AULAS GRATUITAS DE TEOLOGIA (Aprofunde o seu Conhecimento)

AULAS GRATUITAS DE TEOLOGIA (Aprofunde o seu Conhecimento)

CADASTRE O SEU MELHOR E-MAIL↓↓

As aulas serão enviadas para o seu email

5 CONSELHOS PARA QUEM QUER ESTUDAR TEOLOGIA – por Helbert Souza

5 CONSELHOS PARA QUEM QUER ESTUDAR TEOLOGIA

Por Helbert Souza
 


1. CERTIFIQUE-SE DO SEU AMOR POR DEUS

 
teologia gratisA princípio, parece até lógico que quem deseja estudar teologia o faz porque ama a Deus e anseia conhecê-Lo mais. 

Porém, é possível sentir-se interessado em realizar um curso de teologia, motivado por muitos pensamentos errados, tais como aqueles que se relacionam ao orgulho intelectual; à mera especulação; curiosidade; profissão e, por mais estranho que pareça, diversas pessoas querem apenas um certificado, um diploma de teologia.

 
Estudar sobre Deus, Sua Triunidade, Sua pessoa, Seu ser, Sua obra, Seus atributos… estudar a Sua Palavra, Seu Filho e tudo o que envolve o sagrado, só será proveitoso se for realizado com intuito de conhecê-Lo e amá-Lo mais.
 


2. NÃO FIQUE NA TORRE DE MARFIM

 
João Calvino, um dos grandes Reformadores e Teólogos do Séc. XVI, no início de sua carreira cristã tinha o intuito de ir para o Sul da Alemanha para estudar e escrever, sem quaisquer preocupações. Mas em função da guerra, Calvino é obrigado a mudar sua rota e precisa passar uma noite em Genebra. O que o reformador não esperava é que Willian Farel – outro grande nome da Reforma – o encontraria ali e o constrangeria a ficar para lutarem juntos pela Reforma

Farel disse que Deus haveria de amaldiçoar a tranquilidade de João Calvino para estudar, se ele permanecesse isolado. 

Veja as palavra do próprio Calvino:

 

Willian Farel me deteve em Genebra (…) movido por uma terrível imprecação, a qual me fez sentir como se Deus pessoalmente, lá do céu, houvera estendido sua poderosa mão sobre mim e me aprisionado. Nisso, Farel, pôs em ação toda a sua energia a fim de deter-me. Então lançou sobre mim sua imprecação, dizendo que Deus haveria de amaldiçoar meu isolamento e a tranquilidade dos estudos, caso me esquivasse e recusasse dar minha assistência…

 
Você precisa estudar teologia para servir. Ninguém pode servir isolado, trancado em seu quarto, em uma torre de marfim, onde o que se aprende ao estudar está desvinculado das preocupações práticas da vida diária.
 
Você deve estudar teologia para influenciar sua congregação; ensinar, aconselhar e cuidar dos seus irmãos na fé; pregar com fidelidade o verdadeiro Evangelho; influenciar a nossa sociedade; fazer brilhar a sua luz diante dos homens e produzir reforma também no Séc. XXI.
 

3. LEIA A BÍBLIA DIARIAMENTE

 
Novamente, parece óbvio. Mas já que é possível alguém pensar que a teologia substitui a Bíblia, preciso dizer claramente: Ela não substitui, mas aponta para a Palavra de Deus. 
O objetivo é o estudante chegar ao ponto em que seja capaz de ler muitas passagens da Bíblia sem necessitar recorrer frequentemente aos livros e mestres que as explicam. Conseguir interpretá-la, entendê-la e aplicá-la em sua própria vida.
 A Escritura é a fonte do estudo teológico. Pois não podemos estudar Deus como se ele fosse um objeto (pois Ele de fato não é), então estudar Deus é uma atividade que se dá através daquilo que Ele diz sobre Si mesmo, por meio da Sua revelação: a Bíblia Sagrada!
 
Estudar teologia, portanto, não é uma forma de nos distanciarmos da Escritura, mas de olharmos para ela com maior amor e reverência.
 
O estudo saudável teológico levará o estudante a recorrer constantemente à Escritura. O capacitará a extrair dela pérolas preciosas que transformarão a sua vida; que sempre estiveram ali, mas não pareciam tão claras antes que ele se dedicasse tão assiduamente, reservando ao longo do seu dia um momento especial para estudar a Palavra de Deus.
 

4. MANTENHA UMA VIDA DE ORAÇÃO

 
Conhecer a Deus exige humildade.
A oração manterá o seu coração quebrantado, humilde e sujeito à vontade de Deus. 
Não é possível aprender sobre Deus com arrogância, presunção e orgulho.
Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes (Tg 4.6).
Ore e peça a Deus que ilumine o seu entendimento. Diga para Ele o quanto você se sente incapaz de aprender a Sua verdade, sem que Ele a torne clara para você.
 
Bem aventurado os pobres de espírito (Mt. 5.3), ou seja, aqueles que não se acham tão abastados de conhecimento, ao ponto de não precisar de ser enriquecidos pela preciosa verdade de Deus.
 
O estudo trará luz à sua mente, mas a oração trará fogo ao seu coração.
 

5. NÃO SEJA PREGUIÇOSO EM SEU ESTUDO

 
Provérbios 6:6 diz: “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio.”

 

A sabedoria e a ociosidade são diametralmente opostas. Trilham caminhos de sentidos opostos.
 
O estudo teológico requer tempo, disciplina, dedicação e diligência.
 
Certamente você terá muito trabalho. Sentir-se-á cansado muitas vezes. Quem sabe, em algum momento, até pensará em desistir. Mas só pode desfrutar da vitória aquele que luta até o final. Que mesmo passando por dores, cansaço e toda sorte de adversidades no caminho, não retrocede.
 
Quero falar brevemente sobre estas duas coisas pelas quais você pode esperar em sua jornada teológica:  a primeira é o trabalho árduo mas a segunda é o resultado glorioso.
 

O TRABALHO ÁRDUO

 
Você precisará se habituar a ler muito, fazer pesquisas, sínteses, responder a questionários, etc.
 
Temos um curso de teologia, aqui no M.T., onde você pode estudar online.  Você tem acesso a aulas de qualidade, de forma gratuita. Mas isso não é tudo. O nosso aluno tem o trabalho de pesquisa, leitura complementar, síntese de conteúdo, questionários e aplicação do aprendizado.
 
Pesquisa:  você precisa procurar saber sobre os assuntos estudados, se envolver com eles. Fazer indagações a si mesmo sobre o que é, qual a sua importância; deve se envolver com cada tema, de cada matéria. É a investigação do assunto.

 

Leitura: ninguém pode se tornar um bom estudante, um bom teólogo, se não for, primeiro, um bom leitor. Deus deu mestres à igreja para aprendermos com eles e, felizmente, eles escreveram. Indicamos para você excelentes autores cristãos, aos quais você poderá ter acesso por meio de Livros, Artigos, Ebooks
 


Livros:
Temos várias listas de livros que sugerimos aos nossos alunos, algumas já tem até o link de sites onde você pode comprar com desconto ou da própria editora:

Lista 1 |Lista 2

 


Artigos:  

Aqui, no site Matérias de Teologia, já temos disponíveis até o momento mais de 1050 artigos teológicos, para você consultar e se enriquecer com parte da produção literária dos maiores teólogos do mundo.

 

Ebooks:
Como o curso de teologia do M.T. é gratuito, ele se mantém por meio de doações. Preparamos um material incrível para agradecer nossos contribuintes:


Ebooks em PDF com puro conteúdo teológico para motivar, complementar, organizar e reforçar o seu estudo. Você poderá abri-los em seu Tablet, Smartphone, Computador ou imprimi-los.

São conteúdos que reúnem a visão de alguns do teólogos mais importantes de todos os tempos.

O RESULTADO GLORIOSO

Após onze anos estudando e ensinando teologia, uma das coisas que mais me alegram é acompanhar a maravilhosa mudança e evolução que ocorre na vida de todos que estudam a Bíblia de forma séria e reverente.

Já vi pessoas agressivas, se tornarem passivas; pessoas fracas, se tornarem fortes; filhos rebeldes se tornarem bons filhos; pessoas superficiais, tornarem-se relevantes; servos imaturos que, após se dedicar ao estudo teológico, se mostraram algumas das pessoas mais maduras que já conheci; já observei jovens inconstantes virarem homens Deus e meninas fúteis, transformarem-se mulheres piedosas.

Por mais excelente e dedicado filho de Deus que você possa ser, você se tornará incomparavelmente melhor, após debruçar-se sobre a Escritura, para estudá-la cuidadosa, disciplinada e sistematicamente.

Nada trará tanto crescimento, de graça e conhecimento para você.

Você crescerá na graça porque passará mais tempo meditando sobre a pessoa de Deus. Será mais íntimo de sua Palavra. Irá amá-la e valorizá-la mais.

Você experimentará um crescimento exponencial no conhecimento, pois a teologia é considerada a mãe das ciências. Ciência é uma palavra latina, seu significado é “conhecimento”, ou seja, é buscar verdades objetivas para alimentar a inteligência, e pela verdade distinguir o certo e o errado. Sendo Deus a Verdade primeira, tirando ele dos estudos, tudo desmorona.

Na segunda carta de Pedro, Capítulo 3, verso 18, o apóstolo diz:

“Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém.”

O resultado só é glorioso porque, no seu crescimento, será Cristo que receberá a glória, tanto agora, como no dia da eternidade.

Se você quer se aprofundar no conhecimento da Palavra de Deus, clique aqui

Matérias de Teologia: Pois amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu entendimento!

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    • Que bom saber disto! Esperamos que o site Matérias de Teologia e Curso Gratuito de Teologia que disponibilizamos aqui continue edificando você, pois a glória de Deus e a edificação do corpo de Cristo é o nosso propósito.