Quem foi Malaquias na Bíblia?
Se você se pergunta quem foi o profeta Malaquias na bíblia, em poucas palavras podemos dizer que Malaquias é considerado o último dos profetas do Antigo Testamento.
Malaquias foi um profeta de Deus que viveu no século V a.C na Judéia, durante o período em que o povo de Israel estava sob o governo persa.
Ele é um dos profetas menores, pois seu livro é composto por apenas quatro capítulos sendo, portanto, um dos menores livros da Bíblia.
✅ O que significa o nome Malaquias, na bíblia?
O nome Malaquias significa o “mensageiro de Deus” ou o “mensageiro do Senhor”.
Ele é identificado como um profeta em Malaquias 1:1.
Não se sabe muito sobre a história de Malaquias, mas acredita-se que ele tenha vivido e profetizado durante o reinado do rei Joás, em Judá.
✅ Por que Malaquias profetizou?
O povo de Judá tinha voltado da Babilônia e estava reconstruindo o templo em Jerusalém, Malaquias profetizou contra a falta de compromisso e descaso deles para com as coisas de Deus e sua hipocrisia.
Isso porque, o povo ofendia a Deus e ainda perguntava em que estavam sendo faltosos, o profeta os acusa de trair a Deus.
✅ Malaquias, na bíblia, traz uma mensagem de REPREENSÃO
Malaquias foi o profeta que Deus usou para repreender o povo de Judá, pois estava se afastando da vontade de Deus, se envolvendo em práticas idólatras e desrespeitando as leis que Deus estabeleceu parao culto.
O profeta Malaquias na bíblia também se concentra nas questões de justiça social e é conhecido por suas críticas às práticas de divórcio e de casamento com mulheres estrangeiras.
✅ Malaquias, na bíblia, traz uma mensagem de CONSOLO
Não apenas repreensão, mas o profeta Malaquias na bíblia também trouxe uma mensagem de esperança e consolo, anunciando a vinda de um “mensageiro” que prepararia o caminho para o Messias.
Este “mensageiro” é entendido como sendo João Batista, que preparou o caminho para a vinda de Jesus Cristo.
✅ Por que é importante você estudar o livro de Malaquias?
O livro de Malaquias fornece uma fonte rica de ensinamentos espirituais e é valioso para aqueles que buscam aplicar a vontade de Deus em suas vidas hoje.
Ele nos desafia a seguir a Palavra de Deus, a sermos justos e honestos, e tratar uns aos outros com bondade e compaixão.
Malaquias também é importante para os cristãos porque ele anuncia a vinda de Jesus Cristo como o Messias prometido.
Sendo assim, Malaquias nos lembra de que Deus cumpre as suas promessas e que um dia Jesus voltará como o rei justo e vitorioso.
Passo a passo para montar um Esboço de Pregação em Malaquias 4 Acesse Aqui
→ Qual o versículo-chave do livro de Malaquias?
Um dos versículos-chave do livro de Malaquias é o último versículo do livro, Malaquias 4:6, mas veja também o versículo 5, para entender melhor.
5.Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível Dia do Senhor; 6.Ele converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos a seus pais, para que eu não venha e fira a terra com maldição. (ARA)
Este versículo oferece uma mensagem de esperança e consolo para o povo de Judá, que estava passando por dificuldades e se afastando da lei de Deus.
Ele promete que Deus restaurará a justiça e que aqueles que forem salvos alcançarão essa justiça.
Ele também aponta para a vinda do Messias prometido, que traria a restauração completa da justiça e a salvação para o povo de Deus.
→ Qual o tema central do livro de Malaquias?
O tema central do livro de Malaquias parece ter a ver com a aliança que Deus tinha o seu povo, mas tanto o povo, como os sacerdotes estavam profanando essa aliança (Ml 2.10).
O propósito do livro de Malaquias aponta para a denúncia do desvio de Judá; sua prática de idolatria e descaso com as leis cerimoniais. Também aponta a importância de serem justos e honestos e de tratar uns aos outros com bondade e compaixão.
Ele condena as práticas desonrosas, como o divórcio e o casamento com mulheres estrangeiras, e chama o povo a seguir os valores morais e éticos prescritos pela lei de Deus.
→ Explicação sobre os dízimos em Malaquias
Um versículo muito conhecido, principalmente no meio evangélico contemporâneo, é Malaquias 3:8
Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas (ARA)
Vamos à explicação sobre dízimos e ofertas que aparece aqui e, também, em Malaquias 3:10.
Temos neste versículo uma acusação de Deus ao povo de Israel, dizendo que o povo o rouba.
→ O que significa a expressão “Roubará o homem a Deus”?
A expressão “roubará o homem a Deus?” é uma pergunta retórica, significando que é impossível para um homem roubar a Deus, pois Ele é onipotente e tudo lhe pertence.
No entanto, o povo de Israel estava desobedecendo a lei de Deus ao não dar dízimos e ofertas, o que Deus considerou uma forma de roubo.
→ Como devemos ver os dízimos e ofertas hoje?
É importante notar que o tema de Malaquias 3 não é sobre dízimos e ofertas financeiras em si, mas sobre a obediência e fidelidade a Deus.
De certa forma, a desobediência a qualquer mandamento de Deus é considerada roubo, pois estamos negando a Ele o que é devido a Ele.
Então, não devemos ver o dízimo como uma obrigação legalista. Ninguém é salvo por dizimar, mas pela graça de Deus.
→ Ainda devemos dizimar hoje?
Existem posições diferentes sobre esta questão que se tornou tão polêmica, mas uma coisa é certa:
A bíblia nos ensina a contribuir financeiramente em nossas igrejas e devemos fazer isso por vários motivos:
- A igreja e os missionários necessitam de recursos para permanecerem com seus trabalhos
- Existem necessitados na igreja e é pecado não socorrê-los, tendo condições de fazê-lo.
- Aprendemos a ser altruístas (o oposto de egoístas), desapegando-nos do dinheiro.
- Prestamos culto a Deus com nossas finanças
Portanto, a contribuições financeiras que fazemos em nossa igreja, devem ser vistas como culto a Deus, pois honramos a Ele com tudo que temos, inclusive com nossos recursos financeiros.
✅ CONCLUSÃO
Ao nos perguntarmos quem foi Malaquias na bíblia, veremos um profeta temente a Deus e corajoso, que apesar de ter escrito poucas palavras em comparação com os profetas maiores, nos deixou grandes lições:
- Sempre examine seu coração, se você não está se desviando da vontade de Deus
- Busque sempre ser fiel a Deus em tudo, sem dar o pior do que você tem para Deus
- Se preocupe em prestar um culto a Deus, conforme Ele mesmo estabeleceu
- Seja consolado e encorajado pela esperança que há na vinda de Jesus
Confira também os estudos mais acessados em Filipenses:
- Filipenses 3:13 e 14 – O que significa “meu alvo é Cristo” [Acesse Aqui]
- Filipenses 4:6 – Não andeis ansiosos [Acesse Aqui]
0 Comentários