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O PRESBÍTERO PODE SER SOLTEIRO? – por Thiago Oliveira

 A pergunta que intitula esse pequeno texto foi feita a mim por um gentil
seminarista quando eu disse que exercia a função de presbítero. Eu, noivo,
porém ainda não casado componho o presbitério da minha igreja. Estaria isso
errado? Em 1 Timóteo 3:2 não diz que ele deve ser “marido de uma só mulher”, ou
seja, casado? Antes de esclarecer tal questão controversa, seria bom atentarmos
para duas outras perguntas: Quem são os presbíteros e quais as suas funções na
Igreja?

Hoje, a nomenclatura “Pastor” é muito difundida no seio cristão, mas na
Igreja Primitiva, a igreja do século I, o que pastoreava era conhecido por
“Presbítero” (Ancião, no grego) ou “Epíscopo” (Supervisor, no grego, que na
tradução portuguesa de João Ferreira de Almeida, tornou-se Bispo). Para provar
a equivalência desses termos basta analisar o texto de Atos 20, em que o Apóstolo
Paulo convoca a liderança de Éfeso, quando ainda estava em Mileto, para se
despedir e lhes aconselhar. O verso 17 menciona ancião (presbítero) e no 28, o
termo usado é bispo (epíscopo). Essa mesma equivalência acontece no capítulo
primeiro de Tito (veja Tito 1: 5 e 7).
No já citado texto de Atos 20: 28, a atribuição do presbítero é clara:
“apascentar a igreja de Deus”. Outra passagem que trata disso e vale a pena ser
transcrita é 1 Pedro 5:1-3:
“Aos presbíteros, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também
presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da
glória que se há de revelar: Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós,
tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância,
mas de ânimo pronto; Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas
servindo de exemplo ao rebanho”.
Notem que Pedro, se inclui na categoria de presbítero, mesmo sendo
Apóstolo (1Pe 1:1). Não poderia ser diferente, uma vez que, o próprio Cristo o
conferiu a tarefa de apascentar o seu rebanho (Jo 21:15). A partir daqui já
podemos esboçar uma resposta ao título do texto: O presbítero pode ser
solteiro? Sim, ele pode. Como cheguei a esta conclusão? Explicarei: Se os
apóstolos também são bispos, pois apascentam a Igreja, logo chegamos ao exemplo
de Paulo. O Apóstolo dos Gentios era celibatário e aos irmãos de Corinto
confessa que preferia que os solteiros não se casassem (1Co 7: 1, 7, 32 ,33 e
35).
Mas e quanto à recomendação de que o presbítero deve ser marido de uma
só mulher? Bem, existem duas linhas interpretativas que considero mais
coerentes, dentre várias que surgiram no decorrer dos séculos. A primeira é a
de que Paulo faça uma referência ao segundo casamento em caso de viuvez. Mesmo
sendo permitido nesta circunstância, o segundo matrimônio não era tão estimado
quanto à condição de permanecer viúvo. Em seu comentário, J.N.D. Kelly¹ relata
que há diversas evidências na literatura e nas inscrições funerárias pagãs e
judaicas de que permanecer solteiro após a morte do cônjuge, ou até mesmo após
desquite era considerado meritório. Em 1 Coríntios 7:39-40, percebemos que
Paulo compartilha dessa visão:
 
“A mulher casada está ligada pela lei
todo o tempo que o seu marido vive; mas, se falecer o seu marido fica livre para
casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor. Será, porém, mais
bem-aventurada se ficar assim, segundo o meu parecer, e também eu cuido que
tenho o Espírito de Deus”. 
Com relação à segunda linha exegética, ela tem como defensores
Crisóstomo e Calvino, e afirma que Paulo está proibindo veementemente os bispos
de serem polígamos. A poligamia era prática usual entre os judeus, beirando a
legalidade. Sobre isto, Calvino² escreveu:
“Tal coisa (a poligamia) se originou em parte de uma perversa imitação
dos antigos pais – pois liam que Abraão, Jacó, Davi e outros foram casados com
mais de uma esposa, concomitantemente, e assim criam que lhes era permitido
viver da mesma forma – e, em outra parte ela era uma corrupção aprendida dos
povos circunvizinhos, porquanto os homens orientais nunca observaram o
matrimônio conscienciosa e fielmente”.
Mesmo após argumentar que o presbítero pode ser solteiro, todavia
considero recomendável que se case. O matrimônio é uma escola para quem deseja
liderar, pois do casamento surge a família, que nada mais é do que uma pequena
comunidade onde os diferentes tem que conviverem entre si. Ademais, é melhor
que o homem case para que não viva abrasado e seja tentado a cometer o pecado da
fornicação (1 Co 7: 2 e 9).
À guisa de conclusão gostaria de expressar que a maior qualidade de um
presbítero está contida em Tito 1:9. O dom primaz de quem almeja o episcopado é
“reter com firmeza a palavra fiel”. O estatuto que rege a Igreja de Cristo é a
Palavra, sendo assim, cabe aos que pastoreiam serem bem instruídos nela. Assim,
o bispo estará apto, como diz Calvino, para ajuntar as ovelhas e espantar os
lobos e os ladrões. Talvez seja essa a maior carência de nossas congregações.
Faltam homens aptos para exortar de acordo com as Escrituras. Que o Senhor se
apiede de nós e nos conceda pastores seguindo o Seu coração (Jr 3:15). 
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NOTAS:
 
J.N.D. Kelly. 1, 2 Timóteo e Tito. Introdução e Comentário – Vida Nova. 
2 Calvino. Pastorais – Editora Fiel. 

2 Comentários

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  1. gostei da sua análise. eu tinha feito uma exegese um pouco rasa baseando-me somente em 1 tm 3 e tito 1 e tinha chegado à conclusão de que o presbítero tinha que ser casado, chegando até a concluir que Pedro tinha filho (baseado nas mesmas passagens). Vi em outro documento da IPB de Jundiai algo parecido. so fico com dúvida sobre como ser bom governante de sua casa sendo solteiro (??), uma coisa é governar uma casa com esposa e filhos, há mais responsabiliades, e outra é uma casasendo você o único.
    mas seu texto foi bastante elucidativo para mim.