A IMAGEM DE DEUS – Helbert Souza
A IMAGEM DE DEUS
Façamos o homem à nossa imagem
Alguns leitores do site e alunos do nosso curso gratuito de teologia online tem feito perguntas sobre este tema. Em função disto, resolvi escrever este pequeno artigo que certamente não tem por intenção esgotar o assunto, mas que visa responder as principais questões levantadas por nossos leitores e trazer uma visão resumida sobre antropologia bíblica, a partir do texto abaixo.
Observemos o texto de Gênesis
1:26-27
1:26-27
26.E
disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e
domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e
sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
27.E
criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os
criou.
criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os
criou.
ACRF
bibliaonline.com.br
“E
disse Deus”
disse Deus”
Temos aqui a expressão da resolução de Deus. Não é algo que ele decidiu naquela hora. Ele já determinou todas as coisas, desde a eternidade. Porém, este é o momento em que Ele cumpre o seu propósito. A criação não é produto do acaso, não é um acontecimento fortuito. Não surge através de forças cegas. Existe um Deus pessoal, que decide fazer tudo conforme a Sua própria vontade. Se não houvesse um criador, então a existência humana não faria sentido. Somente quando nos vemos como parte do plano de Deus, entendemos o propósito de nossa existência.
É
importante observarmos ainda que o texto refere-se a uma fala do próprio Deus. É Ele
quem diz.
importante observarmos ainda que o texto refere-se a uma fala do próprio Deus. É Ele
quem diz.
A Bíblia não é um livro de palavras humanas, tampouco um livro que contém a Palavra
Deus.
Deus.
A
Escritura é a própria Palavra de Deus!
Escritura é a própria Palavra de Deus!
Alguns
procuram frases legais na bíblia, ou até autoajuda e não a ajuda do alto;
outros buscam alguma frase de Deus, isolada de seu contexto, para fazerem
daquilo uma espécie de amuleto espiritual.
procuram frases legais na bíblia, ou até autoajuda e não a ajuda do alto;
outros buscam alguma frase de Deus, isolada de seu contexto, para fazerem
daquilo uma espécie de amuleto espiritual.
Lembremo-nos ,
porém, que ler a Palavra não é como fazer uma consulta ao horóscopo, onde indivíduos buscam previsões de seu
futuro imediato. Ela fala do plano redentor de Deus. Visa acima de tudo
glorificá-Lo, um Deus único, porém trino. E isto não é contraditório, pois
cremos em um só Deus, porém, que subsiste em três pessoas, o que para alguns
estudiosos parece estar claro na seguinte frase:
porém, que ler a Palavra não é como fazer uma consulta ao horóscopo, onde indivíduos buscam previsões de seu
futuro imediato. Ela fala do plano redentor de Deus. Visa acima de tudo
glorificá-Lo, um Deus único, porém trino. E isto não é contraditório, pois
cremos em um só Deus, porém, que subsiste em três pessoas, o que para alguns
estudiosos parece estar claro na seguinte frase:
“Façamos
o homem”
o homem”
Há teólogos que afirmam que o
verbo no plural sugere uma conversa da trindade. Outros dirão que
é apenas um plural magestático, o pronome nós, chamado nestes casos de “o nós da realeza”.
verbo no plural sugere uma conversa da trindade. Outros dirão que
é apenas um plural magestático, o pronome nós, chamado nestes casos de “o nós da realeza”.
Todavia, independente
de uma ou outra posição, o contexto geral das Escrituras deixa muito clara a
existência de um Deus triúno. Bem como a expressão de Sua imagem no homem.
de uma ou outra posição, o contexto geral das Escrituras deixa muito clara a
existência de um Deus triúno. Bem como a expressão de Sua imagem no homem.
“…
à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine …“
à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine …“
Já vi
cristãos que pensam no homem como uma das imagens de Deus, pois os animais, as
plantas,etc também seriam. Este pensamento, todavia, remete à heresia chamada panteísmo.
