disseram com orgulho — não somos nascidos de fornicação.”

Os cristãos proclamaram, desde os primeiros tempos, o nascimento milagroso de Jesus. Os judeus o torceram e disseram que Maria foi infiel a José.

Disseram que seu amante ilícito foi um soldado romano e que Jesus era o fruto dessa união adúltera.

Quem são os filhos do Diabo?

filhos do diabo

A mentira tem uma origem.

Obviamente sua origem não está em Deus. Deus é a verdade. O Diabo mente desde o princípio. Ele é o Pai da mentira.

Todo filho tem um pai que o gerou. Os filhos se parecem com os pais. Eles reproduzem as ações de seus pais.

Aqueles homens afirmavam que seu Pai era Deus. Mas eles não eram parecidos com Deus. Eles não se comprometiam com a verdade.

O que caracteriza o pai da mentira, ou seja o Diabo, é seu o amor à mentira; a palavra falsa, o pensamento falso, a distorção da verdade.

O engano… o distorcer da verdade pertencem ao demônio.

Toda inverdade é concebida e inspirada pelo Pai da Mentira – o Diabo – e faz seu obra.

A falsidade sempre odeia a verdade e tenta destruí-la.

É por isso que os judeus odiavam a Jesus.

Quando se defrontaram com Jesus, o caminho falso se encontrou com o verdadeiro e, inevitavelmente o falso tentou aniquilar o verdadeiro.

Jesus acusou os judeus de ser filhos do diabo porque seus pensamentos se inclinavam a destruir o bom e manter o falso.

Todo homem que busca destruir a verdade, faz a obra do pai da mentira.

O Diabo é o pai da mentira e também é o pai daqueles homens malignos e hipócritas, pois eles são muito parecidos com ele em suas atitudes.

Jesus fala em João 8:44 que o Diabo foi homicida desde o princípio.

A Bíblia na versão NTLH – Nova Tradução na Linguagem de Hoje, usa um termo da linguagem corrente: assassino ao invés de homicida.

Veja:

Vocês são filhos do Diabo e querem fazer o que o pai de vocês quer. Desde a criação do mundo ele foi assassino e nunca esteve do lado da verdade porque nele não existe verdade. Quando o Diabo mente, está apenas fazendo o que é o seu costume, pois é mentiroso e é o pai de todas as mentiras.

NTLH

Observe a parte do texto que grifei.

Em Gênesis 3 Satanás seduz Adão e Eva para o Pecado. Sendo assim, eles seriam separados de sua comunhão com Deus. Deus é a fonte de vida. Deste modo eles morreriam.

Sua morte exterior vai acontecer depois. Adão e Eva não mais viveriam para sempre.

Eles morreriam fisicamente, mas não era esse ainda o grande problema.

O fato é que se tornaram mortos espiritualmente assim que pecaram.

E adivinhe qual instrumento o pai da mentira utilizou para a morte de Adão e Eva?

Sim, ele os enganou. Distorceu e acrescentou coisas nas palavras de Deus para o homem, prometeu para eles algo irreal. Fez o que lhe é próprio.

Era isso que aqueles judeu fariam também: utilizariam a mentira para tramar a morte de Jesus. Eram homicidas e enganadores como o Diabo.

Aplicação do Estudo de João 8:44

João 8:44

Este talvez seja o mais contundente versículo sobre mentira na bíblia. Todavia não é o único, veja mais outros tantos: [ACESSE AQUI]

Embora existam diversas passagens nas quais a bíblia condena a mentira, este versículo do Capítulo 8 do Evangelho de João é desconcertante.

Isto porque por mais dura que seja esta conclusão, a realidade ensinada por João 8:44 é:

Só existem dois tipos de pessoas: os filhos de Deus e os filhos do Diabo.

O Diabo como pai da mentira que é mantém muitas pessoas ocupadíssimas em sua obra: falsificar a verdade Deus.

São doutrinas hereges e distorções da Escritura.

O pai da mentira usa seus “filhos” para disseminarem suas inverdades.

Por meio do seus enganos Satanás tira dos homens a visão da realidade e os faz acreditar que a vida é um campo engrinaldado de flores.

Muitos querem viver tranquilamente, aproveitando tudo o que há de bom, fazendo de seu ventre o seu deus.

Acham que o sentido da vida está em se satisfazer.

O pai da mentira está muito empenhado em manter os homens como seus filhos enquanto pensam que são filhos de Deus, mas praticam as mesma obra de Satanás.

A verdade que o Diabo – deus deste século (2 Co 4:4) – esconde dos homens é que só há uma forma de ser feito filhos de Deus.

Ele busca distorcer a qualquer custo a realidade mais importante de todos os tempos:

Somente por Cristo somos feitos FILHOS DE DEUS:

Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome; João 1:12

Se você ama a verdade e odeia a mentira, esta é maior verdade de todos os tempos.

Nenhuma verdade é tão importante como esta. Esta é a Boa Nova de Deus para nós. Esta é a poderosa mensagem do Evangelho.

Não é mais uma verdade. É a única. É a verdade final, imutável, transformadora.

Por esta verdade os homens são salvos. Por meio de Cristo, sua obra, sua cruz, sua ressurreição e mais nada.

A maior, mais doce e importante notícia que o mundo já ouviu veio do túmulo vazio de Jesus.

