AULAS GRATUITAS DE TEOLOGIA (Aprofunde o seu Conhecimento)

AULAS GRATUITAS DE TEOLOGIA (Aprofunde o seu Conhecimento)

CADASTRE O SEU MELHOR E-MAIL↓↓

As aulas serão enviadas para o seu email

COMO LER A BÍBLIA EM UM ANO: DICAS + PLANOS DE ESTUDOS

COMO LER A BÍBLIA EM UM ANO

1 – Várias versões da Bíblia
2 – Um horário definido
3 – Um caderno de anotações
4 – Um plano de Leitura (vou sugerir vários para você escolher o mais adequado)
5 – Um momento de Oração junto à sua leitura
6 – Perseverança durante o decorrer no ano 

Você já tentou ler a Bíblia alguma vez, mas no decorrer do caminho você se desanimou?

estudo biblico
Talvez você já tenha lido a Bíblia toda, mas você não conseguiu tirar muito proveito. Ou talvez você nunca tenha feito uma leitura completa da Palavra de Deus e deseja começar este ano de 2019 com este projeto, para conseguir chegar ao final do ano e ter a alegria, a gratificação de ter conseguido cumprir um plano de leitura da Palavra de Deus.
COMO LER A BÍBLIA EM UMA ANO: PROGRAME SEU CALENDÁRIO HOJE MESMO!
Então, estou aqui para te ajudar e, já que é a duvida de tantas pessoas que entram em contato conosco, fazendo-nos este tipo de pergunta, quero dar para você 6 dicas para você fazer um estudo bíblico eficaz em um ano. SE PREFERIR, ACESSE O CONTEÚDO EM VÍDEO

 

1º PASSO: ADQUIRA VÁRIAS VERSÕES DA BÍBLIA

Como estudar a Bíblia em um ano sozinho? Precisamos de companhia, mesmo que de outras bíblias!

Quando estudamos em grupo, pode ser que alguma coisa que não entendemos outras pessoas tenham compreendido, quando estudamos a bíblia sozinhos, ter outras versões da bíblia pode ser muito útil para nos explicar alguma passagem numa linguagem diferente.

A Bíblia tem várias versões, traduções diferentes. Para estudá-la em um ano, você deve estar ciente disso para não perder tempo pensando em qual tradução você deve adotar. A minha dica é adote todas (todas boas traduções) que você puder.

Se você quiser saber mais detalhes sobre traduções, recomendo o vídeo do Rev. Augustus Nicodemus explicando mais detalhadamente sobre o assunto. 

 Quais são as melhores? Vou indicar para você abaixo as versões mais confiáveis:

Listadas abaixo estarão algumas das versões clássicas e mais conhecidas. Cada igreja adota uma de sua preferência. Não sei qual tradução da Bíblia a sua igreja adota, mas recomendo fortemente que você tenha em sua casa, para seu estudo, uma versão da Bíblia que utilize uma linguagem mais atual, como é o caso da NVI (Nova Versão Internacional) e NTLH(Nova Tradução na Linguagem de Hoje).
Veja por exemplo os versículos bíblicos 1 e 2 do Evangelho de João, Capítulo 14
Na ACF (Almeida Corrigida Fiel)
    Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
     Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.
 Na NVI (Nova Versão Internacional)
    Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim.
     Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar.
Na NTLH (Nova Tradução na Linguagem de Hoje)
    Jesus disse: — Não fiquem aflitos. Creiam em Deus e creiam também em mim.
     Na casa do meu Pai há muitos quartos, e eu vou preparar um lugar para vocês. Se não fosse assim, eu já lhes teria dito
Uma pequena observação:
Antes que alguém se preocupe, deixe-me responder de uma vez: todas essas versões acima são da bíblia evangélica.
 
 
Não devemos confundir Nova Tradução na Linguagem de Hoje (bíblia evangélica, protestante) com A Tradução do Novo Mundo (versão usada pelas Testemunhas de Jeová).
Observaram a diferença do mesmo versículo bíblico em diferentes versões:
A primeira diz: “muitas moradas“; a segunda “muitos aposentos“; a terceira “muitos quartos“;
A primeira diz “eu vo-lo teria dito“; a segunda: “eu lhes teria dito; a terceira “eu já lhes teria dito
Por isso é importante ter não somente uma versão cuja a linguagem seja mais atual, mas também adquirir várias outras versões da bíblia, inclusive as mais antigas, pois em seu estudo, quando você não entender alguma passagem, você poderá recorrer a tantas versões quanto você desejar.
Se você não tem condições de comprar várias bíblias, você pode acessar todas que citei acima e mais algumas outras tradicionais e confiáveis pela internet:
Tradicionais
Linguagem Atual

2º PASSO: TENHA HORA DEFINIDA PARA ESTUDAR

Como estudar a bíblia em um ano sem separar um momento? Só dedicamos nosso tempo ao que realmente importa para nós!

 É muito importante você ter uma hora do seu dia, conforme a sua preferencia, seja manhã, tarde ou noite, que você irá dedicar exclusivamente para realização do seu estudo bíblico.