A Bíblia diz que o homem é a imagem e semelhança de Deus; não as árvores, aves, répteis, estrelas, mares, etc. Embora toda a criação glorifique a Deus, o ser humano foi criado
para ter domínio sobre a natureza, para geri-la. É um ser inteligente e pessoal. Os animais, por exemplo, não tem consciência do que são ou do propósito de sua existência. O cão não sabe que possui uma natureza canina. Mas o homem sabe o que é. Ele é o ser que reflete aquilo que o próprio Deus é.
cristãos que pensam no homem como uma das imagens de Deus, pois os animais, as
plantas,etc também seriam. Este pensamento, todavia, remete à heresia chamada panteísmo.
A Bíblia diz que o homem é a imagem e semelhança de Deus; não as árvores, aves, répteis, estrelas, mares, etc. Embora toda a criação glorifique a Deus, o ser humano foi criado
para ter domínio sobre a natureza, para geri-la. É um ser inteligente e pessoal. Os animais, por exemplo, não tem consciência do que são ou do propósito de sua existência. O cão não sabe que possui uma natureza canina. Mas o homem sabe o que é. Ele é o ser que reflete aquilo que o próprio Deus é.
Certos teólogos afirmam diferença entre as palavras “imagem” e
“semelhança”, porém estes termos podem ser entendidos como sinônimos.
“semelhança”, porém estes termos podem ser entendidos como sinônimos.
“E
criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os
criou“
criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os
criou“
No
versículo 27, nota-se que “homem” tem um sentido genérico – homem
e mulher. Primeiro diz que Deus criou o homem e depois diz:
“homem e mulher os criou”. Então a humanidade se expressa através do homem e da mulher. Tudo o que a Bíblia ensina em
termos antropológicos, obviamente não se restringe ao gênero
masculino. Embora deva-se reconhecer que Deus confere papéis distintos a cada
um, que Ele primeiro fez o homem e depois a mulher. E que esta deveria ser
submissa ao homem. Em que sentido? Submissão deve ser entendido como cooperar com a missão. Eva seria a ajudadora de Adão na missão que Deus o deu.
versículo 27, nota-se que “homem” tem um sentido genérico – homem
e mulher. Primeiro diz que Deus criou o homem e depois diz:
“homem e mulher os criou”. Então a humanidade se expressa através do homem e da mulher. Tudo o que a Bíblia ensina em
termos antropológicos, obviamente não se restringe ao gênero
masculino. Embora deva-se reconhecer que Deus confere papéis distintos a cada
um, que Ele primeiro fez o homem e depois a mulher. E que esta deveria ser
submissa ao homem. Em que sentido? Submissão deve ser entendido como cooperar com a missão. Eva seria a ajudadora de Adão na missão que Deus o deu.
O QUE
SIGNIFICA SER IMAGEM (SEMELHANÇA) DE DEUS?
SIGNIFICA SER IMAGEM (SEMELHANÇA) DE DEUS?
A imagem
ou semelhança de Deus no homem foi desfigurada por meio da queda, porém não
perdida. Mesmo o homem ímpio espelha (embora não perfeitamente) a Deus.
ou semelhança de Deus no homem foi desfigurada por meio da queda, porém não
perdida. Mesmo o homem ímpio espelha (embora não perfeitamente) a Deus.
Deus é um
ser pessoal, consciente de Si mesmo, Ele não é uma força cega,
incontrolável.
ser pessoal, consciente de Si mesmo, Ele não é uma força cega,
incontrolável.
Apesar de
sua transcendência ou seja, Ele está acima e separado de tudo e de todos – Deus
também é imanente, Ele desce para relacionar-se conosco.
sua transcendência ou seja, Ele está acima e separado de tudo e de todos – Deus
também é imanente, Ele desce para relacionar-se conosco.
Dentre outros atributos divinos que foram comunicados ao ser humano, está a capacidade de
se relacionar conscientemente com outros indivíduos. E neste sentido é que
vemos também a doutrina da trindade espelhada no homem. Ele foi criado
para se relacionar. E se relaciona com Deus, consigo mesmo e com os outros.
se relacionar conscientemente com outros indivíduos. E neste sentido é que
vemos também a doutrina da trindade espelhada no homem. Ele foi criado
para se relacionar. E se relaciona com Deus, consigo mesmo e com os outros.
Certo
pregador famoso da atualidade tem ensinado uma visão alheia às Escrituras e
seus seguidores a repetem, dando a entender que Deus precisava desesperadamente da
criação, pois se sentia só. Dizem que Ele criou os anjos, mas não se satisfez
com estes. A rebelião de Lúcifer teria sido fatal. Então é neste momento que teria descido dos céus na asas de um querubim. Quando chega a Terra, olha
para as águas, vê os peixes que criara, mas não consegue se satisfazer também.
Olhando para o seu próprio reflexo nas águas, diz: “Eureca! Já sei,
criarei o homem à minha imagem”.
pregador famoso da atualidade tem ensinado uma visão alheia às Escrituras e
seus seguidores a repetem, dando a entender que Deus precisava desesperadamente da
criação, pois se sentia só. Dizem que Ele criou os anjos, mas não se satisfez
com estes. A rebelião de Lúcifer teria sido fatal. Então é neste momento que teria descido dos céus na asas de um querubim. Quando chega a Terra, olha
para as águas, vê os peixes que criara, mas não consegue se satisfazer também.
Olhando para o seu próprio reflexo nas águas, diz: “Eureca! Já sei,
criarei o homem à minha imagem”.
Esta
visão é espúria por vários motivos. Consideremos um: Deus jamais se sentiu solitário ou dependente de criar algo
para se satisfazer. As pessoas da trindade sempre se relacionaram entre si, com
amor eterno e autossatisfação. O Pai ama o Filho e o Espírito; O Filho ama o
Pai e o Espírito; O Espírito ama o Pai e o Filho.
visão é espúria por vários motivos. Consideremos um: Deus jamais se sentiu solitário ou dependente de criar algo
para se satisfazer. As pessoas da trindade sempre se relacionaram entre si, com
amor eterno e autossatisfação. O Pai ama o Filho e o Espírito; O Filho ama o
Pai e o Espírito; O Espírito ama o Pai e o Filho.
Tudo o
que Deus criou foi para a Sua glória. O homem não é diferente, O glorifica e
reflete a Sua imagem através da sua capacidade de relacionar-se.
Sua relação mais essencial, sem dúvida, é com Deus. Dela decorre todas as demais.
O homem que trata a si mesmo ou ao seu próximo de forma indevida, tem na verdade problemas com Deus. Com relação a si, são dois erros que ele comete: superestimar-se ou subestimar-se. Todavia, se em nós é recuperada a imagem divina, ganhamos equilíbrio.
Por isto,
o próprio Deus estabelece o padrão correto de relacionamento para o homem, ele
deve:
que Deus criou foi para a Sua glória. O homem não é diferente, O glorifica e
reflete a Sua imagem através da sua capacidade de relacionar-se.
Sua relação mais essencial, sem dúvida, é com Deus. Dela decorre todas as demais.
O homem que trata a si mesmo ou ao seu próximo de forma indevida, tem na verdade problemas com Deus. Com relação a si, são dois erros que ele comete: superestimar-se ou subestimar-se. Todavia, se em nós é recuperada a imagem divina, ganhamos equilíbrio.
Por isto,
o próprio Deus estabelece o padrão correto de relacionamento para o homem, ele
deve:
1. Amar a
Deus de todo o coração, alma, entendimento e força;
Deus de todo o coração, alma, entendimento e força;
2. Amar o
próximo como a si mesmo
próximo como a si mesmo
Conforme Jesus
resumiu os mandamentos, segundo os textos bíblicos de Mateus 22.37-39 e
Marcos 12.30-31.
resumiu os mandamentos, segundo os textos bíblicos de Mateus 22.37-39 e
Marcos 12.30-31.
Para estudar mais sobre
antropologia bíblica, sugerimos os seguinte textos:
antropologia bíblica, sugerimos os seguinte textos:
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