VERSÍCULOS E FRASES SOBRE A MENTIRA

Após nosso estudo em João 8:44, quero atender agora algumas solicitações que sempre recebo dos nossos leitores.

Vocês têm me pedido frases e versículos relacionados a este assunto e eu os separei.

Vamos primeiro a alguns versículos na bíblia que falam sobre a mentira, pois temos em nosso pais um dia dedicado à mentira, 1 de Abril.

Mas como cristãos, acreditamos que a mentira não merece homenagem nem o pai dela é quem guia os nossos valores, mas sim a Escritura Sagrada.

Portanto, vejamos abaixo o que a Bíblia diz sobre a mentira e não o pensamento popular.

Versículos sobre mentira

Não se esqueça que para um correto entendimento é necessário interpretá-los à luz do seu contexto, como fizemos acima com o versículo de João 8:44

Se você quer aprender a entender e estudar a Bíblia [ACESSE AQUI]

Selecionei para sua leitura, reflexão os principais versículos da bíblia que falam sobre a mentira.

versículo sobre mentira

O Senhor odeia os lábios mentirosos, mas se deleita com os que falam a verdade.

Provérbios 12:22

“Não darás falso testemunho contra o teu próximo.

Êxodo 20:16

Aquele que diz: “Eu o conheço”, mas não obedece aos seus andamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele.

1 João 2:4

A fortuna obtida com língua mentirosa é ilusão fugidia e armadilha mortal.

Provérbios 21:6

Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo.

Efésios 4:25

“Não furtem. “Não mintam. “Não enganem uns aos outros.

Levítico 19:11

E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”.

João 8:32

Quem pratica a fraude não habitará no meu santuário; o mentiroso não permanecerá na minha presença.

Salmos 101:7

Os lábios arrogantes não ficam bem ao insensato; muito menos os lábios mentirosos ao governante!

Provérbios 17:7

Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador.

Colossenses 3:9-10

Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala e deixa de agir? Acaso promete e deixa de cumprir?

Números 23:19

Há seis coisas que o Senhor odeia, sete coisas que ele detesta: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que traça planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal, a testemunha falsa que espalha mentiras e aquele que provoca discórdia entre irmãos.

Provérbios 6:16-19

Conheço as suas obras, o seu trabalho árduo e a sua perseverança. Sei que você não pode tolerar homens maus, que pôs à prova os que dizem ser apóstolos mas não são, e descobriu que eles eram impostores.

Apocalipse 2:2

“Eu virei a vocês trazendo juízo. Sem demora testemunharei contra os feiticeiros, contra os adúlteros, contra os que juram falsa­mente e contra aqueles que exploram os trabalhadores em seus salários, que oprimem os órfãos e as viúvas e privam os estrangeiros dos seus direitos e não têm respeito por mim”, diz o Senhor dos Exércitos.

Malaquias 3:5

Fora ficam os cães, os que praticam feitiçaria, os que cometem imoralidades sexuais, os assassinos, os idólatras e todos os que amam e praticam a mentira.

Apocalipse 22:15

“A língua deles é como um arco pronto para atirar. É a falsidade, não a verdade, que prevalece nesta terra.

Eles vão de um crime a outro; eles não me reconhecem”, declara o Senhor. “Cuidado com os seus amigos, não confie em seus parentes.

Porque cada parente é um enganador, e cada amigo um caluniador. Amigo engana amigo, ninguém fala a verdade.

Eles treinaram a língua para mentir; e, sendo perversos, eles se cansam demais para se converterem. De opressão em opressão, de engano em engano, eles se recusam a reconhecer-me”, declara o Senhor.

Jeremias 9:3-6

A mentira na bíblia é condenável como você pode ver no nosso estudo de João 8:44 e nos versículos acima.

A bíblia tem várias lições a nos ensinar sobre a mentira. As vezes vemos situações tão bizarras envolvendo a mentira que não sabemos nem o que falar.

Existem algumas frases sobre mentira que resumem bem o que penso a partir da Escritura e que mostram o princípio da mentira.

Frases sobre o pai da mentira

frases o pai da mentira

A estratégia de Satanás é misturar suas mentiras na verdade. Mas não existe meia verdade. Se misturarmos 1% de mentira com 99% de verdade, o que teremos? Teremos mentira.

 Helbert Souza

O Diabo é o pai da mentira e aqueles que, a semelhança de sua prática, distorcem a verdade de Deus, não são outra coisa senão seus filhos.

Helbert Souza

O Pai da mentira usou alguns falsos mestres do povo de Deus contra Jesus e continua a usar outros tantos hoje.

Helbert Souza

Quando lemos na Escritura que o Diabo é o Pai da Mentira, precisamos nos voltar imediatamente para a mesma Escritura e buscar compreendê-la de forma diligente e fiel.

Helbert Souza

O pai da mentira distorce a verdade de Deus com a finalidade de levar os homens à perdição. Nós devemos proclamar fielmente a Escritura para que eles sejam conduzidos a salvação.

Helbert Souza

Porque o Diabo mente? Porque isso faz parte da sua natureza, ou seja, o que ele é. Igualmente a verdade faz parte da natureza da Escritura. Ela não apenas contém a verdade, ELA É A VERDADE.

Helbert Souza

CONFIRA MAIS FRASES AQUI NO MATÉRIAS DE TEOLOGIA [ACESSE AQUI]

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *