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COMO SUPORTAR AS PROVAÇÕES (parte 3)

COMO SUPORTAR AS PROVAÇÕES (Tiago 1.2–12)

PARTE III

por John MacArhtur  
Tradução: Thiago Mancini  

passando pela prova

     Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações;
     Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência.
     Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma.
     E, se algum de vós tem falta de sabedoria, Peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.
     Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte.
     Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa.
     O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos.
     Mas glorie – se o irmão abatido na sua exaltação,
     E o rico em seu abatimento; porque ele passará como a flor da erva.
     Porque sai o sol com ardor, e a erva seca, e a sua flor cai, e a formosa aparência do seu aspecto perece; assim se murchará também o rico em seus caminhos.
     Bem – aventurado o homem que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.”
(Tg 1.2 – 12).

     Abra
sua bíblia em Tiago capítulo 1 aonde nós temos olhado para a questão de
transformar os problemas em triunfos. Tiago capítulo 1, nós temos olhado
através do versículo 2 até o versículo 12, me permita ler este texto para você,
Tiago 1.2 – 12:
     Meus
irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações;
     Sabendo que
a prova da vossa fé opera a paciência.
     Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para
que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma.
     E, se algum
de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o
não lança em rosto, e ser–lhe–á dada.
     Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que
duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma
para outra parte.
     Não pense
tal homem que receberá do Senhor alguma coisa.
     O homem de
coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos.
     Mas glorie
– se o irmão abatido na sua exaltação,
     E o rico em
seu abatimento; porque ele passará como a flor da erva.
     Porque sai
o sol com ardor, e a erva seca, e a sua flor cai, e a formosa aparência do seu
aspecto perece; assim se murchará também o rico em seus caminhos.
     Bem-aventurado
o homem que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da
vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.”  (Tg 1.2 – 12).
     É um acontecimento comum encontrar pessoas
que pensam que elas são cristãs ou que pensam que elas eram cristãs, que sentem
que estavam salvas, que acreditam que conheciam a Deus, e que acreditam que em
algum ponto de suas vidas elas fizeram uma decisão ou alguma espécie de
comprometimento que lhes assegurou a posição de cristãos… até… até que
alguma dificuldade muito severa se levantou na sua vida, até que ela foi
exposta a algum desafio, a alguma provação, a alguma sobrecarga insuportável
que expôs o fato de que esta pessoa, na verdade, nunca foi cristã.
     A fé desta pessoa foi testada através das
provações e esta pessoa foi encontrada morta na fé, com uma fé não – salvadora.
Ao invés de encontrar recursos e conforto em Deus e nas Escrituras através das
provações, estas pessoas abandonam a Deus.
     Este é um acontecimento comum. Felizmente,
as provações fazem a pessoa despertar para a sua verdadeira condição
espiritual, e é essencial na vida cristã ser despertado para o seu verdadeiro
estado espiritual; mas tragicamente muitas pessoas se afastam do que uma vez
confessaram.
     Através da epístola de Tiago, Tiago está
preocupado sobre este problema. Tiago está preocupado sobre a fé viva, a fé
real. Tiago está preocupado sobre o verdadeiro cristianismo, sobre a salvação
genuína.
     E do começo ao fim da epístola de Tiago,
Tiago dá uma série de testes que revelam o caráter verdadeiro da fé de uma
pessoa.
     É o tipo real de fé que salva, ou é uma
espécie de uma farsa de uma fé morta que não salva? Através de toda a epístola
de Tiago existem testes para a fé verdadeira, e francamente, dentro da
conjuntura da igreja, dentro da conjuntura do Cristianismo, não existe um
assunto mais importante.
     Nós precisamos ser capazes de reconhecer a
nossa verdadeira condição espiritual, reconhecer a nossa fé e discernir se é
uma fé viva ou se é uma fé morta.
     Agora, como eu disse, existe um número de
testes que Tiago dá, mas o primeiro teste que ele dá é como o cristão responde
às provações.
     O versículo 12 diz que quando uma pessoa
persevera na provação, isto é perseverar na fé, perseverar na confiança em
Deus, perseverar na confiança em Jesus Cristo; quando a pessoa persevera na
provação, se agarrando em Deus, se agarrando em Cristo, de modo inabalável em
sua fé, ele foi aprovado e é ele quem vai receber a coroa que é a vida eterna.
Aquela coroa prometida para todos que verdadeiramente e genuinamente amam o
Senhor.
     “Bem-aventurado o homem que suporta, com
perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa
da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam.” (Tg 1.12) – (ARA).
     O primeiro teste, então que Tiago traz até
nós é o teste da fé genuína que vem através das provações.
     Volte por um momento para o Evangelho
Segundo Lucas, capítulo 8, aonde uma declaração muito familiar é feita por
nosso Senhor neste contexto. Nós temos ouvido isto em mais algum lugar, mais
precisamente no Evangelho Segundo Mateus.
     Mas em Lucas 8.13, Jesus descreve um certo
tipo de pessoa que escuta o Evangelho e que diz no versículo 13 que é como se a
semente do Evangelho tivesse caído em um solo rochoso:
     “A que caiu sobre a pedra são os que,
ouvindo a palavra, a recebem com alegria; estes não têm raiz, crêem apenas por
algum tempo e, na hora da provação, se desviam.” (Lc 8.13).
                                                                                                                                         
     Existem certas pessoas que são como um
solo rochoso, um solo cheio de rochas.
     Há uma respostas inicial, uma reação
inicial que é positiva, uma fé inicial: “A que caiu sobre a pedra são os que,
ouvindo a palavra, a recebem com alegria…”  (Lc 8.13a).
     Mas estes não tem raiz: “… estes não têm
raiz, crêem apenas por algum tempo e  [ …e aqui é que está a questão… ],
na hora da provação [ em tempos de
teste, em tempos de tentação, em tempos de provação… ]
, se desviam.” (Lc
8.13).
     Agora, você está muito familiarizado com
isto. Jesus contou a parábola sobre os tipos de solo e disse que existe um tipo
de solo que tem terra rasa na superfície, mas que por baixo da superfície é um
solo rochoso.
     E então, quando a semente é plantada, e
começa a crescer em direção ao sol e receber a água que está disponível, e logo
cedo as raízes vão para baixo, e batem na rocha, as raízes não podem receber
mais água e eventualmente o sol vai queimar a planta que está acima do solo até
ela murchar e morrer. [ ver Lucas 8.4 – 15 ].
     Isto é realmente uma ilustração ou uma
imagem das provações escaldantes que sobrevêm à nossa vida. Existem
determinados momentos na nossa vida quando nós enfrentamos estes tipos de
provações, e eles se tornam significativamente, Jesus diz, um teste para nós…
em tempos de provação, ou o tempo de teste.
     Tempo é “kairós”, e não “chronos”, você
fala sobre um cronômetro, isto é, alguma coisa que conta o tempo cronológico,
ou o tempo sequencial em um relógio ou em um cronômetro.
     Não estamos falando sobre isto. Estamos
falando sobre “kairoswhich” que é um evento, ou uma temporada, ou uma época, ou
uma circunstância, ou um tempo destinado, ou um momento de oportunidade.
     Lá vem estes tipos de vezes e um alarido
daqueles tempos de provação, ou tentação ou teste, eles se desviam. Isto não
significa que uma vez eles pertenceram a Deus e que agora não pertencem mais a
Deus.
    
     Isto não é verdade. Eles nunca deram frutos,
e fruto é uma evidência de que verdadeiramente pertenceram a Deus. Eles
simplesmente fizeram algum tipo de afirmação de fé superficial que não durou,
por que não poderia sobreviver às provações.
     Elas são como aqueles de I Timóteo 4.1 que
apostataram da fé.
     “Ora, o Espírito afirma expressamente que,
nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos
enganadores e a ensinos de demônios.” (I Tm 4.1).
     Estes mesmos tipos de pessoas são
descritas em I João 2.19.
     “Eles
saíram de nosso meio; entretanto, não eram dos nossos; porque, se tivessem sido
dos nossos, teriam permanecido conosco; todavia, eles se foram para que ficasse
manifesto que nenhum deles é dos nossos.” (I Jo 2.19).
     O mesmo tipo de pessoa está em Hebreus
capítulo 3. Em Hebreus 3, estas pessoas que apostataram da fé depois de terem
sido expostas ao Evangelho. O mesmo tipo de pessoa também está em Hebreus 6 que
tendo percorrido todo o caminho da plena revelação do Evangelho apostata da fé
e é impossível para eles serem renovados para o arrependimento.
     “É impossível, pois, que aqueles que uma
vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes
do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus e os poderes do mundo
vindouro, e caíram, sim, é impossível outra vez renová -los para
arrependimento, visto que, de novo, estão crucificando para si mesmos o Filho
de Deus e expondo-o à ignomínia.
     Porque a terra que absorve a chuva que
freqüentemente cai sobre ela e produz erva útil para aqueles por quem é também
cultivada recebe bênção da parte de Deus; mas, se produz espinhos e abrolhos, é
rejeitada e perto está da maldição; e o seu fim é ser queimada.” (Hb 6.4 – 8).
     Estes textos não se referem aos cristãos
verdadeiros, mas àqueles que fazem uma profissão de fé superficial, mas quando
a provação vem para testar a sua fé, ele apostata da fé por que não suporta a
provação.
     A semente em Lucas 8, encontra um pouco de
terra na superfície mas não a quantidade de terra suficiente para criar raízes.
Então, a ideia aqui é que simplesmente nunca houve nenhuma raíz, nunca houve
uma absorção substancial.
     A união… a união imaginária com o solo
era apenas aparente, e nunca houve na verdade um relacionamento verdadeira
entre a somente e a terra. De modo que quando o sol chega, a planta murcha até
morrer.
     Agora, Tiago sabe que o Senhor ensinou
isto. Tiago, você se lembra, é o irmão do Senhor, mencionado como seu irmão no
décimo terceiro capítulo do Evangelho segundo Lucas nos versículo 55 e 56. [1].
     Então, quando Tiago começa a epístola, com
uma série de testes da fé viva, ele começa com a questão das provações sabendo
que Jesus tornou o assunto das provações em algo muito importante. O versículo
3 chama isto de o teste da sua… o quê?… da sua fé. As provações sempre
testam a sua fé.
     Escute o que eu vou dizer agora, é muito
importante. As provações não podem destruir a fé verdadeira. Você escutou isto?
As provações não podem destruir a fé verdadeira por que a fé verdadeira é um dom
de Deus e a verdadeira fé salvadora é para sempre.
     Nós estamos seguros por que Deus nos deu
uma fé inabalável. Isto foi ilustrado por Jó que disse: “Ainda que ele me mate,
nele esperarei.” (Jó 13.15).
     As provações não podem destruir a fé verdadeira.
Mas embora não possam destruir, as provações podem testar a fé verdadeira. E as
provações vão revelar a fé morta.
     Tiago, então, está preocupado para testar
a genuinidade de nossa fé no que concerne à provações. E Tiago no diz que a fé
verdadeira, versículo 3, perdura. E mais abaixo no versículo 12, ele diz que a
fé verdadeira persevera… duas palavras que realmente identificam a mesma
coisa.
     A fé verdadeira não pode ser destruída
pelas provações, a fé verdadeira perdura, a fé verdadeira persevera mesmo
através das provações. Esta é a natureza da fé verdadeira.
     Então, trazendo provações nas nossas
vidas, Deus não está destruindo a nossa fé, Deus está manifestando a nossa fé.
Eu creio que uma das coisas mais encorajadoras na vida de um crente, e é claro
que à medida que eu envelheço eu passo mais por isto, é que você tem na vida
provação depois de provação depois de provação.
     Quando eu era criança eu sofri um terrível
acidente de carro, 17 anos de idade ou 18 anos de idade e eu fui jogado para
fora de um carro a 75 milhas por horas   
 (aproximadamente 120 km por hora),
e eu quase morri, além de diversas outras vezes em que a morte passou perto.
    
     Eu me recordo de cair de um precipício uma
vez e ficar pendurado por uma raíz até que eu fui ajudado a sair desta
situação, o que quase me custou a vida. Aconteceram algumas vezes no oceano
quando eu fiz coisas ridículas enquanto estava navegando e você pode realizar
que foi somente pela providência fortuita de Deus que você encontra ar na
profundidade de uma onda na qual você não deveria estar envolvido com ela.
     E você caminha através da vida e você
enfrenta os problemas com os seus filhos, e tão bem quanto você saiba, um tumor
cerebral no nosso filho, Mark, e um acidente que quase custou a vida da minha
esposa; e então, recentemente atravessando uma situação difícil quando por
algumas horas eu estive praticamente morto, de acordo com os doutores.
     E você enfrenta todas estas provações da
vida e você ainda por cima perde as pessoas que você ama. No último ano, a
minha irmã estava morrendo por causa do câncer, e poucas semanas atrás minha
mãe morreu. E você enfrenta provação, depois de provação, depois de provação e
nunca na vida de um verdadeiro crente estas provações podem destruir a fé deste
crente. Tudo o que estas provações fazem na vida do crente é expor a realidade
da fé verdadeira.
     E eu posso dizer honestamente a você que
eu… quanto mais eu vivo, mais provações eu enfrento, e não apenas as minhas
provações pessoais, mas as provações que eu enfrento como pastor da igreja, as
vezes em que tem havido assaltos na igreja, ou assaltos contra o meu caráter,
ou ataques pessoais contra mim, ou o compartilhar do carregar as cargas de
outras pessoas, o que também é de cortar o coração.
     Quanto mais destas provações você enfrenta
mais a sua fé vai se tornando inabalável e mais confiante você se torna de que
a sua fé é uma fé real.
     Eu suponho que houve um tempo quando eu
era jovem, que havia dúvidas. Você sabe, as vezes você pergunta a uma pessoa
jovem… Você já convidou a Cristo para entrar na sua vida? E eles vão dizer: “Sim,
25 vezes… ou 50 vezes… ou ainda, eu faço isto todo o tempo, por que eu só
quero estar seguro.” Eu não quero mais fazer isto, e você que é maduro no
Senhor também não quer. A sua fé já tem sido testada o suficiente de modo que
você sabe do que você é feito.
     E você sabe que não é a sua própria
mixórdia, você sabe que a sua fé é dom de Deus, certo? O tipo de fé que Deus dá
é o tipo de fé que perdura nos testes. E quanto mais esta fé é testada pelas
provações, mais esta fé é comprovada; e quanto mais esta fé é comprovada, mais
confiança você desfruta nesta fé de modo que a sua esperança se torna mais
forte.
     A fé verdadeira vai perseverar, não
importa o que aconteça. A fé verdadeira é provada e é testada em cada caso.
     Tendo dito isto, isto não nos divorcia de
estarmos envolvidos em provações, nos divorcia? Ainda é uma batalha aqui não é?
Você não pode abandonar o Senhor, você não pode abandonar a sua confiança no
Evangelho, você não pode simplesmente abandonar tudo e mergulhar no pecado como
se Deus houvesse desapontado você tão severamente que você está como que
abandonando a Deus pelo pecado para ver como Deus reage. Não… isto não
significa que, mas eu vou te dizer isto, quando você enfrenta provações existem
algumas coisas que você precisa fazer para ganhar algo de bom das provações que
Deus tem permitido na sua vida.
     Eu tenho visto verdadeiros cristãos
enfrentarem provações. A sua fé permanece intacta, mas as suas atitudes
certamente não. Você tem notado isto?
     E então, Tiago é muito instrutivo nesta
parte de abertura do capítulo 1 por que ele nos diz como suportar a provação. A
nossa fé vai resistir ao teste, e vai ser revelada pelas provações se é uma fé
verdadeira ou não. E eu me congratulo nisto e você deveria congratular – se
também por que isto é muito, muito importante e uma confiança maravilhosa saber
que você é genuinamente de Deus, que você tem uma fé genuína e verdadeira fé
salvadora que tem sido testada nas mais severas circunstâncias.
     Mas ao mesmo tempo, a sua fé está
resistindo aos testes, que é mínima, no nível de sobrevivência. Mas o desejo de
Deus não é que apenas que a sua fé sobreviva, mas que o teste se torne um ponto
muito claro do seu progresso espiritual… e que ao invés de segurar as unhas
com os dentes cerrados, você caminhe através dos testes e das provações
triunfantemente. Para fazer isto muitas coisas são necessárias, e nós estamos
olhando para estas coisas.
     Número um é uma atitude alegre… número
um é uma atitude. Versículo 2: “Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o
passardes por várias provações.” Considerar com toda a alegria, pura, sem
mistura, total e absoluta.
     Você diz: “Isto não é normal!”. Você está
certo, isto não é normal, mas é um mandamento.
     Alegrai – vos… com que frequência o
apóstolo Paulo diz para os filipenses se alegrarem?… com que frequência?…
sempre, e caso você não tenha percebido isto, novamente eu digo se alegre…
todo o tempo, todo o tempo, todo o tempo.
     “Alegrai – vos sempre no Senhor; outra vez
digo: alegrai – vos.” (Fp 4.4).
     Os cristãos deveriam ter uma incessante
atitude de alegria. Isto não significa que você deve andar por aí igual a um
bobo com um sorriso de orelha a orelha todo o tempo, isto não é real.
     Mas há uma confiança profunda, uma paz
profunda, uma tranquilidade profunda e uma emoção profunda e uma gratitude
antecipada que não pode ser tocada nem mesmo na superfície por nenhuma
experiência.
     Você deveria enfrentar as provações com
uma atitude alegre.
     Em segundo lugar, nós vimos no versículo
3, que deveríamos enfrentar as provações com um entendimento mental. “sabendo
que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança.” (Tg 1.3).
     Você tem que entender o que é que Deus
está fazendo. Deus está produzindo perseverança através das provações. Isto é,
perseverança, que é o poder da permanência. É um tremendo benefício por que a
vida segue acumulando provações, provações e provações, de modo que a fé
precisa aprender a ser perseverante.
     Se aproxime das suas tribulações com uma
atitude alegre e com um entendimento metal, “sabendo”… versículo 3, é a
palavra chave… “sabendo” o que é que este teste da sua fé está produzindo.
Está tornando você mais forte e mais capaz de perseverar.
     Em terceiro lugar, nós dissemos que a
maneira correta de se aproximar das provações é ter uma vontade submissa… ter
uma vontade submissa. Você sabe o que é que está acontecendo, Deus está
produzindo algum a coisa.
     Então, no versículo 4: “Ora, a
perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em
nada deficientes.” Isto quer dizer que as provações vão trazer a você
maturidade espiritual. Então, tenha uma vontade submissa.
     Através das provações nós somos levados à maturidade
espiritual.
     Eu fui lembrado nesta manhã por Dick
Mayhue que Joni Eareckson Tada escreveu um livro chamado When God Weeps (Quando
Deus Chora). E quando ela escreveu isto ela me perguntou se eu iria colocar
junto alguns… alguns pensamentos para um apêndice aonde as Escrituras dizem
sobre o que é que Deus está fazendo no nosso sofrimento.
     E naquele apêndice eu escrevi, “Descobrir
a mão de Deus em tempos de provação e de dificuldade é realmente uma descoberta
da Palavra de Deus.” Você nunca vai entender o que é que Deus está fazendo até
você olhar para a Palavra onde existe uma miríade de versículos da Palavra de
Deus que vão revelar para nós esta perfeição sobre a qual fala o versículo 4,
esta completude, este resultado perfeito, esta falta de nada que o Senhor está
tentando efetuar em nós através das provações.
    
     À medida que as provações vêm, elas
produzem perseverança. Quando nós permitimos desfrutar da provisão de Deus no
meio da provação, o ganho da perseverança tem um resultado cada vez mais
perfeito e que nos torna cada vez mais maduros à imagem de Jesus Cristo.
     Bem, à medida que eu olhava para a lista
que estava naquele apêndice, eu não lembrei de tudo isto, mas estas são as
coisas que eu disse que Deus está fazendo para nos aperfeiçoar no sofrimento. E
aqui estão apenas alguns.
     “O sofrimento é utilizado para aumentar a
nossa consciência do poder sustentador de Deus a quem devemos o nosso sustento.
Deus utiliza o sofrimento para nos refinar, nos fortalecer e nos impedir de
cair. O sofrimento permite que a vida de Cristo seja manifesta em nossa carne
mortal e nos permite compartilhar do Seu sofrimento.
     O sofrimento nos fali, nos drena de todos
os recursos humanos e nos torna mais dependentes de Deus. O sofrimento nos
comunica a mente de Cristo a se despojar de Si mesmo e se tornar um servo e se
curvar às necessidades dos outros.
     O sofrimento nos ensina que Deus está mais
preocupado com o nosso caráter do que está preocupado com o nosso conforto. O
sofrimento nos ensina que o maior bem da vida cristã não é a ausência de dor;
mas sim a presença da maturidade espiritual, ou a perfeição.
     O sofrimento pode servir de lição de Deus
pelos nossos pecados e pela nossa rebelião. O sofrimento nos ensina obediência
e auto – controle quando vem em forma de correção.”
     “O sofrimento é uma forma voluntária de
demonstrar o amor de Deus pelo       
auto – sacrifício pessoal. O sofrimento é uma parte inevitável da luta
contra a nossa natureza caída e contra o pecado que está em nós.
     O sofrimento é uma parte da luta contra o
mundo maligno e contra Satanás e os demônios e as pessoas malignas. O
sofrimento é parte da luta para o avanço do Reino de Deus. O sofrimento é parte
da luta para a proclamação do Evangelho.
     O sofrimento é parte da luta contra a
injustiça. O sofrimento é parte da luta para elevar o nome de Cristo. O
sofrimento indica como os justos são capazes de compartilhar os sofrimentos de
Cristo.
     O sofrimento produz perseverança e a
perseverança produz uma       recompensa
eterna. O sofrimento força o amor mútuo e a ministração e a administração dos
nossos dons para o bem comum. O sofrimento nos faz socorrer uns aos outros.”
     “O sofrimento, então, ata os cristãos
juntos em um propósito comum. O sofrimento produz discernimento, que produz
conhecimento, entendimento, e nos permite compartilhar o que temos aprendido e
entendido com outros.
     Através do sofrimento, Deus é capaz de
obter o nosso espírito quebrantado e contrito que Ele deseja. O sofrimento
causa a nossa disciplina mental nos fazendo focar a nossa esperança na graça de
Jesus Cristo que há de ser revelada.
     Em outras palavras, o sofrimento torna o
céu ainda mais maravilhoso e nos faz antecipá-lo com uma quantidade ainda maior
de alegria. O sofrimento nos ensina a contar os nossos dias de maneira sábia
para que possamos nos apresentar a Deus com um coração sábio.
     O sofrimento é às vezes parte de alcançar
os perdidos com a mensagem do Evangelho. O sofrimento nos permite nos tornarmos
fortes o suficiente para superarmos a fraqueza.
     Deus deseja a verdade no mais íntimo e no
mais profundo de uma forma que Ele atinge através do sofrimento. O sofrimento
nesta vida vai ser recompensado na vida por vir. O sofrimento é sempre
relacionado com uma grande quantidade de graça.
     O sofrimento nos ensina a dar graças em
tempos de angústia e a apreciar os tempos em que não sofremos. O sofrimento
aumenta a fé. O sofrimento permite que Deus manifeste o Seu cuidado.” E eu
poderia dizer bem mais.
     Você precisa entender isto. É por isto que
Tiago diz no versículo 3 que você precisa saber o que é que está acontecendo
aqui. E então, no versículo 4, você precisa deixar isto acontecer.
     “sabendo que a provação da vossa fé, uma
vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação
completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.” (Tg 1.3 –
4).
     Então, com qual abordagem nós deveríamos
suportar as nossas provações? Com uma atitude alegre, com um entendimento
mental, com uma vontade submissa, e número quatro, nós vamos para o versículo
5, um coração crente.
     E nós fomos através disto na última vez,
apenas brevemente para mencionar isto a você. “Se, porém, algum de vós
necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes
impropera; e ser–lhe–á concedida.” (Tg 1.5).
     Isto simplesmente significa que Deus não
diz: “Bem, você quer sabedoria, você quer, bem, Eu vou dar a você exatamente o
que você merece, aqui vai uma pequena gota de sabedoria e uma ralha junto com
ela.” Não. Deus nos dá sabedoria generosamente e nunca nos reprova no processo.
     Agora, há uma condição, no versículo 6.
     “Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando;
pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento.
Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa; homem de ânimo
dobre, inconstante em todos os seus caminhos.” (Tg 1.6 – 8).
     Tal pessoa que é de ânimo dobre, como nós
falamos sobre isto, ânimo dobre, instável, que nas palavras dos Salmos 12.2 tem
um coração duplo, não vai receber nada do Senhor. Ele não vai até Deus com
dúvidas e disputas, questionando a Deus, desafiando a Deus, dizendo para Deus
que estaria melhor se fizesse o que quisesse fazer ao invés de seguir as
escolhas de Deus. Você não vai receber o alívio do seu sofrimento até que você
confie completamente em Deus.
     Mas quando você confia completamente em
Deus, quando você vai não como o duvidoso que vacila entra a dúvida e a fé, ele
é instável, instável em todos os seus caminhos. Mas aqueles que vêm com uma fé
verdadeira e pedem por sabedoria para entender as provações vai receber a
sabedoria.
     Agora, já que nós como que terminamos este
ponto, eu quero adicionar uma nota de rodapé à tudo isto.
     Você deve estar se perguntando a seguinte
questão… de que maneira Deus  entrega
esta sabedoria? Resposta: em primeiro lugar, através das Escrituras.
     Como eu mencionei a um momento atrás, um
entendimento daquilo que Deus está realizando no seu sofrimento é um
entendimento baseado nas Escrituras por que arranjado desta forma, e eu dei à
vocês uma longa lista de coisas que as Escrituras dizem que as provações tem a
tendência de cumprir.
     Então, a primeira coisa que acontece é
quando você pede a Deus por sabedoria no meio da sua provação, e você está
tentando descobrir por que isto está acontecendo e o que é que está acontecendo
e você não entende isto e você não consegue se agarrar a isto, e você vai a
Deus e você pede sabedoria a Deus, você está para ser direcionado de volta para
a Palavra de Deus.
     Em primeiro lugar, as respostas que você
precisa vêm da Escritura. Em segundo lugar, as respostas que você precisa vão
vir através das circunstâncias… as respostas que você precisa vão vir através
das circunstâncias.
     Pode ser a instrução de um professor, pode
ser a instrução de um amigo, pode ser a maneira de Deus providencialmente
ordenar as circunstâncias da vida até que você diga… Aha, eu vejo por que
isto está acontecendo, olhe para isto, olhe para o que tem acontecido, olhe o
rumo que as coisas estão tomando…como Deus começa a trabalhar
providencialmente no mundo ao seu redor e entre as pessoas que tocam a sua
vida.
     Agora, finalmente e aqui é aonde concluímos
isto, as provações são um teste da verdadeira fé. Nós não apenas vamos
enfrentar as provações e sobreviver, nós queremos enfrentar as provações
triunfantemente. E enfrentar as provações triunfantemente requer uma atitude
alegre, um entendimento mental, uma vontade submissa, um coração crente, e
finalmente, um espírito humilde… um espírito humilde.
     E obviamente isto é essencial. Eu quero
dizer, uma das coisas que Deus está fazendo no seu sofrimento é humilhar você.
Mas olhe para o versículo 9 até o versículo 11.
     “Mas glorie – se o irmão abatido na sua
exaltação, e o rico, em seu abatimento, porque ele passará como a flor da erva.
Porque sai o sol com ardor, e a erva seca, e a sua flor cai, e a formosa
aparência do seu aspecto perece; assim se murchará também o rico em seus
caminhos.” (Tg 1.9 – 11).
     É interessante como Tiago apenas escreve
aqui, e algumas pessoas podem pensar que estas coisas não estão relacionadas,
mas é por que no versículo 12, ele volta para a questão do sofrimento.
     “Bem-aventurado o varão que sofre a
tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor
tem prometido aos que o amam.”  (Tg 1.12).
     Portanto, isto está englobado neste contexto.
[ ver Tiago 1.9 – 10 ]. E então, Tiago passa a descrever como o vento seca a
grama e as flores o que é uma figura das riquezas terrenas. [ ver Tiago 1.11 ].
     Mas o denominador comum aqui no versículo
9 é a humildade, no caso do homem pobre e humilhação no caso do rico no
versículo 10.
     Esta discussão é fascinante, a propósito,
fascinante. Há um outro mandamento aqui, e o mandamento vem no versículo 9: “O
irmão, porém, de condição humilde     
glorie – se na sua dignidade.”
     Este é o irmão, alguns textos dizem, de
grau baixo, o irmão humilde. Esta é uma pessoa pobre, que está em baixo na
escala econômica, que está embaixo no gráfico de prestígio.
     Tipicamente, na Igreja, não existem muitas
pessoas nobres, não muitos nobres, como I Coríntios diz. E estes crentes
particulares que estavam espalhados por todo lugar, o versículo diz à respeito
deles: “Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que se
encontram na Dispersão, saudações.” (Tg 1.1).
     Eles eram vítimas da perseguição. Eles
foram despojados dos bens. Eles sofreram privações. Eles foram vítimas de
racismo e de intolerância religiosa.
     Aos longos do capítulo 5, os ricos são
condenados. No capítulo 5 e versículo 1 os ricos são condenados e uma das razões
no versículo 4 é por que a oração dos trabalhadores que trabalhavam nos campos
e que tiveram o pago retido nos campos estava clamando.
     “Atendei, agora, ricos, chorai lamentando,
por causa das vossas desventuras, que vos sobrevirão.” (Tg 5.1).
     “Eis
que o salário dos trabalhadores que ceifaram os vossos campos e que por vós foi
retido com fraude está clamando; e os clamores dos ceifeiros penetraram até aos
ouvidos do Senhor dos Exércitos.” (Tg 5.4).
     Os ricos não estavam… não estavam
pagando aos pobres que trabalhavam para eles. Os ricos estavam defraudando os
pobres. E então, no versículo 6, eles condenaram e executaram  o justo.
     “tendes condenado e matado o justo, sem
que ele vos faça resistência.”    (Tg 5.6).
     Os ricos eram culpados deste tipo de coisa
contra as pessoas pobres, somente para ressaltar que a pobreza na dispersão,
que os judeus dispersos, particularmente os judeus crentes, realmente eles eram
tipicamente pobres. Eles não podiam encontrar o caminho dentro da Comunidade
Judaica por serem chamados pelo nome de Cristo. a Comunidade Gentílica não os
queriam também por que eles pertenciam a Cristo e não tinha nada a ver com o
Paganismo Gentílico.
     Eles eram os pobres, do grego “tapeinos”,
literalmente a palavra para pobres. E Tiago lhes disse para se gloriarem… a palavra
aqui é “kauchaomai”, que significa vanglória, mas é a alegria ou a vanglória de
um orgulho legítimo.
     Você pode não ter nada no mundo, nada
mesmo, mas tudo bem. Que o irmão destas circunstâncias humildes se alegre e se
regozije na sua alta posição. Ele pode não ter nada no mundo, mas ele tem uma
alta posição com Deus. Ele pode ser a escória do mundo, ele pode ser, como o
apóstolo Paulo chama isto, a escória do mundo; mas mesmo assim ele pode se
alegrar por que o seu estado espiritual é de exaltação.
     Que ele se alegre nisto… literalmente é
dito, que ele se exalte… e nós poderíamos colocar entre parêntesis, que em
Cristo, ele é exaltado. Ele pode estar faminto, mas ele tem o pão da vida. Ele
pode estar sedento, mas ele bebe a água da vida. Ele pode ser pobre, mas ele
tem a verdadeira riqueza. Ele pode ser posto de lado pelos homens, mas ele é
recebido por Deus.
     E então, ele pode aceitar suas privações,
sua humilhação humana, sua solidão e se alegrar. Ele não precisa de mais nada.
A sua posição perante Deus é suficiente, é suficiente.
     Em Romanos capítulo 8 você tem uma
declaração muito similar feita no      
versículo 17, dizendo que nós somos filhos de Deus, então seus herdeiros
também, herdeiros de Deus e co – herdeiros com Cristo, se de fato sofrermos com
Ele nós também seremos glorificados com Ele.
     “Ora, se somos filhos, somos também
herdeiros, herdeiros de Deus e  co –
herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados.”
(Rm 8.17).
     Então, o apóstolo Paulo diz no versículo
18 que não considera o sofrimento do presente merecedor de ser comparado com a
glória a ser revelada no futuro.
     “Porque para mim tenho por certo que os
sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser
revelada em nós.” (Rm 8.18).
     Ou seja, de bom grado nós sofremos,
conhecendo a glória que está por vir. Nós temos uma herança reservada para nós
no céu, reservada para nós lá, uma herança que não se desvanece.
     Então, ele diz que se você é pobre, você é
humilhado socialmente e você é humilhado economicamente. Aceitar esta
humilhação por causa da pobreza é uma provação de vida curta, por que é apenas
para esta vida. E aqueles que são pobres, mas em Cristo tem a esperança da vida
eterna são ricos.
     Em outras palavras, não corra atrás da
alegria deste mundo, e você nunca vai ser desapontado. Se você está procurando
pela alegria nas circunstâncias da vida, você nunca terá a verdadeira alegria.
Se você anexar alegria às possessões terrenas, a qualquer status econômico
terreno, você perdeu o ponto. Aceite sua humilhação, é bom para você, mantém o
seu foco aonde deve estar e torna as realidades espirituais e todas as riquezas
eternas mais preciosas.
     Agora o homem rico, ele tem um problema
diferente. “O irmão, porém, de condição humilde glorie – se na sua dignidade, e
o rico, na sua insignificância, porque ele passará como a flor da erva.” (Lc
1.9 – 10).
     A maioria das pessoas ricas estão muito
preocupadas com a possibilidade de perder as suas riquezas. Mas que o irmão
rico se regozije quando estiver pobre. Que o rico se regozije quando o mercado
de ações quebrar. Que ele se regozije quando ele perder tudo por que ele não
deveria ter nenhum orgulho das suas possessões, e de qualquer forma não deveria
ter nenhuma esperança na sua posição. Que ele se regozije quando for humilhado
por que a humildade é bom para a vida espiritual.
    
     Havia algumas pessoas ricas na igreja
primitiva. Aqueles que eram ricos tinham que suportar um certo estigma. Você
sabe, o tipo de vida das pessoas ricas espera pessoas ricas, você tem notado
isto? Eles realmente não estão confortáveis com a ralé, o resto de nós.
     Mas você sabe, a igreja apenas rompe com
tudo isto. E se você está em Cristo você está como que preso com não muitos
nobres, nem muitos poderosos, as coisas vis deste mundo, as coisas comuns,
apenas nós, pessoas simples. Há uma certa quantidade de humilhação nisto. Os
ricos estão, portanto, misturados na vida, juntamente com as pessoas pobres.
     E você sabe o que acontece? O pobre
necessita de muito do quê eles têm. E se eles realmente honram a Cristo, eles
estão dispostos a compartilhar isto. Então, os ricos, mesmo que eles pudessem,
de um ponto de vista terreno, ter uma certa quantidade de prestígio, uma vez
que eles vão à Cristo, eles pertencem à família de Deus, e há uma certa
quantidade de humilhação com as pessoas com as quais eles tem que se associar.
     Bem, que o rico se regozije nisto, diz
Tiago. Que o rico se regozije nas suas humilhações. Que o pobre se regozije nas
suas humilhações. Que todos se regozijem nas suas humilhações por que o caminho
para a maturidade espiritual é estritamente através do processo da humilhação.
     O homem pobre pode se regozijar por que a
sua fé em Cristo o eleva acima das provações e ele contempla a glória da sua
posição em Cristo. O homem pobre que não possui absolutamente nada é humilhado
na vida social e é humilhado na vida econômica e é humilhado na vida em termos
de qualquer tipo de prestígio, que ele… que ele se eleve a grandes alturas
por que ele contempla que ele é de fato o filho de Deus que é rico além de
qualquer descrição. É só que ele ainda não recebeu a sua herança.
     E a fé faz uma coisa igualmente abençoada
para o irmão rico. Deus o preenche com o Espírito de Cristo. Isto o coloca
juntamente com o mais baixo e humilde e lhe dá um espírito de quebrantamento e
de humildade.
     Então, como o irmão pobre esquece toda a
sua pobreza terrena, o irmão rico esquece toda a sua riqueza terrena e os dois
se dão conta que são iguais em Cristo. A humildade verdadeira aceita os pobres
e os ricos. De qualquer maneira, não se ate muito fortemente ao que você tem e
não viva a sua vida tentando ter o que você não pode.
  
     Para enfatizar como tudo nesta vida é
temporário, Tiago dá uma ilustração. No fim do versículo 10 ele diz que todas
as riquezas terrenas da pessoa rica passarão como uma planta: “… porque ele
passará como a flor da erva.”; e as pessoas ricas, Tiago não está falando aqui
espiritualmente sobre as pessoas ricas, “por que a pessoa rica vai perder tudo,
todas as suas coisas terrenas.” No versículo 11 Tiago diz: “Porque o sol se levanta
com seu ardente calor, e a erva seca, e a sua flor cai, e desaparece a
formosura do seu aspecto; assim também se murchará o rico em seus caminhos.”
     Todas estas coisas são muito temporárias.
Se você não perde isto aqui, você vai perder quando você sair daqui. Existem
algumas flores em Israel, e Israel é um lugar realmente quente, que elas apenas
florescem e desaparecem.
     Tipicamente a anêmona e todos os outros
ramalhetes de flores, incluindo os lírios que crescem lá, eles como que chegam
em fevereiro e eles são literalmente queimados em Maio. Todos eles sabem disto.
Tudo vai ser queimado.
     Tiago está dizendo que você só precisa ser
humilde através de tudo isto, você só precisa aceitar que Deus está no processo
de tornar você mais humilde, e quanto mais humilde você é, menos dependente de
você mesmo você se torna, mais manso então você é, mais parecido com Cristo
então você é. Tiago, pelo jeito, tem muito mais a dizer sobre os ricos e sobre
as riquezas que nós não temos tempo para falar.
     Então, aqui está o primeiro teste de
Tiago. É um teste da fé verdadeira. Se você é realmente um cristão, você vai
sobreviver às provações. A provação pode ser a perda de um emprego. A provação
pode ser uma ofensa pessoal por alguém na igreja. A provação pode ser um affair
da esposa. A provação pode ser o marido que abandona a família. A provação pode
ser uma enfermidade no coração, pode ser um câncer ou pode ser qualquer outra
doença. A provação pode ser uma criança que nasce com uma severa deficiência e
morre. A provação pode ser um adolescente que é morto em um acidente de carro.
     A provação pode ser como a jovem com a
qual eu falei esta semana, Gladys Staines, eu falei para vocês sobre ela. Eu
liguei para ela e tive uma conversa incrível com ela. Muito difícil de
imaginar. Ela é uma missionária na Índia e no dia 24 de Janeiro, o marido dela,
Graham, e os seus dois meninos, um de 10 anos e um de 6 anos, foram para um
passeio de pai e filho em um lugar muito simples com cabanas de barro.
     Eles tinham um pequeno tipo de Jipe com
vagão aonde eles dormiam por que não havia acomodações. E então, durante o dia,
eles tinham atividades e ministérios. Uma turba de Hindus indisciplinados e
rebeldes, derramou gasolina no carro e os queimaram vivos e os incineraram.
     Eu estava falando com a Gladys sobre isto,
justamente esta semana. Eu disse o seguinte: “Qual é a sua resposta à tudo
isto?”. E ela respondeu da seguinte maneira: “Bem, eu não estou com raiva, eu
só estou triste.”
     Eu disse: “Bem, como você enxerga o futuro
agora?”. “Oh,” ela disse: “Eu nunca vou entreter o pensamento de abandonar. Eu
só tenho que pegar o trabalho do meu marido e continuar fazer este trabalho.”
     Fé inabalável. E então eu disse para ela: “Bem,
Gladys, eu posso fazer à você uma pergunta pessoal? Eu gostaria de alguns
conselhos para transmitir às pessoa jovens, o que você diria à uma pessoa jovem
que está se preparando nos dias de hoje para ir ao campo missionário?”.
     Instantaneamente ela disse: “Em primeiro lugar,
esteja muito seguro e muito certo do seu chamado… esteja muito seguro e muito
certo do seu chamado. Em segundo lugar, esteja disposto a dar a sua vida.” Ela
me disse isto poucos dias depois de sua família ser queimada viva.
     Você diria que ela passou no teste da fé?
Eu diria que ela passou no teste. Você não pode destruir a fé salvadora com as
provações. Tudo o que você pode fazer é manifestar o seu caráter.
     E aqui há um triunfo em falar com esta
mulher, no meio de tudo isto, uma atitude alegre, um entendimento mental, uma
compreensão completa da obra de Deus, uma vontade submissa, ela vai permanecer
se ela e sua filha de 13 anos de idade tiverem que dar as suas vidas.
     Um coração crente, eu estou seguro de que
ela tem estado perante o Senhor incessantemente desde então, pedindo por
sabedoria, para resolver tudo isto. E ela disse:
     “Você sabe, nós estamos administrando um
leprosário aqui tanto quanto pregando o Evangelho e trabalhando com estas
pessoas que viajam, nós somos os único missionários na área. Não há ninguém
mais para cuidar dos leprosos neste lugar. E eu não sei todas as coisas que o
meu marido fazia, então eu estou lá tentando aprender tudo e pedindo sabedoria
a Deus.”
     Acredite em mim, ela estava pedindo sem
vacilar certo? E a coisa que tanto me tocou foi a humildade dela. Ela
literalmente dobrou os seus joelhos diante dos propósitos de Deus.
     Marinheiros costumam dizer que os ventos
transversais são os mais seguros para entrar no porto. George Whitefield disse:
“Todas as provações são para dois finais, que nós estejamos mais familiarizados
com o Senhor Jesus e mais familiarizados com o nosso próprio coração.” Isto não
é bom?
     O Cardeal Richelieu morreu em 1642, ele
uma vez disse isto, e eu o cito, “Uma pessoa virtuosa e bem disposta é como o
bom metal, quanto mais é levado ao fogo, mais é refinado; quanto mais oposição
sobre, mais ele está aprovado. Os males podem tentá-lo e tocá-lo mas nunca vai
imprimir nele nenhum selo falso.”
     Ella Wheeler Wilcox escreveu de volta na
virada do século,
     Eu não vou duvidar, apesar de todos os meus navios no mar irem à deriva, casa
com mastros quebrados e velas;
 Vou acreditar que na mão que nunca falha, De parecendo mal
pratica o bem para mim;
 E apesar de eu chorar porque essas velas são agredidas,  Ainda vou
chorar, enquanto as minhas melhores esperanças caem quebradas,
 Eu confio em
Ti.
     Eu não vou duvidar, apesar de todas as minhas orações regressarem  sem resposta
do imóvel e branco terreno acima;
 
Vou acreditar que é um amor todo – sábio que se recusou
à essas coisas para as quais eu anseio;
  E embora às
vezes eu não posso me manter de luto,
 
No entanto, o puro ardor da minha crença continua
queimando.
     Eu não vou duvidar, embora tristezas caem como chuva,  E problemas
enxameiam como abelhas e cerquem de uma colméia;
  Vou acreditar
nas alturas para as quais eu me esforço
 , São e só
chegou pela angústia e pela dor;
 
E embora eu gema e trema com os meus cruzamentos,  Eu ainda verei,
através de minhas severas perdas,
 
O maior ganho.
     Eu não vou duvidar; bem ancorada na fé, 
Como algum navio firme, minha alma enfrenta cada
vendaval;
  Tão forte a sua coragem que não falhará, Para peito do
poderoso mar desconhecido da Morte.
 
Oh, eu posso chorar quando partes do corpo com o
espírito,
  Não duvido, portanto, os mundos
escutam e poderão ouvi-lo,
 
Com o meu último suspiro.”
     O Puritano Joseph Church disse uma vez: “Os
sofrimentos não são mais do que pequenas lascas da cruz.” E Deus nunca
permitirá que você seja testado acima do que você é… acima do que você é
capaz. E sempre com estes testes faz também um meio de escape. [ ver I
Coríntios 10.13 ].
     Um dos puritanos chamado Perkins expressou
uma atitude no meio das provações que é extremamente desejável para o filho de
Deus. Isto é o que ele escreveu.
     “Aqui há uma notável diferença entre o
piedoso e o ímpio. Esta diferença vem no sofrimento das provações. O réprobo, a
pessoa ímpia, quanto mais o Senhor coloca as mãos sobre ele, mais ele murmura e
se rebela contra Deus.
     Os fiéis, quando se sentem sobrecarregados
com o pecado, tumultuados com os conflitos de Satanás, quando eles sentem a ira
de Deus ofendida contra eles, eles se lançam nos braços misericordiosos de
Deus, eles agarram na mão de Deus que os esbofeteia e a beijam.”
     Thomas Watson disse, “Quaisquer que sejam
os problemas que os filhos de Deus enfrentem nesta vida, é todo o inferno que
ele vai ter.”
     Bem, resumindo tudo isto, as nossas
provações deveriam ser doces para nós por causa destas considerações. Existe um
Deus todo – poderoso, onisciente, soberano e infinitamente gracioso que sabe
tudo sobre as nossas provações.
     Deus tem me dado algumas vezes no passado
e está me dando no tempo presente insinuações do Seu amor por mim, tanto por
Sua providência quanto por Sua graça, e também através do sofrimento.
     O sofrimento é uma evidência do amor deste
Deus, um amor do qual Ele nunca se arrepende e um amor o qual Ele nunca retira,
mas um amor que O compele a nos refinar.
     O que quer que aconteça na minha vida
então, é o resultado da sua vontade. As minhas aflições são parte do Seu plano.
Todas elas são ordenadas em peso, em número e em medida.
     O meu sofrimento não é resultado do azar
ou um simples acidente, ou ainda alguma combinação fortuita das circunstâncias,
mas a realização dos propósitos soberanos de Deus destinados para responder ao
grande propósito, que é a minha maturidade espiritual e a minha semelhança com
Cristo.
     Além disto, a minha aflição não vai
continuar por um momento a mais que seja do que o momento que Deus tem
decidido. E Ele que trouxe isto até mim vai me dar o suporte até à vitória. Então,
eu vou me alegrar nas minhas tribulações.
     “Pai, nós te agradecemos por esta noite,
pela alegria de considerarmos a Sua Palavra, a Sua verdade, pela claridade com
a qual a Palavra de Deus fala de assuntos tão pertinentes que tocam toda a
nossa vida. Nos force com esta verdade para termos o que é necessário neste
texto… uma atitude alegre, um entendimento metal, uma vontade submissa, e tão
crítico e tão essencial, um coração crente e humildade. Produza isto em nós
assim como o Senhor utiliza as tribulações para nos tornar parecidos com
Cristo, no nome de Cristo. Amém.”

Nota do Tradutor.
[1] Embora do texto
mencione que Tiago é mencionado como irmão do Senhor em Lucas 13.55 – 56; na
verdade, Tiago é mencionado como irmão do Senhor em Mc 6.3.

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