AULAS GRATUITAS DE TEOLOGIA (Aprofunde o seu Conhecimento)

AULAS GRATUITAS DE TEOLOGIA (Aprofunde o seu Conhecimento)

CADASTRE O SEU MELHOR E-MAIL↓↓

As aulas serão enviadas para o seu email

Como Estudar Teologia Sozinho

Como estudar teologia sozinho? Isso é realmente possível? Muitas pessoas ainda não entenderam algo de suma importância:

estudar teologia é o meio mais eficaz para você ter um conhecimento profundo da bíblia não importa se você faz seminário ou estuda por conta própria.

A teologia nada mais é do que o conjunto de ensinos da fé cristã, transmitidos desde os profetas, os apóstolos, o pais da igreja, os reformadores, chegando a nós.

Portanto, quem estuda teologia, poupa muito tempo, evitando a demora que existe para chegarmos em conclusões fundamentais da nossa fé sozinhos, isso poderia levar uma vida inteira.

O que é Preciso para Estudar Teologia?

É normal a dúvida sobre o que é preciso para estudar teologia e a resposta que tenho para você não poderia ser melhor:

Para estudar teologia é preciso boa vontade e humildade.

Isso eu considero fundamental. E claro, ser nascido de novo, ser convertido é igualmente essencial.

Para estudar teologia não é preciso ser maior de idade, não é necessário ser pastor ou líder, nem ter uma mente mega inteligente.

Da mesma forma, é possível estudar tendo qualquer idade e qualquer nível de escolaridade.

Se quiser entender melhor o que é preciso para estudar Teologia, escrevi um artigo sobre isso [Acesse Aqui]

Há quase 15 anos estudo e ensino teologia cristã e por isso afirmo que aprender a Palavra de Deus é a vontade do Senhor para todo cristão.

Portanto saiba: se é isso mesmo o que você quer, o Espírito Santo, certamente, vai te ajudar.

7 Perigos para quem Estuda Teologia Sozinho

Antes de tudo, preciso dizer que é totalmente possível estudar teologia sozinho, a menos que você deseje uma graduação na área.

Para ter um diploma reconhecido pelo MEC, você precisa fazer mesmo vestibular e faculdade. De igual modo, se o seu propósito é fazer concurso público.

Todavia se seu desejo é obter mais conhecimento da Palavra, você não precisa fazer faculdade de teologia ou um curso pago ou ainda um seminário teológico.

Você pode estudar sozinho e obter muito conhecimento, mas como já trilhei este caminho também, eu quero te advertir sobre alguns erros que você precisa evitar a qualquer custo.

Se você preferir assistir este conteúdo em vídeo, acesse aqui

1. Consumir todo tipo de conteúdo na Internet

A internet tem muitas vantagens e ao mesmo tempo muitos perigos.

Assim sendo, existem bons mestres que expõe conteúdo bíblico e saudável, mas existem muitos falsos mestres propagando heresias.

Existem muitas seitas que pregam e ensinam de forma muito parecida com aquilo que cremos e enganam a muitos.

Mas quem é um pouco mais experiente em teologia cristã, consegue perceber essas sutis distorções da Palavra e logo rechaçá-las.

Não seja ingênuo, examine tudo o que você ouve e confira se está de acordo com a Palavra de Deus.

Portanto, certifique se o ensino é comum na história da igreja, se é tradicionalmente ensinado (At 17.11)

2. Focar no Estudo em Detrimento da Oração

Conforme um grande pregador, chamado A.W. Tozer, certa feita disse:

Eu me recordo de um homem de Deus para quem perguntaram: ‘O que é mais importante para o cristão: ler a Palavra de Deus ou orar?’.

Ele respondeu para o questionador: ‘O que é mais importante para um pássaro, a asa da direita ou asa da esquerda?’

Teologia e oração devem andar juntas, ou seja, conhecimento e fervor não se separam.

Deste modo seu aprendizado será prejudicado se você se apartar da oração.

Um outro pregador e teólogo chamado Jonathan Edwards dizia acertadamente que precisamos ter luz na mente e fogo no coração.

3. Deixar o coração ser tomado por soberba

Algumas pessoas não entendem que a teologia é serva. Deste modo, desejam estudar apenas para se sentir intelectualmente superior aos outros irmãos.

Todavia, se o que você estuda não se converte em edificação pessoal, nem em serviço à igreja, então perdeu o seu propósito.

Conhecer a Escritura deve nos levar ao serviço, seja ensino, repreensão, correção e instrução na justiça para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra (Tm 3.16-17)

4. Passar mais tempo lendo livros sobre Deus do que o Livro de Deus

Vou deixar a seguir uma lista de livros de teologia para iniciantes [acesse aqui], mas preciso falar algo muito importante sobre os livros teológicos.

Eles são cruciais para a sua compreensão da Escritura, todavia eles não são a Escritura, ou seja, a Bíblia é inspirada pelo Espírito Santo, os livros de teologia não o são.

Penso que não é boa coisa desprezá-los, haja vista que grandes mestres da igreja os escreveram baseados na Escritura, mas devemos nos lembrar que a Palavra de Deus deve ter primazia em nossas vidas.

5. Entrar em embates Teológicos sem fim

Algo como estudar a bíblia, que é a finalidade da teologia cristã, não deveria nos levar a desejar aparecer, mas ao contrário, nos conduzir à humildade.

Todavia não poucas pessoas, mal começam a ler livros de teologia e já se sentem “os donos da verdade”.

Sendo assim, entram em todo tipo de embates com a finalidade de aparecer. E, desta forma, a maioria das discussões causam mais calor do que luz.

E, então, você corre um grande risco: estudar apenas para vencer as disputas, especialmente na internet.

6. Não respeitar as perspectivas teologicamente diferentes

Você já ouviu as famosas discussões entre calvinistas e arminianos?

Pois é, quem está certo, quem está errado? Você pensa ter a resposta?

Talvez você tenha a sua perspectiva definida, mas preciso te falar algo de salutar importância:

se você é arminiano, aprenda a respeitar os cristão calvinistas (Teologia Reformada) e, de igual modo, se você é calvinista, também ame e respeite os irmãos arminianos.

Existem questões das quais não abrimos mão, ou seja, as doutrinas essenciais, como a trindade, por exemplo.

Mas existem outras tantas que não são fundamentais, por exemplo: amilenismo, pós milenismo, pré milenismo.

7. Usar o adjetivo herege indiscriminadamente

Tão logo alguém começa a estudar teologia, entende quão ofensivo é chamar o outro de herege.

Todavia, devemos tomar cuidado antes de nos referimos a alguém desta forma.

A heresia é um desvio grave das doutrinas fundamentais da fé cristã e para acusar alguém de herege, você precisa de pelo menos duas coisas:

  1. Ter certeza que esta pessoa realmente está ensinando algo que vai contra aquilo que o cristianismo ensina há 2 mil anos.
  2. Conhecer com profundidade as doutrinas essências da fé cristã para identificar e apontar precisamente o desvio.

Mas infelizmente o que mais vemos são pessoas ofendendo umas as outras com tal adjetivo de modo leviano, simplesmente porque não gosta do outro ou porque discorda em pontos não essenciais.

7 Dicas Preciosas para quem quer ser bem sucedido em seus Estudos

Bem, tendo falado anteriormente dos caminhos perigosos que você deve evitar, vou falar agora o que você vai fazer para revolucionar seu conhecimento.

Então, fique ligado em cada ponto, especialmente nos 3 últimos, onde coloquei as dicas mais importantes, inclusive uma forma de você estudar teologia grátis.

1. Compre bons livros de áreas importantes

Existem muitos livros do mercado gospel nas livrarias evangélicas, mas infelizmente os que mais vendem tem a qualidade duvidosa.

Ou seja, os livros que menos vendem são aqueles que realmente ajudariam você a estudar a bíblia de forma eficaz.

Por isso, vou citar para você o tipo de livro que você deve adquirir para ter um conhecimento mais sólido e completo em importantes áreas do saber teológico .

Antes de tudo, invista em uma boa teologia bíblica, comentários bíblicos, comentários histórico-culturais e teologias sistemáticas. [Veja algumas sugestões]

2. Ouça bons pregadores

A internet está cheia de falsos ensinos e pregações superficiais que destorcem a Escritura.

Porém, existem também pregadores extremamente comprometidos com a Palavra de Deus, do passado e do presente, brasileiros e estrangeiros.

Vou citar, então, alguns poucos nomes, apenas a nível de exemplo, mas se você quiser depois, posso ampliar esta lista depois:

Brasileiros: Heber Campos Júnior, Josemar Bessa, Hernandes Dias Lopes, etc…

Estrangeiros: John Piper e Paul Washer, por exemplo

Passado: a princípio vou citar apenas um, o príncipe dos pregadores, Charles H. Spurgeon

3. Tenha um bom plano de Estudos

Sem um plano de estudo você não sabe onde vai chegar, e então, fica sem metas e objetivos, não tendo como metrificar o seu avanço com o passar do tempo.

Além do mais, o plano de estudos servirá para você estabelecer o que, quando e como você irá estudar.

Mais abaixo vou falar para você sobre como estudar a bíblia e um material que vou disponibilizar no qual você vai apender a construir seu plano de estudos.

4. Tenha disciplina e perseverança

É muito importante você não se guiar apenas pela emoção e empolgação, pois você vai enfrentar dias nos quais não sentirá nenhuma vontade de estudar a bíblia.

Como resultado, você se pergunta: “O que fazer neste momento?”

Antes que você desista, é necessário saber de uma coisa: devemos estudar mesmo sem vontade, até que a vontade venha, esse é o segredo!

E como aprender teologia é algo prazeroso, logo você vai se sentir animado novamente, especialmente por estar aprendendo verdades preciosas sobre o nosso Deus.

#3 últimas dicas: as mais importantes

Certamente, tudo o que te disse é muito importante, mas a partir de agora vou falar para você coisas muito práticas.

Isso que vou dizer permitirá você começar hoje mesmo o seu estudo.

5. Compre uma boa teologia sistemática

Não faça pirataria, não tente baixar na internet, não é a mesma coisa:

o conteúdo é reduzido, a qualidade não é boa, você corre risco de pegar vírus e a experiência não é a mesma.

Você precisa fazer este investimento em sua vida espiritual e ministerial:

compre sua primeira teologia sistemática e a tenha consigo, você vai usá-la para sempre.

Recomendo para você aquela que foi a minha primeira teologia sistemática.

Ela tem uma linguagem simples, temas profundos, é a teologia do Wayne Grudem [acesse aqui]

6. Aulas Semanais Gratuitas

Se você não tem dinheiro para comprar a Teologia acima agora, não tem problema, este recurso que vou te falar vai te ajudar muito a aprofundar o seu conhecimento bíblico.

Vou liberar para você assistir gratuitamente 1 aula minha toda semana, combinado?

PARTICIPAR DO GRUPO DA AULAS SEMANAIS

Esta é uma forma de você estudar teologia grátis e ainda ter alguém para te instruir na sua caminhada. Esta é a minha surpresa para você que veio até aqui 😉

7. Mini Curso Gratuito: Como Estudar a Bíblia

Bem, este é mais um presente meu para você.

Eu montei um curso de 4 aulas, totalmente gratuito para você que quer apender a estudar a Palavra de Deus da forma prática e objetiva.

Dentro deste mini curso, você poderá baixar materiais teológicos completos e ter acesso a ferramentas de estudo, tais como:

  • Dicionários bíblicos,
  • Concordância bíblica,
  • Chave bíblica,
  • Guia para montar seu plano de estudos

Tudo de graça para você! Você receberá uma aula por dia no seu e-mail.

Basta se cadastrar no link abaixo e desfrutar

Mini Curso: Como Estudar a Bíblia

Por fim… um grande abraço e aguardo você nas nossas aulas!

Helbert Souza

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *