AULAS GRATUITAS DE TEOLOGIA (Aprofunde o seu Conhecimento)

AULAS GRATUITAS DE TEOLOGIA (Aprofunde o seu Conhecimento)

CADASTRE O SEU MELHOR E-MAIL↓↓

As aulas serão enviadas para o seu email

Oração do Pai Nosso na Bíblia

Onde está escrito na bíblia o Pai Nosso?

A oração do Pai Nosso na bíblia pode ser encontrada nos Evangelhos de Mateus e Lucas.

Mt 6:9-13

9 Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;

10 venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu;

11 o pão nosso de cada dia dá-nos hoje;

12 e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores;

13 e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal [pois teu é o reino,  o poder e a glória para sempre. Amém]!

e Lc 11:2-4

2Então, ele os ensinou: Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o teu nome; venha o teu reino;

3 o pão nosso cotidiano dá-nos de dia em dia;

4 perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a todo o que nos deve; e não nos deixes cair em tentação.

É chamada também de oração dominical ou a oração do Senhor.

Na verdade é a oração dos discípulos, pois Jesus vai ensinar aos seus seguidores como eles deveriam falar com Deus.

A oração do Pai nosso é a mais didática oração na bíblia. Ela nos ensina algo que frequentemente nos esquecemos ou muitos nem sabem disso:

Nós devemos orar pela glória de Deus.

O Pai nosso contém 7 petições, sendo que 3 são para que Deus glorifique a Si próprio, as outras 4 são para que ele trabalhe em nossa vida.

O que está acontecendo quando Jesus faz esta oração?

Jesus estava orando sempre. Em certa ocasião um dos discípulos espera Jesus terminar e pede que ele o ensine também.

Afinal de contas, João Batista já havia ensinado aos seus discípulos e eles também queriam aprender ( Lucas 11:1)

Essa era uma pratica comum, os mestres piedosos costumavam ensinar seus discípulos a orar.

Lemos na bíblia que o Senhor Jesus realizou muitos milagres: andou sobre as águas, transformou água em vinho, curou enfermos, ressuscitou mortos, etc.

O apóstolo João chega a dizer que se tudo o que Jesus fez fosse relatado seriam escritos tantos livros que nem o mundo inteiro os comportaria (João 21:25).

O mais interessante é que os discípulos não pediram a Jesus que os ensinasse a andar sobre as águas ou acalmar a tempestade ou qualquer outro milagre.

Eles foram sábios e pediram o que realmente deve ser também o nosso anseio, mais do que qualquer outra coisa…

Eles dizem a Jesus: “Ensina-nos a orar” (Lucas 11:1).

Como orar o Pai Nosso?

Há quem se pergunte se é correto repetir a oração do Pai Nosso, quem é evangélico costuma ter esta dúvida.

Já na visão de pessoas de perspectiva católica, é uma prática recorrente rezar o Pai Nosso.

Mas na bíblia o que nós temos? Temos uma proibição ou um incentivo para recitá-la?

É importante notar na passagem bíblica em questão que Jesus disse: “vós orareis assim”. Ele não disse: “vós orareis está oração”.

Todavia embora Jesus não nos tenha mandado repeti-la exatamente nas mesmas palavras, certamente não há nenhum problema em fazê-lo.

Podemos sim, usá-la em nossa vida pessoal ou na vida devocional da igreja.

Mas é preciso sempre nos lembrarmos que o propósito principal de Jesus era nos mostrar um modelo de oração.

Era um esboço daquilo que devemos priorizar quando nos dirigimos a Deus, não um mantra.

Na bíblia, o contexto é sempre muito importante. Quando lemos os versos anteriores e posteriores, temos uma compreensão muito mais adequada.

Aqui não é diferente, em Mateus 6, antes de chegarmos na oração em si (no verso 9) lemos no versículo 7 que não devemos usar de vãs repetições.

Jesus fala de pessoas que pensavam que pelo seu muito falar seriam ouvidas pelos seus deuses.

Mas o nosso Pai não é como os ídolos que precisam ser importunados com repetições incessantes até que se cansem e decidam atender ao seu adorar.

Jesus ensina que o nosso Pai sabe das nossas necessidades antes mesmo de orarmos. (Mt 6:8)

Então, porque orar?

Este evento da oração do Pai Nosso na bíblia nos ensina algo muito importante:

devemos orar, pois esta é a forma de nutrirmos comunhão com Deus. Pessoas que se amam, se falam.

Ninguém pode dizer que ama a Deus se não ora. Tampouco ninguém pode esperar coisas grandes de Deus se não é dado a esta prática.

Como disse anteriormente, os discípulos presenciaram grandes milagres de Jesus, mas porque disseram a ele: “ensina-nos a orar” ao invés de dizer: “ensina-nos a curar” ?

Certamente eles perceberam a inseparável relação que havia entre as horas que Jesus passava de joelhos dobrados e os milagres que ele fazia.

O motivo primário da oração é nutrirmos comunhão com Deus e glorificarmos o seu nome, mas a consequência disso é uma vida repleta de bênçãos de Deus.

Qual o significado da oração do Pai nosso?

Para que o propósito da oração do Pai Nosso na bíblia seja alcançado é necessário que ele seja devidamente explicado.

Não há nada de errado em repeti-la, mas se o seu propósito é a modelagem e não a repetição, o que precisamos entender?

Este é o nosso maior modelo de oração, no qual temos, como disse anteriormente, uma lista do que deve ser a nossa prioridade ao falar com Deus.

Mas não somente isso, também significa que um movimento fluido que devemos aprender com Jesus.

Existem alguns elementos que são de vital importância quando falamos com Deus e para observá-los devemos seguir 4 passos:

  1. Adoração
  2. Confissão
  3. Ações de Graça
  4. Súplica

Ou seja, aprendemos com nosso Senhor que em nosso diálogo com Deus, devemos adorá-lo por tudo aquilo o que Ele é.

Devemos confessar os nossos pecados, buscando dele o perdão, que somente por Cristo, Ele nos concede.

De igual modo, devemos manifestar ações de graça. Um coração grato por reconhecer que Deus nos dá inexplicavelmente mais do que poderíamos merecer.

E por fim, fazemos a Deus a súplica. Colocamos diante dele as nossas necessidades. Não que ele não as conheça, mas porque tem prazer em nos ouvir.

Gostou? Quer fazer meu Curso, o Método Teologia Descomplicada? ACESSE AQUI

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Bom dia meu amigo que o nosso Deus abençoe seu dia e sua família amém, como sempre, seus ensinamentos nos enriquece, que o nosso Deus, continue te abençoando, dando discernimento e conhecimento profundo da palavra de Deus, para que vc possa nos ajudar também, abraço…..

  2. Glória a Deus tenho aprendido muito com seus estudos que Deus te abençoe muito e que vc continue nessa humildade e simplicidade paz aguardo muito mais seus estudos pois são de grande valor .