Embora tenhamos muitas tarefas para realizar durante o dia: trabalho, estudo, afazeres domésticos, e, normalmente, a noite, a igreja ou outros compromissos, é necessário estabelecer o seu momento para o estudo, caso contrário você sempre irá priorizar as outras coisas e nunca encontrará tempo para a Bíblia. Estudar a Palavra de Deus em um ano requer que você tem uma hora (um momento) para o seu estudo bíblico.
Bastará faltar um dia de estudo e você já se sentirá menos motivado para retornar no próximo dia.
Então seja firme, separe uma hora em que você saiba que ninguém irá te interromper. Você pode acordar um pouco mais cedo, ir dormir um pouco mais tarde, ou usar seu horário de almoço. O mais importante é ter disciplina e respeitar o horário que você escolheu.
Haverá sempre uma série de “inimigos da sua atenção”.
Toda vez que você se propõe a estudar a Palavra de Deus surgem incontáveis distrações, por isso é melhor se precaver: coloque seu celular no modo silencioso, ou preferencialmente o desligue; não se conecte a redes sociais como Facebook, Instragram, etc; fique longe do WhatsApp, são apenas alguns minutos de isolamento, não te fará mal algum, ao contrário, permitirá que você tenha mais comunhão com Deus.

3º PASSO: TENHA UM CADERNO DE ANOTAÇÕES BÍBLICAS:

Como ler a bíblia em um ano sem anotar nada? Não dá!

Ter um caderno de estudo é muito importante porque possibilita diversos benefícios tanto para a fixação do seu conhecimento como para o seu crescimento, observe alguns que listei para você:

     À medida que você for lendo a Bíblia, surgirão passagens ou detalhes que chamarão a sua atenção; você terá certas compreensões das quais poderá não se lembrar depois 
     Vão aparecer dúvidas relevantes de fatos que você ainda não entende (o que é absolutamente normal). Você precisará anotar esses questionamentos para, em um momento oportuno, esclarecê-los.
    Futuramente você pode querer consultar informações sobre alguma passagem da Bíblia que você já estudou e, deste modo, ela estará ali, disponível para você. Sendo possível localizá-la muito mais facilmente
    A médio ou longo prazo normalmente relemos nossa anotações e no caso do caderno de estudos bíblicos, quando você pegá-lo daí há alguns meses ou quem sabe até anos e ver como era a compreensão que você tinha da Bíblia naquele momento em comparação com a forma que você a vê agora, você poderá acompanhar o seu crescimento no conhecimento da Palavra de Deus.
    Em último lugar está o fato de você poder anotar aqueles versículos bíblicos que mais tocam você, que mais prendem a sua atenção e memorizá-los. Se você prega ou é professor de Escola Bíblica Dominical, por exemplo, pode usar os versículos que memorizou na pregação ou ensino. Caso você trabalhe com evangelismo, os versículos bíblicos que decorou serão úteis na evangelização; ou mesmo se não desempenha nenhuma atividade na igreja no momento, ainda assim, guardar esses versículos da Palavra de Deus na sua mente e coração será extremamente necessário para momentos conturbados em sua vida em que você não tenha a Bíblia em sua mãos.

4º PASSO: TENHA UM PLANO DE ESTUDOS BÍBLICOS

 Como estudar a Bíblia em um ano sem um plano de Estudo bíblico? Planejamento é tudo!

Se você quiser fazer um estudo bíblico detalhado, constando todos os livros da Bíblia, dificilmente ele poderá ser realizado em apenas um ano. Se o seu desejo é abranger neste período de tempo – 1 ano – de Gênesis à Apocalipse, então você precisará focar na sua leitura, não será possível parar para fazer tantas anotações nem parar muito para fazer pesquisas sobre algum assunto sobre o qual se tenha dúvida.

Porém quando o planejamento para de leitura para um ano é mais modesto, como por exemplo, abranger apenas os Profetas Maiores e Menores ou o Pentateuco (5 primeiros livros da Bíblia); ou os Evangelhos ou as Epístolas etc… aí sim, é possível você interagir com outros tipos de leituras que acrescentem informações e esclareçam dúvidas relativas ao que você aos textos bíblicos que você está lendo
Quem planeja ler a Bíblia toda em um ano, necessita ler vários capítulos por dia. Minha recomendação, em especial para quem está começando a ler a Bíblia sistematicamente é que inicie pelo Novo Testamento, por pelo menos dois motivos:
PRIMEIRO: é bem menor que o Antigo Testamento, sendo mais fácil lê-lo em um ano.
SEGUNDO: com exceção do livro de Apocalipse, é bem mais fácil de compreender comparado com o Antigo Testamento.
Assim é possível ler todo o NT, fazer pequenas anotações e pesquisas do período de um ano. Porém se você quer fazer um estudo mais focado, você pode por exemplo se dedicar a leitura dos Evangelhos, comprar comentários bíblicos de cada um desses quatro livros da Escritura e se aprofundar no conhecimento destes livros cuja compreensão é indispensável para todo cristão.
É necessário definir o que se quer estudar em 1 ano, traçar um plano eficaz de estudo e segui-lo à risca, faça sol ou faça chuva, você precisa prosseguir como seu planejamento. Se você tiver feito o seu plano baseado na sua realidade, considerando o tempo que você realmente tem disponível, dificilmente ele se tornará ineficaz.

O Site Voltemos ao Evangelho preparou um Plano de Leitura OranteAbaixo você pode baixar em alguns planos de estudos disponibilizados pela SBB (Sociedade Bíblica do Brasil

BAIXAR PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA COMPLETA EM UM ANO

BAIXAR PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA ADAPTADO

BAIXAR PLANO DE LEITURA NT, SALMOS E PROVÉRBIOS

BAIXAR QUADRO PARA MARCAR TEXTOS LIDOS (PDF)

BAIXAR PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA PARA CRIANÇAS

BAIXAR PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA COMPLETA PARA IMPRIMIR

BAIXAR PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA PARA JOVENS


5º PASSO: NÃO DESPREZE A ORAÇÃO

Como estudar a bíblia em um ano sem oração? A oração é o oxigênio da alma!

 Em hipótese alguma podemos separar a leitura da Bíblia da oração. Essas duas coisas andam juntas e não podem nunca ser praticadas dissociadamente. Para você conseguir ler a Bíblia em um ano, não se engane, não será suficiente apenas boas versões, anotações, disciplina e planejamento, falar com o Autor  deste livro bendito é imprescindível

Você pode orar antes de iniciar seu estudo bíblico ou depois. Seja antes: objetivando obter de Deus capacitação para compreensão da Sua Palavra; seja depois: como intuito de aplicar ao seu coração às verdades de Deus que você estudou.Ou ainda melhor: se possível,ore antes e depois do seu estudo bíblico. Ah… e quando terminar um ano de leitura da bíblia não se esqueça, ore também agradecendo.
Saiba de uma coisa: o conhecimento não vai cair do céu! Não é porque somos crentes, porque Deus é onipotente e estamos estudando a Sua própria Palavra que não necessitamos nos esforçar, ao contrário: só pode encontrar os tesouros “escondidos” da Escritura, quem cava fundo.

 Deus nos deu uma mente, cérebro, cabeça, inteligência… exatamente para que nós obtermos mais conhecimento acerca dele, de sua bendita pessoa, mas não adianta buscarmos conhecê-lo e ignorar a oração, pois é através dá oração que Deus irá tanto aplicar as verdades que aprendemos em sua Palavra como também abrir o nosso entendimento. 

Se você quer um plano de leitura da bíblia que concilia também oração, recomendo o material desenvolvido pelo site Voltemos ao Evangelho → 10 Planos de Leitura Bíblia e Orante para 2018

6º PASSO: TENHA FORÇA DE VONTADE

Como estudar a Bíblia em um ano ser força de vontade? Saber a importância do que queremos  é fundamental!

Você precisa estar certo que é isso mesmo que você quer fazer e que você deseja terminar o período de um ano tendo concluído seu um plano de estudo da Bíblia: seja ela toda, seja uma seção.

Força de Vontade e perseverança são fundamentais. Um ano, ao contrario do que pensamos, as vezes, passa muito rápido. 

Você precisa se lembrar sempre o quanto seu estudo bíblico tem prioridade, pois somente sabendo as maravilhas do lugar onde você quer chegar, você pode caminhar mesmo em meio ao desanimo sem se entregar a ele. Quem se encontra no deserto a beira de desistir, quase se entregando a morte, pode caminhar ainda muitos dias se tiver em si a certeza que um oásis o espera no final.

Seja determinado, enfrente todos os obstáculos, estude todos os dias, pois apenas um dia sem estudar pode ser o suficiente para minar a sua motivação. Sempre que o desanimo vier, lembre-se que ao final de um ano estudando a Palavra de Deus, você não vai ser mais o mesmo.

Gostou das dicas de como estudar a Bíblia em um ano?

Quero indicar para você um instrumento que vai resolver a sua falta de tempo; a falta de dinheiro para pagar um curso de teologia caro, a falta de conhecimento da Palavra de Deus e vai te dar tudo o que você precisa para começar seus estudos hoje mesmo de forma descomplicada, numa linguem simples:

Você vai conhecer a Bíblia toda. Vai ter acesso a um Estudo de Teologia Bíblica completo.
Entenderá a mensagem e o ensino presente em toda a Bíblia

  • APRENDA a Bíblia de Gênesis a Apocalipse com professores qualificados
  • 100% Online (economiza seu tempo, pois você faz em casa mesmo)
  • AULAS em Vídeo (você também pode baixar o áudio da aulas)

Super recomendo a você o Curso CONHEÇA A SUA BÍBLIA DE CAPA A CAPA, do Presbítero André Sanchez

http://bit.ly/2BScF3g


Bom… é isso! Tenho certeza que essa dica vai ajudar muita gente!
Compartilhe com mais pessoas, comente e se quiser mais dicas, fale comigo. Abraço, fiquem na Paz!!

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *